Coordenação pedagógica : reflexões de uma viagem pelo lugar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Nuno Alves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/11898
Resumo: O presente trabalho constitui uma reflexão sobre o modo como se pode responder, num contexto marcado pela globalização, às exigências que a sociedade, as famílias e os alunos colocam à escola para responder às demandas por uma educação de qualidade. O cenário de mudança que se vive induz na escola processos de melhoria que centraremos nos processos de construção e afirmação de uma nova profissionalidade que se afirma pela sua capacidade de gerar um novo conhecimento de natureza prático e que o torna praxiológico pela implicação de propósitos de natureza filosófica, política e ética nas suas opções. Não considerando que a mudança se concretiza apenas pela alteração de atitude dos docentes para uma atitude colaborativa, promoveremos uma reflexão que dê coerência às mudanças na práxis docentes com as transformações que promovam uma crescente autonomia da escola pela emergência de um centro de regulação sociocomunitário.
id RCAP_01ffa87bfb31d8a3db49280af122f21c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/11898
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Coordenação pedagógica : reflexões de uma viagem pelo lugarProfissionalidadeRegulaçãoRegulação sociocomunitáriaRegulação reflexaGlobalizaçãoModernidadeAxiologiaProfessionalismRegulationSociocommunitarian regulationReflexive regulationGlobalizationModernityAxiologyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente trabalho constitui uma reflexão sobre o modo como se pode responder, num contexto marcado pela globalização, às exigências que a sociedade, as famílias e os alunos colocam à escola para responder às demandas por uma educação de qualidade. O cenário de mudança que se vive induz na escola processos de melhoria que centraremos nos processos de construção e afirmação de uma nova profissionalidade que se afirma pela sua capacidade de gerar um novo conhecimento de natureza prático e que o torna praxiológico pela implicação de propósitos de natureza filosófica, política e ética nas suas opções. Não considerando que a mudança se concretiza apenas pela alteração de atitude dos docentes para uma atitude colaborativa, promoveremos uma reflexão que dê coerência às mudanças na práxis docentes com as transformações que promovam uma crescente autonomia da escola pela emergência de um centro de regulação sociocomunitário.This work is a reflection about how we can respond in a context of globalization demands that society, families and students put the school to meet the demands for quality education. The changes that we live induce in school improvement processes that will be focused on the construction and affirmation of a new professionalism, which asserts itself through its ability to generate new knowledge of a practical nature and that makes practical by implication in purpose of philosophical, political and ethical nature in their options. Excluding that change is realized only by the change in attitude of teachers to a collaborative attitude, we will promote a reflection about how to give coherence to the changes at the teaching practices with the changes that promote increased school autonomy by the emergence of a center of social- communitarian regulation.Palmeirão, CristinaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPereira, Nuno Alves2013-07-09T07:58:33Z2012-10-3020122012-10-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/11898porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-12T01:36:23Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/11898Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:09:39.638937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Coordenação pedagógica : reflexões de uma viagem pelo lugar
title Coordenação pedagógica : reflexões de uma viagem pelo lugar
spellingShingle Coordenação pedagógica : reflexões de uma viagem pelo lugar
Pereira, Nuno Alves
Profissionalidade
Regulação
Regulação sociocomunitária
Regulação reflexa
Globalização
Modernidade
Axiologia
Professionalism
Regulation
Sociocommunitarian regulation
Reflexive regulation
Globalization
Modernity
Axiology
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Coordenação pedagógica : reflexões de uma viagem pelo lugar
title_full Coordenação pedagógica : reflexões de uma viagem pelo lugar
title_fullStr Coordenação pedagógica : reflexões de uma viagem pelo lugar
title_full_unstemmed Coordenação pedagógica : reflexões de uma viagem pelo lugar
title_sort Coordenação pedagógica : reflexões de uma viagem pelo lugar
author Pereira, Nuno Alves
author_facet Pereira, Nuno Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palmeirão, Cristina
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Nuno Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Profissionalidade
Regulação
Regulação sociocomunitária
Regulação reflexa
Globalização
Modernidade
Axiologia
Professionalism
Regulation
Sociocommunitarian regulation
Reflexive regulation
Globalization
Modernity
Axiology
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Profissionalidade
Regulação
Regulação sociocomunitária
Regulação reflexa
Globalização
Modernidade
Axiologia
Professionalism
Regulation
Sociocommunitarian regulation
Reflexive regulation
Globalization
Modernity
Axiology
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente trabalho constitui uma reflexão sobre o modo como se pode responder, num contexto marcado pela globalização, às exigências que a sociedade, as famílias e os alunos colocam à escola para responder às demandas por uma educação de qualidade. O cenário de mudança que se vive induz na escola processos de melhoria que centraremos nos processos de construção e afirmação de uma nova profissionalidade que se afirma pela sua capacidade de gerar um novo conhecimento de natureza prático e que o torna praxiológico pela implicação de propósitos de natureza filosófica, política e ética nas suas opções. Não considerando que a mudança se concretiza apenas pela alteração de atitude dos docentes para uma atitude colaborativa, promoveremos uma reflexão que dê coerência às mudanças na práxis docentes com as transformações que promovam uma crescente autonomia da escola pela emergência de um centro de regulação sociocomunitário.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-30
2012
2012-10-30T00:00:00Z
2013-07-09T07:58:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/11898
url http://hdl.handle.net/10400.14/11898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131769124945920