Comunicação imersiva : o caso do Quake – Centro do Terramoto de Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/62656 |
Resumo: | A comunicação é a base de tudo. A capacidade de comunicar é um dos nossos alicerces, seja através de sons, gestos ou palavras. Desta maneira, somos entendidos e entendemos os outros, proporcionando, por consequência, uma sociedade cooperante. O mesmo se passa com os espaços que têm como propósito primordial a comunicação, como os museus. É através desta ideia e deste espaço que a presente Dissertação de Mestrado se irá debruçar. A partir da noção de comunicação como algo transversal, compreender-se-á como esta conceção se associa a outos meios, nomeadamente à tecnologia. Este conceito que está em constante evolução e com um grande espectro de adaptação tornou-se numa valiosa forma de comunicação, particularmente potencializada através das Tecnologias da Comunicação e da Informação que, por sua vez, se traduziu em vários exemplos como as experiências imersivas. Uma construção feita com a ajuda da tecnologia, que permite aos indivíduos serem “transportados” para outra dimensão. Com base neste conjunto de ideias, pretende-se compreender como a tecnologia comunica o conhecimento histórico através de uma experiência imersiva, num contexto museológico. Deste modo, a investigação auxilia-se de bibliografia primária e secundária e fundamenta-se com o estudo de caso, o Quake – Centro do Terramoto de Lisboa, analisado através de duas técnicas de recolha de dados, a entrevista semiestruturada, aos sócios-fundadores, Maria Marques e Ricardo Clemente, e ao historiador que participou no projeto, André Canhoto Costa. E através, também, do recurso à etnografia numa ótica de observação não-participante. Estas escolhas preocuparam-se com a compreensão e a interpretação da conceção deste projeto, no sentido ideológico e observacional do efeito que a experiência provoca nos seus visitantes. O resultado é uma proposta de entendimento do processo de comunicação da história mediante uma experiência imersiva, auxiliada pela tecnologia. |
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