Professor ou Líder? : a liderança no desempenho organizacional : um estudo de caso Angolano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/3371 |
Resumo: | A influência da liderança nas relações interpessoais, bem como a existência de um ambiente favorável para o desenvolvimento de boas relações entre os membros de uma organização, são fatores funda-mentais para a obtenção de melhores resultados e, consequentemente, melhores desempenhos indivi-duais, grupais, e até mesmo organizacionais. A presente dissertação tem como principal objetivo perceber qual a importância do papel da liderança e a sua influência na organização, em contexto educativo. Procura, igualmente, compreender a influência que a liderança exerce nas relações interpessoais, nos resultados organizacionais e, até que ponto, as boas relações interpessoais são importantes para a obtenção de bons resultados organizacio-nais. A investigação seguiu uma abordagem metodológica mista, no espírito do estudo de caso. Analisaram-se os dados adotando-se como instrumento o Leader Behavior Description Questionnaire, forma XII de Stogdill (1963, citado por Jesuíno, 1987, p.283), em versão portuguesa; aplicado a uma amostra de 95 alunos pertencentes a uma organização angolana de ensino superior (o Instituto Superior Politécni-co do Kwanza Sul). Como técnicas e instrumentos de medida privilegiou-se o inquérito por questioná-rio que foi administrado aos alunos. Usaram-se também dados qualitativos, realizando-se entrevistas ao grupo dos docentes. Os resultados mostram que, de uma forma geral, os alunos têm uma perceção boa da liderança pratica-da pelos docentes, apesar de muitas vezes as suas atitudes não serem as mais claras. Pese, embora, as limitações do estudo, as evidências obtidas apontam para a importância do papel que os docentes desempenham nos resultados dos alunos, e no desempenho das organizações escolares. |
id |
RCAP_830e11a583b390db5d5ee12e97b7e279 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3371 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Professor ou Líder? : a liderança no desempenho organizacional : um estudo de caso AngolanoGESTÃOGESTÃO DE RECURSOS HUMANOSLIDERANÇARELAÇÕES INTERPESSOAISMESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOSMANAGEMENTHUMAN RESOURCES MANAGEMENTLEADERSHIPINTERPERSONAL RELATIONSHIPSA influência da liderança nas relações interpessoais, bem como a existência de um ambiente favorável para o desenvolvimento de boas relações entre os membros de uma organização, são fatores funda-mentais para a obtenção de melhores resultados e, consequentemente, melhores desempenhos indivi-duais, grupais, e até mesmo organizacionais. A presente dissertação tem como principal objetivo perceber qual a importância do papel da liderança e a sua influência na organização, em contexto educativo. Procura, igualmente, compreender a influência que a liderança exerce nas relações interpessoais, nos resultados organizacionais e, até que ponto, as boas relações interpessoais são importantes para a obtenção de bons resultados organizacio-nais. A investigação seguiu uma abordagem metodológica mista, no espírito do estudo de caso. Analisaram-se os dados adotando-se como instrumento o Leader Behavior Description Questionnaire, forma XII de Stogdill (1963, citado por Jesuíno, 1987, p.283), em versão portuguesa; aplicado a uma amostra de 95 alunos pertencentes a uma organização angolana de ensino superior (o Instituto Superior Politécni-co do Kwanza Sul). Como técnicas e instrumentos de medida privilegiou-se o inquérito por questioná-rio que foi administrado aos alunos. Usaram-se também dados qualitativos, realizando-se entrevistas ao grupo dos docentes. Os resultados mostram que, de uma forma geral, os alunos têm uma perceção boa da liderança pratica-da pelos docentes, apesar de muitas vezes as suas atitudes não serem as mais claras. Pese, embora, as limitações do estudo, as evidências obtidas apontam para a importância do papel que os docentes desempenham nos resultados dos alunos, e no desempenho das organizações escolares.The influence of leadership in interpersonal relationships as well as the existence of a favorable environment for the good relations development between members of an organization is the key factors in achieving better results, and hence better individual, group, and even organizational performance. The main goal of present work is to analyze the role of leadership and understand its influence in educational organizations. It also seeks to comprehend the influence that leadership plays in interpersonal and organizational results, and to what extent. Thus, improving interpersonal relations are important for obtaining good organizational results. Current research followed a mixed methodological approach, in the case study spirit. Data was analyzed taking up the Leader Behavior Description Questionnaire, form XII of Stogdill (1963, quoted by Jesuíno, 1987, p.283), as main instrument the Portuguese version