Escala de orientação intrínseca versus extrínseca em sala de aula - análise das características psicométricas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1989 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.17575/rpsicol.v7i3.772 |
Resumo: | Today, classroom management faces a major challenge-students motivation. Our goal is to contribute to teacher’s an educational psychologist’s practice, printing our useful motivational conceptualization and approaches. In this sense, we analise the «scale of intrinsic vs extrinsic orientation in the classroom» (Harter, 1980). Streniry its underlying conceptualization of motivation and methodology of construction as specially adequated to the understanding of student classroom motivation. Finally, we describe the procedures and describe the results of the study of the validity and reliability of a Portuguese version of this scale. |
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Escala de orientação intrínseca versus extrínseca em sala de aula - análise das características psicométricas-Today, classroom management faces a major challenge-students motivation. Our goal is to contribute to teacher’s an educational psychologist’s practice, printing our useful motivational conceptualization and approaches. In this sense, we analise the «scale of intrinsic vs extrinsic orientation in the classroom» (Harter, 1980). Streniry its underlying conceptualization of motivation and methodology of construction as specially adequated to the understanding of student classroom motivation. Finally, we describe the procedures and describe the results of the study of the validity and reliability of a Portuguese version of this scale. A motivação dos alunos em sala de aula constitui actualmente um dos grandes desafios à gestão do ensino/aprendizagem. Com o objectivo de contribuir para uma concepção dos fenómenos de motivação progressivamente mais útil para a prática dos profissionais de educação, apresenta-se a escala de auto-avaliação, centrada na orientação intrínseca versus extrínseca em sala de aula (S. Harter, 1980); trata-se de uma escala de auto-avaliação, centrada na orientação motivacional do aluno relativamente à aprendizagem e realização em sala de aula. Salientam-se os aspectos inovadores do modo de conceber o problema da motivação dos alunos em sala de aula subjacentes À construção desta escala. Descrevem-se os procedimentos, e apresentam-se e discutem-se os resultados da elaboração de uma versão portuguesa desta escala.Associação Portuguesa de Psicologia1989-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.17575/rpsicol.v7i3.772https://doi.org/10.17575/rpsicol.v7i3.772PSICOLOGIA; Vol. 7 No. 3 (1989); 251-259PSICOLOGIA; Vol. 7 N.º 3 (1989); 251-2592183-24710874-2049reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/772https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/772/494Costa, AlexandraReis, VítorS. Lemos, Marinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T12:51:26Zoai:oai.appsicologia.org:article/772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:29.138750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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