Employer branding interno potenciado pela liderança e comunicação interna eficazes: estudo de caso Toyota Cateano Portugal S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomez, Ana Catarina da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/14336
Resumo: Atualmente, as organizações necessitam de estar preparadas para as mudanças recorrentes tendo em conta todos os componentes que fazem parte do seu todo. O Employer Branding representa parte integrante das várias empresas tanto internamente como externamente, salientando que, para que haja um bom desenvolvimento de ações e estratégias, é fundamental alinhar tanto a liderança como a comunicação interna sendo primordial não só atrair talentos como também retê-los. Com base na presente investigação, pretende-se analisar de que forma o Employer Branding Interno é impactado pelos líderes e pelo processo de comunicação interna. Para tal, a escolha incidiu sobre um estudo de caso sendo a Toyota Caetano Portugal S.A. selecionada para o mesmo. Tratando-se de uma metodologia qualitativa, o instrumento metodológico foca-se em entrevistas semiestruturadas realizadas a 10 colaboradores que constituem a amostra correspondendo a Diretores, Coordenadores e Técnicos dos vários processos internos. Consiste num estudo exploratório não probabilístico aplicado somente à empresa de estudo de caso não obstante qualquer tipo de inferência. Conclui-se que, o employer branding interno é potenciado pela liderança e comunicação interna eficazes visto que, o papel desempenhado pelo líder e a forma como utiliza a comunicação interna e as suas ferramentas refletem a imagem a ser transmitida e sucessivamente a contribuição para o desenvolvimento de estratégias de employer branding interno. É essencial que as organizações revejam adequadamente as competências de liderança disposta e as ferramentas de comunicação interna disponíveis de modo que exista um bom alinhamento e aplicação destes componentes organizacionais para que a estratégias de employer branding interno sejam implementadas e bem-sucedidas. Palavras-chave: Employer Branding Interno; Liderança; Comunicação Interna; Estratégias
id RCAP_021d96dcf2c54d7e3531c6187d6adffc
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14336
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Employer branding interno potenciado pela liderança e comunicação interna eficazes: estudo de caso Toyota Cateano Portugal S.A.MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOSGESTÃOGESTÃO DE RECURSOS HUMANOSLIDERANÇACOMUNICAÇÃO INTERNAMANAGEMENTHUMAN RESOURCES MANAGEMENTLEADERSHIPINTERNAL COMMUNICATIONAtualmente, as organizações necessitam de estar preparadas para as mudanças recorrentes tendo em conta todos os componentes que fazem parte do seu todo. O Employer Branding representa parte integrante das várias empresas tanto internamente como externamente, salientando que, para que haja um bom desenvolvimento de ações e estratégias, é fundamental alinhar tanto a liderança como a comunicação interna sendo primordial não só atrair talentos como também retê-los. Com base na presente investigação, pretende-se analisar de que forma o Employer Branding Interno é impactado pelos líderes e pelo processo de comunicação interna. Para tal, a escolha incidiu sobre um estudo de caso sendo a Toyota Caetano Portugal S.A. selecionada para o mesmo. Tratando-se de uma metodologia qualitativa, o instrumento metodológico foca-se em entrevistas semiestruturadas realizadas a 10 colaboradores que constituem a amostra correspondendo a Diretores, Coordenadores e Técnicos dos vários processos internos. Consiste num estudo exploratório não probabilístico aplicado somente à empresa de estudo de caso não obstante qualquer tipo de inferência. Conclui-se que, o employer branding interno é potenciado pela liderança e comunicação interna eficazes visto que, o papel desempenhado pelo líder e a forma como utiliza a comunicação interna e as suas ferramentas refletem a imagem a ser transmitida e sucessivamente a contribuição para o desenvolvimento de estratégias de employer branding interno. É essencial que as organizações revejam adequadamente as competências de liderança disposta e as ferramentas de comunicação interna disponíveis de modo que exista um bom alinhamento e aplicação destes componentes organizacionais para que a estratégias de employer branding interno sejam implementadas e bem-sucedidas. Palavras-chave: Employer Branding Interno; Liderança; Comunicação Interna; EstratégiasCurrently, organizations need to be prepared for recurring changes taking into to account all the components that are part of their whole. Employer Branding represents an integral part of the various companies both internally and externally, emphasizing that in order for there to be a good development of actions and strategies, it is essential to align both leadership an internal communication, being essential not only to attract talent but also to retain them. Based on this research, we intend to analyze how the Internal Employer Branding is impacted by the leaders and by the internal communication process. To this end, the choice focused on a case study with Toyota Caetano Portugal S.A. being selected for it. As it is a qualitative methodology, the methodological instrument focuses on semi structured interviews carried out with 10 employees who constitute the sample corresponding to the Directors, Coordinators and Technicians of the various internal processes. Consists of a non-probabilistic exploratory study applied only to the case study company, regardless of any type of inference. It is concluded that internal employer branding is enhanced by leadership and effective internal communication since the role played by the leader and the way he uses internal communication, and its tools reflect the image to be transmitted and successively the contribution to the development of internal employer branding strategies. It is essential that organizations properly review the willing leadership skills and the internal communication tools available so that there is a good alignment and application of these organizational components so that internal employer branding strategies are implemented and successful. Keywords: Internal Employer Branding; Leadership; Internal Communication; Strategies2023-12-06T19:25:58Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/14336TID:203416422porGomez, Ana Catarina da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-08T01:31:52Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14336Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:31.916441Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Employer branding interno potenciado pela liderança e comunicação interna eficazes: estudo de caso Toyota Cateano Portugal S.A.
