Juventude e visualidade no mundo contemporâneo: uma reflexão em torno da imagem nas culturas juvenis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/2439 |
Resumo: | Ajuventude adquiriu a partir da segunda metade do século XX um elevado protagonismo na agenda mediática, política e científica, situação que revela a crescente visibilidade social que esta categoria etária foi assumindo. As indústrias culturais e de lazer associadas à expansão dos processos planetários de difusão de imagens e imaginários têm vindo a desempenharumpapel fundamental na formacomoa juventude é socialmente representada (e se representa).Numasociedade crescentemente imersa na imagem e na visualidade revela-se particularmente pertinente o desenvolvimento de programas de pesquisa que se dediquem a uma análise da relação entre a cultura visual contemporânea e a construção de uma ideia de juventude de natureza, cada vez mais, global. Este artigo pretende, precisamente, lançar o debate e avançar com algumas linhas de pesquisa que contribuam para uma reflexão em torno destas questões. |
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Juventude e visualidade no mundo contemporâneo: uma reflexão em torno da imagem nas culturas juvenisJuventudeTribos urbanasCultura visualImagemGraffitiYouthUrban tribesVisual cultureImageJeunesseTribus urbainesCulture visuelleImageJuventudTribus urbanasCultura visualImagenAjuventude adquiriu a partir da segunda metade do século XX um elevado protagonismo na agenda mediática, política e científica, situação que revela a crescente visibilidade social que esta categoria etária foi assumindo. As indústrias culturais e de lazer associadas à expansão dos processos planetários de difusão de imagens e imaginários têm vindo a desempenharumpapel fundamental na formacomoa juventude é socialmente representada (e se representa).Numasociedade crescentemente imersa na imagem e na visualidade revela-se particularmente pertinente o desenvolvimento de programas de pesquisa que se dediquem a uma análise da relação entre a cultura visual contemporânea e a construção de uma ideia de juventude de natureza, cada vez mais, global. Este artigo pretende, precisamente, lançar o debate e avançar com algumas linhas de pesquisa que contribuam para uma reflexão em torno destas questões.Since the second half of late 20th Century youth has played a central role in the media agenda and in the political and scientific discourses, as a result of its increasing social visibility. The globalized and mediated processes of image production and consumption, promoted by cultural industries, have played a vital role in theways youth is socially represented (and represents itself). In a society particularly submerged in image and visuality, it is particularly important the promotion of research programmes dedicated to the analysis of the connections between contemporary visual culture and the construction of youth representations. This is the main focus of this article, proposing a brief reflection upon this issue.Àpartir de la seconde moitié du XXe siècle, la jeunesse a pris une place importante dans l’agenda médiatique, politique et scientifique, révélatrice de la visibilité sociale croissante de cette tranche d’âge. Les industries culturelles et de loisirs associées à l’expansion desmoyens planétaires de diffusion d’images et d’imaginaires jouent un rôle majeur dans la manière dont la jeunesse est socialement représentée (et se représente elle-même). Dans une société de plus en plus axée sur l’image et sur la visualité il est particulièrement pertinent de développer des programmes de recherche qui se consacrent à une analyse de la relation entre la culture visuelle contemporaine et la construction d’une idée de jeunesse de plus en plus globale. Cet article vise précisément à lancer le débat et à proposer quelques lignes de recherche qui contribuent à une réflexion autour de ces questions.La juventud adquirió a partir de la segunda mitad del sigloXXun elevado protagonismo en la agenda mediática, política y científica, situación que revela la creciente visibilidad social que este grupo de edad fue asumiendo. Las industrias culturales y de ocio asociadas a la expansión de los procesos mundiales de difusión de imágenes e imaginarios han venido a desempeñar un papel fundamental en la forma como la juventud es socialmente representada (y se representa). En una sociedad crecientemente inmersa en la imagen y en la visualidad se revela particularmente pertinente el desarrollo de programas de investigación que se dediquen a un análisis de la relación entre la cultura visual contemporánea y la construcción de una idea de juventud de naturaleza, cada vez más, global. Este artículo pretende, precisamente, lanzar el debate y avanzar con algunas líneas de investigación que contribuyan para una reflexión alrededor de estas cuestiones.Mundos Sociais2011-03-11T12:16:01Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/2439por0873-6529Campos, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:40:02Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2439Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:18:29.756311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Ajuventude adquiriu a partir da segunda metade do século XX um elevado protagonismo na agenda mediática, política e científica, situação que revela a crescente visibilidade social que esta categoria etária foi assumindo. As indústrias culturais e de lazer associadas à expansão dos processos planetários de difusão de imagens e imaginários têm vindo a desempenharumpapel fundamental na formacomoa juventude é socialmente representada (e se representa).Numasociedade crescentemente imersa na imagem e na visualidade revela-se particularmente pertinente o desenvolvimento de programas de pesquisa que se dediquem a uma análise da relação entre a cultura visual contemporânea e a construção de uma ideia de juventude de natureza, cada vez mais, global. Este artigo pretende, precisamente, lançar o debate e avançar com algumas linhas de pesquisa que contribuam para uma reflexão em torno destas questões. |
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