Ferramentas e controlo de gestão: um factor de competitividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Nuno Miguel Louro Rodrigues Martins dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/3060
Resumo: Num contexto de globalização e acelerado desenvolvimento tecnológico, a única certeza das organizações é a incerteza do meio envolvente onde estão inseridas. A sua necessidade de reconhecer, identificar e rapidamente tomar decisões sobre factores de interesse estratégico, são condições primordiais para sustentarem o seu desenvolvimento e a sua continuidade. A definição da estratégia, consubstanciada na visão, na missão e nos objectivos estratégicos, não é por si só um sinónimo de sucesso. É necessário que toda a estrutura operacionalize e execute a estratégia, através de um processo de controlo de gestão adequado à realidade de cada organização (dimensão, negócio, estilo de gestão, cultura organizacional). Para o efeito, o controlo de gestão dispõe de um conjunto de actividades e de instrumentos, designado por sistema de controlo de gestão, através do qual os gestores influenciam os outros membros da organização a aceitarem objectivos e a desenvolverem acções na prossecução dos objectivos estratégicos da organização. Este projecto aborda o sistema de controlo de gestão em contexto real de uma unidade de negócio, constituída por duas pequenas médias empresas, pertencentes a um dos maiores grupos económicos portugueses do sector de transporte rodoviário de mercadorias e logística. O diagnóstico efectuado conclui que a empresa dispõe de um sistema de controlo de gestão maturo, baseado nos seus oito princípios e na utilização dos três instrumentos de gestão para gerir a performance (instrumentos de comportamento, de pilotagem e de comunicação). Ainda assim, existe a necessidade de conceber um painel estruturado de indicadores financeiros e não-financeiros, alinhados com a estratégia, que sejam úteis aos gestores de topo e operacionais. Por outro lado, o desenvolvimento e crescimento sustentado do negócio desta unidade exigem uma evolução e uma nova dinâmica do funcionamento do sistema de controlo de gestão, como um factor diferenciador e agregador de valor.
id RCAP_01e38c30b1d05bc6c019054067f13581
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3060
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ferramentas e controlo de gestão: um factor de competitividadeControlo de gestãoTableau de bordBalanced ScorecardCompetitividadeManagement controlCompetitivenessNum contexto de globalização e acelerado desenvolvimento tecnológico, a única certeza das organizações é a incerteza do meio envolvente onde estão inseridas. A sua necessidade de reconhecer, identificar e rapidamente tomar decisões sobre factores de interesse estratégico, são condições primordiais para sustentarem o seu desenvolvimento e a sua continuidade. A definição da estratégia, consubstanciada na visão, na missão e nos objectivos estratégicos, não é por si só um sinónimo de sucesso. É necessário que toda a estrutura operacionalize e execute a estratégia, através de um processo de controlo de gestão adequado à realidade de cada organização (dimensão, negócio, estilo de gestão, cultura organizacional). Para o efeito, o controlo de gestão dispõe de um conjunto de actividades e de instrumentos, designado por sistema de controlo de gestão, através do qual os gestores influenciam os outros membros da organização a aceitarem objectivos e a desenvolverem acções na prossecução dos objectivos estratégicos da organização. Este projecto aborda o sistema de controlo de gestão em contexto real de uma unidade de negócio, constituída por duas pequenas médias empresas, pertencentes a um dos maiores grupos económicos portugueses do sector de transporte rodoviário de mercadorias e logística. O diagnóstico efectuado conclui que a empresa dispõe de um sistema de controlo de gestão maturo, baseado nos seus oito princípios e na utilização dos três instrumentos de gestão para gerir a performance (instrumentos de comportamento, de pilotagem e de comunicação). Ainda assim, existe a necessidade de conceber um painel estruturado de indicadores financeiros e não-financeiros, alinhados com a estratégia, que sejam úteis aos gestores de topo e operacionais. Por outro lado, o desenvolvimento e crescimento sustentado do negócio desta unidade exigem uma evolução e uma nova dinâmica do funcionamento do sistema de controlo de gestão, como um factor diferenciador e agregador de valor.In a globalization context and rapid technological development, the only certainty organizations have is the uncertainty of their environment, their need to acknowledge, identify and take quick decisions on factor of strategic interests are considered fundamental conditions to supporting development and continuity. The definition of strategy enacting the vision, mission and strategic objectives, is not by itself a synonym of success. It is necessary for the entire structure to operationalize and implement the strategy, through a management control system adjusted