was adopted. It was applied to a sample of 95 students belonging to an Angolan organization in higher education (the Polytechnic Institute of Kwanza Sul). Techniques and measurement tools were focused on the questionnaire survey that was administer to the students sample. The qualitative perspective was also applied. Therefore, some interviews were conducted in the teachers group. The results show that, in general, students have a positive perception of teachers´ leadership. In spite of their attitudes are not many times the clearest ones, they has a strong influence in the students learning process. Despite of some study restrictions, the great evidence is the relevance of teachers leadership role and their impact in the student results, and also, in the organization performance.2013-04-30T18:42:08Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/3371TID:201737078porLourdes, Ana Maria de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-24T01:32:05Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3371Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:53.509099Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professor ou Líder? : a liderança no desempenho organizacional : um estudo de caso Angolano |
title |
Professor ou Líder? : a liderança no desempenho organizacional : um estudo de caso Angolano |
spellingShingle |
Professor ou Líder? : a liderança no desempenho organizacional : um estudo de caso Angolano Lourdes, Ana Maria de Fátima GESTÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS LIDERANÇA RELAÇÕES INTERPESSOAIS MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS MANAGEMENT HUMAN RESOURCES MANAGEMENT LEADERSHIP INTERPERSONAL RELATIONSHIPS |
title_short |
Professor ou Líder? : a liderança no desempenho organizacional : um estudo de caso Angolano |
title_full |
Professor ou Líder? : a liderança no desempenho organizacional : um estudo de caso Angolano |
title_fullStr |
Professor ou Líder? : a liderança no desempenho organizacional : um estudo de caso Angolano |
title_full_unstemmed |
Professor ou Líder? : a liderança no desempenho organizacional : um estudo de caso Angolano |
title_sort |
Professor ou Líder? : a liderança no desempenho organizacional : um estudo de caso Angolano |
author |
Lourdes, Ana Maria de Fátima |
author_facet |
Lourdes, Ana Maria de Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourdes, Ana Maria de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GESTÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS LIDERANÇA RELAÇÕES INTERPESSOAIS MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS MANAGEMENT HUMAN RESOURCES MANAGEMENT LEADERSHIP INTERPERSONAL RELATIONSHIPS |
topic |
GESTÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS LIDERANÇA RELAÇÕES INTERPESSOAIS MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS MANAGEMENT HUMAN RESOURCES MANAGEMENT LEADERSHIP INTERPERSONAL RELATIONSHIPS |
description |
A influência da liderança nas relações interpessoais, bem como a existência de um ambiente favorável para o desenvolvimento de boas relações entre os membros de uma organização, são fatores funda-mentais para a obtenção de melhores resultados e, consequentemente, melhores desempenhos indivi-duais, grupais, e até mesmo organizacionais. A presente dissertação tem como principal objetivo perceber qual a importância do papel da liderança e a sua influência na organização, em contexto educativo. Procura, igualmente, compreender a influência que a liderança exerce nas relações interpessoais, nos resultados organizacionais e, até que ponto, as boas relações interpessoais são importantes para a obtenção de bons resultados organizacio-nais. A investigação seguiu uma abordagem metodológica mista, no espírito do estudo de caso. Analisaram-se os dados adotando-se como instrumento o Leader Behavior Description Questionnaire, forma XII de Stogdill (1963, citado por Jesuíno, 1987, p.283), em versão portuguesa; aplicado a uma amostra de 95 alunos pertencentes a uma organização angolana de ensino superior (o Instituto Superior Politécni-co do Kwanza Sul). Como técnicas e instrumentos de medida privilegiou-se o inquérito por questioná-rio que foi administrado aos alunos. Usaram-se também dados qualitativos, realizando-se entrevistas ao grupo dos docentes. Os resultados mostram que, de uma forma geral, os alunos têm uma perceção boa da liderança pratica-da pelos docentes, apesar de muitas vezes as suas atitudes não serem as mais claras. Pese, embora, as limitações do estudo, as evidências obtidas apontam para a importância do papel que os docentes desempenham nos resultados dos alunos, e no desempenho das organizações escolares. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-30T18:42:08Z 2013-01-01T00:00:00Z 2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/3371 TID:201737078 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/3371 |
identifier_str_mv |
TID:201737078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131245713555456 |