A integração dos websites na estratégia das Pequenas e Médias Empresas Portuguesas : um estudo empírico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/13649 |
Resumo: | A Internet e a Web revolucionaram o mundo ao permitirem comunicações assíncronas, superando barreiras temporais e limitações geográficas. Os Websites popularizaram-se no mundo empresarial, sendo perspetivados como um investimento que deve gerar retorno. Contudo, a avaliação do investimento nesta tecnologia não é de todo trivial ou automática, sendo difícil garantir a sincronização dos Websites empresariais com as efetivas necessidades e estratégia da empresa. As pequenas e médias empresas (PME) desempenham um papel vital em muitas das principais economias em todo do mundo, sendo consideradas pela Comissão Europeia como a espinha dorsal da economia europeia e a maior fonte potencial de emprego e crescimento económico. Em Portugal representam quase 99% do tecido empresarial. A eficácia dos Websites tornou-se um ponto de preocupação para profissionais e investigadores. A presente dissertação analisa os Websites das PME de excelência de 2011 com base num quadro avaliativo fundamentado na literatura existente, com o intuito de auxiliar os líderes das PME que reconhecem a importância crítica da Internet, mas que permanecem com dúvidas sobre a melhor forma de implementar estratégias empresariais utilizando a esta tecnologia. O conhecimento dos pontos vitais ao sucesso desta tecnologia facilitarão o seu implementar estratégico. O uso da Web pelas PME Portuguesas é ainda muito limitado. Uma grande porção das empresas analisadas não tem Websites e uma parte expressiva das que têm Websites apenas possuem uma presença institucional na Web. Através do seu Website apresentam a empresa, publicitam os seus produtos e serviços e divulgam os contatos. A grande maioria dos Websites analisados é explorada bastante aquém do seu potencial, sugerindo uma grande margem para evolução. O alinhamento estratégico desta ferramenta está ainda longe de ser alcançado, sendo necessário ainda percorrer um grande caminho para a sua efetiva integração na estratégia empresarial. |
id |
RCAP_02188803cfc0ba1c917ab3f26fc0eccd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13649 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A integração dos websites na estratégia das Pequenas e Médias Empresas Portuguesas : um estudo empíricoWebsitePMEEstratégiaModelos de maturidade ou de adoção de TICSMEStrategyModels of IT maturityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA Internet e a Web revolucionaram o mundo ao permitirem comunicações assíncronas, superando barreiras temporais e limitações geográficas. Os Websites popularizaram-se no mundo empresarial, sendo perspetivados como um investimento que deve gerar retorno. Contudo, a avaliação do investimento nesta tecnologia não é de todo trivial ou automática, sendo difícil garantir a sincronização dos Websites empresariais com as efetivas necessidades e estratégia da empresa. As pequenas e médias empresas (PME) desempenham um papel vital em muitas das principais economias em todo do mundo, sendo consideradas pela Comissão Europeia como a espinha dorsal da economia europeia e a maior fonte potencial de emprego e crescimento económico. Em Portugal representam quase 99% do tecido empresarial. A eficácia dos Websites tornou-se um ponto de preocupação para profissionais e investigadores. A presente dissertação analisa os Websites das PME de excelência de 2011 com base num quadro avaliativo fundamentado na literatura existente, com o intuito de auxiliar os líderes das PME que reconhecem a importância crítica da Internet, mas que permanecem com dúvidas sobre a melhor forma de implementar estratégias empresariais utilizando a esta tecnologia. O conhecimento dos pontos vitais ao sucesso desta tecnologia facilitarão o seu implementar estratégico. O uso da Web pelas PME Portuguesas é ainda muito limitado. Uma grande porção das empresas analisadas não tem Websites e uma parte expressiva das que têm Websites apenas possuem uma presença institucional na Web. Através do seu Website apresentam a empresa, publicitam os seus produtos e serviços e divulgam os contatos. A grande maioria dos Websites analisados é explorada bastante aquém do seu potencial, sugerindo uma grande margem para evolução. O alinhamento estratégico desta ferramenta está ainda longe de ser alcançado, sendo necessário ainda percorrer um grande caminho para a sua efetiva integração na estratégia empresarial.Internet and the WWW have revolutionized the world by enabling asynchronous communications, overcoming temporal barriers and geographical limitations. Websites became popular in the business world, being considered as an investment that should generate return. However, the investment evaluation in this technology is not trivial; it is difficult to ensure the synchronization of business Websites with the company strategy. Small and medium enterprises play a vital role in many of the major economies around the world, being considered by the European Commission as the backbone of the European economy and the largest potential source of employment and economic growth. In Portugal those enterprises represent almost 99%. Effectiveness of Websites has become a point of concern for practitioners and researchers. This dissertation examines the