Avaliação dos efeitos do programa de literacia familiar "Jogos Interativos de Leitura"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Graciete Marisa Martins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/67805
Resumo: Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
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spelling Avaliação dos efeitos do programa de literacia familiar "Jogos Interativos de Leitura"Evaluation of the effects of the family literacy program “Interactive Reading Games”Educação pré-escolarLiteracia emergenteProgramas de literacia familiarPre-school educationEmergent literacyFamily literacy programsCiências Sociais::PsicologiaProjeto de mestrado em Temas de Psicologia da EducaçãoA implementação de programas de literacia familiar em idade pré-escolar surge do reconhecimento que a família pode ter no desenvolvimento literácito dos filhos. O seu propósito é o de capacitar os pais de modo a que os mesmos sejam capazes de promover o desenvolvimento de competências de literacia emergente. Este projeto tem como objetivo avaliar a eficácia de um programa de literacia familiar, especificamente os Jogos Interativos de Leitura (JIL). De forma específica pretende-se analisar o impacto do JIL ao nível das práticas de literacia familiar, da linguagem oral e da escrita. A amostra será constituída por 60 crianças do último ano da educação pré-escolar inscritas em jardins de infância tutelados pelo Ministério da Educação e pelos seus pais. O programa será aplicado ao longo de 10 sessões em formato de live streaming, com a duração de 60 minutos, com frequência quinzenal ao longo de 6 meses. Para a avaliação dos efeitos do programa recorrer-se-á a um design experimental. Os pais serão distribuídos de forma aleatória por dois grupos: grupo experimental (GE) e de controlo (GC), com duas medidas no tempo (pré e pós teste). O foco na implementação de programas de literacia familiar deve-se ao aumento da probabilidade de as crianças virem a ter sucesso na aprendizagem formal da leitura e escrita.The implementation of family literacy programs at preschool age arises from the recognition that the family can have in the children's literacy development. Its purpose is to empower parents so that they are able to promote the development of emerging literacy skills. This project aims to evaluate the effectiveness of a family literacy program, specifically the Interactive Reading Games (JIL). The intention is to analyze the impact of JIL in terms of family literacy practices, oral language and writing. The sample consists of 60 children from the last year of pre-school education enrolled in kindergartens tutored by the Ministry of Education and their parents. The program will be applied over 10 sessions in live streaming format, with a duration of 60 minutes, with a fortnightly frequency over 6 months. To evaluate the effects of the program, an experimental design will be used. Parents will be randomly assigned into two groups: experimental (EG) and control (CG) groups, with two measurements over time (pre and post test). The focus on implementing family literacy programs is due to the increased likelihood that children will succeed in formal learning of reading and writing.Ribeiro, IolandaUniversidade do MinhoHenriques, Graciete Marisa Martins20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/67805por202529347info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:54.584199Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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