title Employer branding interno potenciado pela liderança e comunicação interna eficazes: estudo de caso Toyota Cateano Portugal S.A.
spellingShingle Employer branding interno potenciado pela liderança e comunicação interna eficazes: estudo de caso Toyota Cateano Portugal S.A.
Gomez, Ana Catarina da Silva
MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
LIDERANÇA
COMUNICAÇÃO INTERNA
MANAGEMENT
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
LEADERSHIP
INTERNAL COMMUNICATION
title_short Employer branding interno potenciado pela liderança e comunicação interna eficazes: estudo de caso Toyota Cateano Portugal S.A.
title_full Employer branding interno potenciado pela liderança e comunicação interna eficazes: estudo de caso Toyota Cateano Portugal S.A.
title_fullStr Employer branding interno potenciado pela liderança e comunicação interna eficazes: estudo de caso Toyota Cateano Portugal S.A.
title_full_unstemmed Employer branding interno potenciado pela liderança e comunicação interna eficazes: estudo de caso Toyota Cateano Portugal S.A.
title_sort Employer branding interno potenciado pela liderança e comunicação interna eficazes: estudo de caso Toyota Cateano Portugal S.A.
author Gomez, Ana Catarina da Silva
author_facet Gomez, Ana Catarina da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomez, Ana Catarina da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
LIDERANÇA
COMUNICAÇÃO INTERNA
MANAGEMENT
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
LEADERSHIP
INTERNAL COMMUNICATION
topic MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
LIDERANÇA
COMUNICAÇÃO INTERNA
MANAGEMENT
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
LEADERSHIP
INTERNAL COMMUNICATION
description Atualmente, as organizações necessitam de estar preparadas para as mudanças recorrentes tendo em conta todos os componentes que fazem parte do seu todo. O Employer Branding representa parte integrante das várias empresas tanto internamente como externamente, salientando que, para que haja um bom desenvolvimento de ações e estratégias, é fundamental alinhar tanto a liderança como a comunicação interna sendo primordial não só atrair talentos como também retê-los. Com base na presente investigação, pretende-se analisar de que forma o Employer Branding Interno é impactado pelos líderes e pelo processo de comunicação interna. Para tal, a escolha incidiu sobre um estudo de caso sendo a Toyota Caetano Portugal S.A. selecionada para o mesmo. Tratando-se de uma metodologia qualitativa, o instrumento metodológico foca-se em entrevistas semiestruturadas realizadas a 10 colaboradores que constituem a amostra correspondendo a Diretores, Coordenadores e Técnicos dos vários processos internos. Consiste num estudo exploratório não probabilístico aplicado somente à empresa de estudo de caso não obstante qualquer tipo de inferência. Conclui-se que, o employer branding interno é potenciado pela liderança e comunicação interna eficazes visto que, o papel desempenhado pelo líder e a forma como utiliza a comunicação interna e as suas ferramentas refletem a imagem a ser transmitida e sucessivamente a contribuição para o desenvolvimento de estratégias de employer branding interno. É essencial que as organizações revejam adequadamente as competências de liderança disposta e as ferramentas de comunicação interna disponíveis de modo que exista um bom alinhamento e aplicação destes componentes organizacionais para que a estratégias de employer branding interno sejam implementadas e bem-sucedidas. Palavras-chave: Employer Branding Interno; Liderança; Comunicação Interna; Estratégias
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-06T19:25:58Z
2023-01-01T00:00:00Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/14336
TID:203416422
url http://hdl.handle.net/10437/14336
identifier_str_mv TID:203416422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136317983948800