Websites of SME Excellence 2011 based on an evaluative framework based on existing literature, in order to assist SME leaders who recognize the critical importance of the Internet, but remain in doubt about the best way to implement business strategies using this technology. Knowing the successful vital points of this technology will facilitate their strategic implementation. Portuguese SMEs use of Web is still very limited, a large portion of the companies surveyed do not have Websites and a significant portion only have an institutional presence on the Web. Through its Website they feature the company, advertise their products and services and disclose the contacts. The vast majority of Websites analyzed are operated well below its potential, suggesting considerable scope for evolution. The strategic alignment of this tool is still far from being achieved, it takes a great effort by the managers of these companies for integration into the company's strategy.Melão, NunoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLopes, Luísa Alexandra Matos Ferreira2014-02-18T14:37:02Z201220122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13649porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-19T01:39:22Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13649Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:10:56.658367Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A integração dos websites na estratégia das Pequenas e Médias Empresas Portuguesas : um estudo empírico |
title |
A integração dos websites na estratégia das Pequenas e Médias Empresas Portuguesas : um estudo empírico |
spellingShingle |
A integração dos websites na estratégia das Pequenas e Médias Empresas Portuguesas : um estudo empírico Lopes, Luísa Alexandra Matos Ferreira Website PME Estratégia Modelos de maturidade ou de adoção de TIC SME Strategy Models of IT maturity Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
A integração dos websites na estratégia das Pequenas e Médias Empresas Portuguesas : um estudo empírico |
title_full |
A integração dos websites na estratégia das Pequenas e Médias Empresas Portuguesas : um estudo empírico |
title_fullStr |
A integração dos websites na estratégia das Pequenas e Médias Empresas Portuguesas : um estudo empírico |
title_full_unstemmed |
A integração dos websites na estratégia das Pequenas e Médias Empresas Portuguesas : um estudo empírico |
title_sort |
A integração dos websites na estratégia das Pequenas e Médias Empresas Portuguesas : um estudo empírico |
author |
Lopes, Luísa Alexandra Matos Ferreira |
author_facet |
Lopes, Luísa Alexandra Matos Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melão, Nuno Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Luísa Alexandra Matos Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Website PME Estratégia Modelos de maturidade ou de adoção de TIC SME Strategy Models of IT maturity Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Website PME Estratégia Modelos de maturidade ou de adoção de TIC SME Strategy Models of IT maturity Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
A Internet e a Web revolucionaram o mundo ao permitirem comunicações assíncronas, superando barreiras temporais e limitações geográficas. Os Websites popularizaram-se no mundo empresarial, sendo perspetivados como um investimento que deve gerar retorno. Contudo, a avaliação do investimento nesta tecnologia não é de todo trivial ou automática, sendo difícil garantir a sincronização dos Websites empresariais com as efetivas necessidades e estratégia da empresa. As pequenas e médias empresas (PME) desempenham um papel vital em muitas das principais economias em todo do mundo, sendo consideradas pela Comissão Europeia como a espinha dorsal da economia europeia e a maior fonte potencial de emprego e crescimento económico. Em Portugal representam quase 99% do tecido empresarial. A eficácia dos Websites tornou-se um ponto de preocupação para profissionais e investigadores. A presente dissertação analisa os Websites das PME de excelência de 2011 com base num quadro avaliativo fundamentado na literatura existente, com o intuito de auxiliar os líderes das PME que reconhecem a importância crítica da Internet, mas que permanecem com dúvidas sobre a melhor forma de implementar estratégias empresariais utilizando a esta tecnologia. O conhecimento dos pontos vitais ao sucesso desta tecnologia facilitarão o seu implementar estratégico. O uso da Web pelas PME Portuguesas é ainda muito limitado. Uma grande porção das empresas analisadas não tem Websites e uma parte expressiva das que têm Websites apenas possuem uma presença institucional na Web. Através do seu Website apresentam a empresa, publicitam os seus produtos e serviços e divulgam os contatos. A grande maioria dos Websites analisados é explorada bastante aquém do seu potencial, sugerindo uma grande margem para evolução. O alinhamento estratégico desta ferramenta está ainda longe de ser alcançado, sendo necessário ainda percorrer um grande caminho para a sua efetiva integração na estratégia empresarial. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012 2012-01-01T00:00:00Z 2014-02-18T14:37:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/13649 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/13649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131784648065024 |