to the reality of each organization (dimension, business, management style, corporate culture). For this purpose, management control provides a set of activities and instruments designated as management control system, by which managers influence other members within the organization to accept objectives and develop actions in pursuing its strategic objectives This project covers the management control system in a real-life context of the business unit, composed by two small medium enterprises, belonging to one of the largest Portuguese economic groups from the road transportation of goods and logistics sector. The diagnosis carried out concludes that the company possesses a mature management control system, based on eight principles and uses three management instruments to manage performance ( behavior, steering and communication instruments). However, there is still the need to design a structured scoreboard of financial and non-financial measures, aligned with the strategy, useful to senior managers and operating managers. On the other hand, the development and sustained growth of this business unit require an evolution and a new dynamic functionality of the management control system, as a differentiating factor and added value.2011-11-11T12:34:02Z2010-01-01T00:00:00Z20102010-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/3060porSantos, Nuno Miguel Louro Rodrigues Martins dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:26:02Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3060Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:11:38.185892Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ferramentas e controlo de gestão: um factor de competitividade
title Ferramentas e controlo de gestão: um factor de competitividade
spellingShingle Ferramentas e controlo de gestão: um factor de competitividade
Santos, Nuno Miguel Louro Rodrigues Martins dos
Controlo de gestão
Tableau de bord
Balanced Scorecard
Competitividade
Management control
Competitiveness
title_short Ferramentas e controlo de gestão: um factor de competitividade
title_full Ferramentas e controlo de gestão: um factor de competitividade
title_fullStr Ferramentas e controlo de gestão: um factor de competitividade
title_full_unstemmed Ferramentas e controlo de gestão: um factor de competitividade
title_sort Ferramentas e controlo de gestão: um factor de competitividade
author Santos, Nuno Miguel Louro Rodrigues Martins dos
author_facet Santos, Nuno Miguel Louro Rodrigues Martins dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Nuno Miguel Louro Rodrigues Martins dos
dc.subject.por.fl_str_mv Controlo de gestão
Tableau de bord
Balanced Scorecard
Competitividade
Management control
Competitiveness
topic Controlo de gestão
Tableau de bord
Balanced Scorecard
Competitividade
Management control
Competitiveness
description Num contexto de globalização e acelerado desenvolvimento tecnológico, a única certeza das organizações é a incerteza do meio envolvente onde estão inseridas. A sua necessidade de reconhecer, identificar e rapidamente tomar decisões sobre factores de interesse estratégico, são condições primordiais para sustentarem o seu desenvolvimento e a sua continuidade. A definição da estratégia, consubstanciada na visão, na missão e nos objectivos estratégicos, não é por si só um sinónimo de sucesso. É necessário que toda a estrutura operacionalize e execute a estratégia, através de um processo de controlo de gestão adequado à realidade de cada organização (dimensão, negócio, estilo de gestão, cultura organizacional). Para o efeito, o controlo de gestão dispõe de um conjunto de actividades e de instrumentos, designado por sistema de controlo de gestão, através do qual os gestores influenciam os outros membros da organização a aceitarem objectivos e a desenvolverem acções na prossecução dos objectivos estratégicos da organização. Este projecto aborda o sistema de controlo de gestão em contexto real de uma unidade de negócio, constituída por duas pequenas médias empresas, pertencentes a um dos maiores grupos económicos portugueses do sector de transporte rodoviário de mercadorias e logística. O diagnóstico efectuado conclui que a empresa dispõe de um sistema de controlo de gestão maturo, baseado nos seus oito princípios e na utilização dos três instrumentos de gestão para gerir a performance (instrumentos de comportamento, de pilotagem e de comunicação). Ainda assim, existe a necessidade de conceber um painel estruturado de indicadores financeiros e não-financeiros, alinhados com a estratégia, que sejam úteis aos gestores de topo e operacionais. Por outro lado, o desenvolvimento e crescimento sustentado do negócio desta unidade exigem uma evolução e uma nova dinâmica do funcionamento do sistema de controlo de gestão, como um factor diferenciador e agregador de valor.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2010-05
2011-11-11T12:34:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/3060
url http://hdl.handle.net/10071/3060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134670877622272