Competências socioemocionais e a resolução de conflitos interpessoais em contexto de jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Patrícia Nogueira e
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/57316
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_02180aeba58048fbf8c121e210cded3c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57316
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competências socioemocionais e a resolução de conflitos interpessoais em contexto de jardim de infânciaCompetências socioemocionaisResolução de conflitosEducação pré-escolarSocioemotional skillsConflict resolutionPre-school educationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Universidade do Minho. Apresenta um projeto de intervenção pedagógica direcionado para a promoção de competências socioemocionais das crianças e da capacidade de resolução de conflitos interpessoais contexto de jardimde- infância. A temática surgiu a partir da observação das interações entre as crianças, sobretudo durante o tempo de trabalho nas áreas de interesse. O relatório expõe os referentes teóricos que fundamentaram o projeto abordando a importância do desenvolvimento socioemocional das crianças e do papel dos adultos na promoção dessas capacidades. A abordagem educacional High/Scope sustentou também as atividades desenvolvidas. Descrevem-se e analisam-se as principais estratégias implementadas desde a leitura de uma história, à exploração das emoções, passando pela introdução do “quadro das emoções” e a mudanças na organização do espaço físico da sala. Estas estratégias contribuíram para mudanças significativas nos comportamentos sociais e emocionais das crianças, nas estratégias de resolução de conflitos e nas relações interpessoais.The report was developed within the scope of curricular unit of Supervised Teaching Practice undertaken within the context of the Master Degree in Pre-School Education, University of Minho. The present report intends to present a pedagogical intervention directed to the promotion of socioemotional competence in children and the management of interpersonal conflict and resolution among kindergarten children. This thematic arises from the observation of interactions among the children, mainly during their social interactions at ‘work time’ in the interest areas, where specific activities were planned for the children to explore. The report exposes some fundamental references that underpinned the project by addressing the importance of children's socioemotional development and the role of the adults in promoting these skills. Within this framework, the High/Scope approach also supported the activities developed. The main activities implemented from a story reading, to the exploration of feelings, the introduction of a ‘feelings chart’ and, finally, the organization of the room’s physical layout where the ‘work time’ activities are carried out, are described and analyzed. These strategies have contributed to some significant changes in children's social and emotional behaviours, conflict resolution, and interpersonal relationships.Vieira, Maria de Fátima Cerqueira MartinsUniversidade do MinhoSilva, Patrícia Nogueira e20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57316por202100677info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57316Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:16.925996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências socioemocionais e a resolução de conflitos interpessoais em contexto de jardim de infância
title Competências socioemocionais e a resolução de conflitos interpessoais em contexto de jardim de infância
spellingShingle Competências socioemocionais e a resolução de conflitos interpessoais em contexto de jardim de infância
Silva, Patrícia Nogueira e
Competências socioemocionais
Resolução de conflitos
Educação pré-escolar
Socioemotional skills
Conflict resolution
Pre-school education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Competências socioemocionais e a resolução de conflitos interpessoais em contexto de jardim de infância
title_full Competências socioemocionais e a resolução de conflitos interpessoais em contexto de jardim de infância
title_fullStr Competências socioemocionais e a resolução de conflitos interpessoais em contexto de jardim de infância
title_full_unstemmed Competências socioemocionais e a resolução de conflitos interpessoais em contexto de jardim de infância
title_sort Competências socioemocionais e a resolução de conflitos interpessoais em contexto de jardim de infância
author Silva, Patrícia Nogueira e
author_facet Silva, Patrícia Nogueira e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Patrícia Nogueira e
dc.subject.por.fl_str_mv Competências socioemocionais
Resolução de conflitos
Educação pré-escolar
Socioemotional skills
Conflict resolution
Pre-school education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Competências socioemocionais
Resolução de conflitos
Educação pré-escolar
Socioemotional skills
Conflict resolution
Pre-school education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/57316
url http://hdl.handle.net/1822/57316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202100677
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132584445214720