Professor ou Líder? : a liderança no desempenho organizacional : um estudo de caso Angolano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourdes, Ana Maria de Fátima
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/3371
Resumo: A influência da liderança nas relações interpessoais, bem como a existência de um ambiente favorável para o desenvolvimento de boas relações entre os membros de uma organização, são fatores funda-mentais para a obtenção de melhores resultados e, consequentemente, melhores desempenhos indivi-duais, grupais, e até mesmo organizacionais. A presente dissertação tem como principal objetivo perceber qual a importância do papel da liderança e a sua influência na organização, em contexto educativo. Procura, igualmente, compreender a influência que a liderança exerce nas relações interpessoais, nos resultados organizacionais e, até que ponto, as boas relações interpessoais são importantes para a obtenção de bons resultados organizacio-nais. A investigação seguiu uma abordagem metodológica mista, no espírito do estudo de caso. Analisaram-se os dados adotando-se como instrumento o Leader Behavior Description Questionnaire, forma XII de Stogdill (1963, citado por Jesuíno, 1987, p.283), em versão portuguesa; aplicado a uma amostra de 95 alunos pertencentes a uma organização angolana de ensino superior (o Instituto Superior Politécni-co do Kwanza Sul). Como técnicas e instrumentos de medida privilegiou-se o inquérito por questioná-rio que foi administrado aos alunos. Usaram-se também dados qualitativos, realizando-se entrevistas ao grupo dos docentes. Os resultados mostram que, de uma forma geral, os alunos têm uma perceção boa da liderança pratica-da pelos docentes, apesar de muitas vezes as suas atitudes não serem as mais claras. Pese, embora, as limitações do estudo, as evidências obtidas apontam para a importância do papel que os docentes desempenham nos resultados dos alunos, e no desempenho das organizações escolares.
id RCAP_830e11a583b390db5d5ee12e97b7e279
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3371
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Professor ou Líder? : a liderança no desempenho organizacional : um estudo de caso AngolanoGESTÃOGESTÃO DE RECURSOS HUMANOSLIDERANÇARELAÇÕES INTERPESSOAISMESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOSMANAGEMENTHUMAN RESOURCES MANAGEMENTLEADERSHIPINTERPERSONAL RELATIONSHIPSA influência da liderança nas relações interpessoais, bem como a existência de um ambiente favorável para o desenvolvimento de boas relações entre os membros de uma organização, são fatores funda-mentais para a obtenção de melhores resultados e, consequentemente, melhores desempenhos indivi-duais, grupais, e até mesmo organizacionais. A presente dissertação tem como principal objetivo perceber qual a importância do papel da liderança e a sua influência na organização, em contexto educativo. Procura, igualmente, compreender a influência que a liderança exerce nas relações interpessoais, nos resultados organizacionais e, até que ponto, as boas relações interpessoais são importantes para a obtenção de bons resultados organizacio-nais. A investigação seguiu uma abordagem metodológica mista, no espírito do estudo de caso. Analisaram-se os dados adotando-se como instrumento o Leader Behavior Description Questionnaire, forma XII de Stogdill (1963, citado por Jesuíno, 1987, p.283), em versão portuguesa; aplicado a uma amostra de 95 alunos pertencentes a uma organização angolana de ensino superior (o Instituto Superior Politécni-co do Kwanza Sul). Como técnicas e instrumentos de medida privilegiou-se o inquérito por questioná-rio que foi administrado aos alunos. Usaram-se também dados qualitativos, realizando-se entrevistas ao grupo dos docentes. Os resultados mostram que, de uma forma geral, os alunos têm uma perceção boa da liderança pratica-da pelos docentes, apesar de muitas vezes as suas atitudes não serem as mais claras. Pese, embora, as limitações do estudo, as evidências obtidas apontam para a importância do papel que os docentes desempenham nos resultados dos alunos, e no desempenho das organizações escolares.The influence of leadership in interpersonal relationships as well as the existence of a favorable environment for the good relations development between members of an organization is the key factors in achieving better results, and hence better individual, group, and even organizational performance. The main goal of present work is to analyze the role of leadership and understand its influence in educational organizations. It also seeks to comprehend the influence that leadership plays in interpersonal and organizational results, and to what extent. Thus, improving interpersonal relations are important for obtaining good organizational results. Current research followed a mixed methodological approach, in the case study spirit. Data was analyzed taking up the Leader Behavior Description Questionnaire, form XII of Stogdill (1963, quoted by Jesuíno, 1987, p.283), as main instrument the Portuguese version was adopted. It was applied to a sample of 95 students belonging to an Angolan organization in higher education (the Polytechnic Institute of Kwanza Sul). Techniques and measurement tools were focused on the questionnaire survey that was administer to the students sample. The qualitative perspective was also applied. Therefore, some interviews were conducted in the teachers group. The results show that, in general, students have a positive perception of teachers´ leadership. In spite of their attitudes are not many times the clearest ones, they has a strong influence in the students learning process. Despite of some study restrictions, the great evidence is the relevance of teachers leadership role and their impact in the student results, and also, in the organization performance.2013-04-30T18:42:08Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/3371TID:201737078porLourdes, Ana Maria de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-24T01:32:05Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3371Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:53.509099Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Professor ou Líder? : a liderança no desempenho organizacional : um estudo de caso Angolano
title Professor ou Líder? : a liderança no desempenho organizacional : um estudo de caso Angolano
spellingShingle Professor ou Líder? : a liderança no desempenho organizacional : um estudo de caso Angolano
Lourdes, Ana Maria de Fátima
GESTÃO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
LIDERANÇA
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
MANAGEMENT
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
LEADERSHIP
INTERPERSONAL RELATIONSHIPS
title_short Professor ou Líder? : a liderança no desempenho organizacional : um estudo de caso Angolano
title_full Professor ou Líder? : a liderança no desempenho organizacional : um estudo de caso Angolano
title_fullStr Professor ou Líder? : a liderança no desempenho organizacional : um estudo de caso Angolano
title_full_unstemmed Professor ou Líder? : a liderança no desempenho organizacional : um estudo de caso Angolano
title_sort Professor ou Líder? : a liderança no desempenho organizacional : um estudo de caso Angolano
author Lourdes, Ana Maria de Fátima
author_facet Lourdes, Ana Maria de Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourdes, Ana Maria de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv GESTÃO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
LIDERANÇA
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
MANAGEMENT
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
LEADERSHIP
INTERPERSONAL RELATIONSHIPS
topic GESTÃO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
LIDERANÇA
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
MANAGEMENT
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
LEADERSHIP
INTERPERSONAL RELATIONSHIPS
description A influência da liderança nas relações interpessoais, bem como a existência de um ambiente favorável para o desenvolvimento de boas relações entre os membros de uma organização, são fatores funda-mentais para a obtenção de melhores resultados e, consequentemente, melhores desempenhos indivi-duais, grupais, e até mesmo organizacionais. A presente dissertação tem como principal objetivo perceber qual a importância do papel da liderança e a sua influência na organização, em contexto educativo. Procura, igualmente, compreender a influência que a liderança exerce nas relações interpessoais, nos resultados organizacionais e, até que ponto, as boas relações interpessoais são importantes para a obtenção de bons resultados organizacio-nais. A investigação seguiu uma abordagem metodológica mista, no espírito do estudo de caso. Analisaram-se os dados adotando-se como instrumento o Leader Behavior Description Questionnaire, forma XII de Stogdill (1963, citado por Jesuíno, 1987, p.283), em versão portuguesa; aplicado a uma amostra de 95 alunos pertencentes a uma organização angolana de ensino superior (o Instituto Superior Politécni-co do Kwanza Sul). Como técnicas e instrumentos de medida privilegiou-se o inquérito por questioná-rio que foi administrado aos alunos. Usaram-se também dados qualitativos, realizando-se entrevistas ao grupo dos docentes. Os resultados mostram que, de uma forma geral, os alunos têm uma perceção boa da liderança pratica-da pelos docentes, apesar de muitas vezes as suas atitudes não serem as mais claras. Pese, embora, as limitações do estudo, as evidências obtidas apontam para a importância do papel que os docentes desempenham nos resultados dos alunos, e no desempenho das organizações escolares.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-30T18:42:08Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/3371
TID:201737078
url http://hdl.handle.net/10437/3371
identifier_str_mv TID:201737078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131245713555456