Motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Marco
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/35579
Resumo: Este documento designado por Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, é o resultado de um somatório de aprendizagens, vivências que nos levaram a ir mais além na busca incessante por uma melhor práxis na nossa intervenção pedagógica. O estágio realizou-se de acordo com o regulamento de Prática de Ensino Supervisionada, do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos básico e secundário. Foi realizado no 3º ciclo e secundário, na Escola Básica e Secundária de Arrifana, com um total de 14 alunos, no ano letivo 2019/20. Este relatório apresenta-se dividido em três capítulos principais. O primeiro consta essencialmente de uma análise reflexiva da minha carreira académica, e de uma descrição do percurso académico e profissional. O segundo aborda o desenvolvimento do processo Ensino/Aprendizagem, procuramos explanar o nosso processo de desenvolvimento pessoal/profissional, colocando ao longo deste capítulo algumas considerações pessoais. O terceiro capítulo, consiste na apresentação do projeto de estudo, que foi realizado ao longo do ano letivo 2019/2020, tendo como objetivo estudar quais as motivações intrínsecas e extrínsecas que levam os jovens à prática de Educação Física. Como forma de recolhermos os nossos dados recorremos à aplicação do “Questionário de Motivação dos alunos face à disciplina de Educação Física”, elaborado por Kobal (1996), e aplicado nas turmas do terceiro ciclo e secundário do Agrupamento de Escolas de Arrifana. A amostra é composta por 146 alunos, 78 rapazes e 68 raparigas, sendo 118 alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e 28 do Ensino Secundário.
id RCAP_4dda9f3b4a3566f4b802399287175427
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/35579
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação FísicaQuestionárioMotivação IntrínsecaMotivação ExtrínsecaGéneroEducação FísicaDomínio/Área Científica::Ciências SociaisEste documento designado por Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, é o resultado de um somatório de aprendizagens, vivências que nos levaram a ir mais além na busca incessante por uma melhor práxis na nossa intervenção pedagógica. O estágio realizou-se de acordo com o regulamento de Prática de Ensino Supervisionada, do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos básico e secundário. Foi realizado no 3º ciclo e secundário, na Escola Básica e Secundária de Arrifana, com um total de 14 alunos, no ano letivo 2019/20. Este relatório apresenta-se dividido em três capítulos principais. O primeiro consta essencialmente de uma análise reflexiva da minha carreira académica, e de uma descrição do percurso académico e profissional. O segundo aborda o desenvolvimento do processo Ensino/Aprendizagem, procuramos explanar o nosso processo de desenvolvimento pessoal/profissional, colocando ao longo deste capítulo algumas considerações pessoais. O terceiro capítulo, consiste na apresentação do projeto de estudo, que foi realizado ao longo do ano letivo 2019/2020, tendo como objetivo estudar quais as motivações intrínsecas e extrínsecas que levam os jovens à prática de Educação Física. Como forma de recolhermos os nossos dados recorremos à aplicação do “Questionário de Motivação dos alunos face à disciplina de Educação Física”, elaborado por Kobal (1996), e aplicado nas turmas do terceiro ciclo e secundário do Agrupamento de Escolas de Arrifana. A amostra é composta por 146 alunos, 78 rapazes e 68 raparigas, sendo 118 alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e 28 do Ensino Secundário.Salselas, ValdemarRepositório ComumCouto, Marco2021-02-19T12:28:13Z2020-08-082020-08-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/35579TID:202643638pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:19:46Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/35579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:19.467963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação Física
title Motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação Física
spellingShingle Motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação Física
Couto, Marco
Questionário
Motivação Intrínseca
Motivação Extrínseca
Género
Educação Física
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação Física
title_full Motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação Física
title_fullStr Motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação Física
title_full_unstemmed Motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação Física
title_sort Motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação Física
author Couto, Marco
author_facet Couto, Marco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salselas, Valdemar
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Marco
dc.subject.por.fl_str_mv Questionário
Motivação Intrínseca
Motivação Extrínseca
Género
Educação Física
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Questionário
Motivação Intrínseca
Motivação Extrínseca
Género
Educação Física
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Este documento designado por Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, é o resultado de um somatório de aprendizagens, vivências que nos levaram a ir mais além na busca incessante por uma melhor práxis na nossa intervenção pedagógica. O estágio realizou-se de acordo com o regulamento de Prática de Ensino Supervisionada, do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos básico e secundário. Foi realizado no 3º ciclo e secundário, na Escola Básica e Secundária de Arrifana, com um total de 14 alunos, no ano letivo 2019/20. Este relatório apresenta-se dividido em três capítulos principais. O primeiro consta essencialmente de uma análise reflexiva da minha carreira académica, e de uma descrição do percurso académico e profissional. O segundo aborda o desenvolvimento do processo Ensino/Aprendizagem, procuramos explanar o nosso processo de desenvolvimento pessoal/profissional, colocando ao longo deste capítulo algumas considerações pessoais. O terceiro capítulo, consiste na apresentação do projeto de estudo, que foi realizado ao longo do ano letivo 2019/2020, tendo como objetivo estudar quais as motivações intrínsecas e extrínsecas que levam os jovens à prática de Educação Física. Como forma de recolhermos os nossos dados recorremos à aplicação do “Questionário de Motivação dos alunos face à disciplina de Educação Física”, elaborado por Kobal (1996), e aplicado nas turmas do terceiro ciclo e secundário do Agrupamento de Escolas de Arrifana. A amostra é composta por 146 alunos, 78 rapazes e 68 raparigas, sendo 118 alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e 28 do Ensino Secundário.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-08
2020-08-08T00:00:00Z
2021-02-19T12:28:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/35579
TID:202643638
url http://hdl.handle.net/10400.26/35579
identifier_str_mv TID:202643638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134917350653952