Motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/35579 |
Resumo: | Este documento designado por Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, é o resultado de um somatório de aprendizagens, vivências que nos levaram a ir mais além na busca incessante por uma melhor práxis na nossa intervenção pedagógica. O estágio realizou-se de acordo com o regulamento de Prática de Ensino Supervisionada, do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos básico e secundário. Foi realizado no 3º ciclo e secundário, na Escola Básica e Secundária de Arrifana, com um total de 14 alunos, no ano letivo 2019/20. Este relatório apresenta-se dividido em três capítulos principais. O primeiro consta essencialmente de uma análise reflexiva da minha carreira académica, e de uma descrição do percurso académico e profissional. O segundo aborda o desenvolvimento do processo Ensino/Aprendizagem, procuramos explanar o nosso processo de desenvolvimento pessoal/profissional, colocando ao longo deste capítulo algumas considerações pessoais. O terceiro capítulo, consiste na apresentação do projeto de estudo, que foi realizado ao longo do ano letivo 2019/2020, tendo como objetivo estudar quais as motivações intrínsecas e extrínsecas que levam os jovens à prática de Educação Física. Como forma de recolhermos os nossos dados recorremos à aplicação do “Questionário de Motivação dos alunos face à disciplina de Educação Física”, elaborado por Kobal (1996), e aplicado nas turmas do terceiro ciclo e secundário do Agrupamento de Escolas de Arrifana. A amostra é composta por 146 alunos, 78 rapazes e 68 raparigas, sendo 118 alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e 28 do Ensino Secundário. |
id |
RCAP_4dda9f3b4a3566f4b802399287175427 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/35579 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação FísicaQuestionárioMotivação IntrínsecaMotivação ExtrínsecaGéneroEducação FísicaDomínio/Área Científica::Ciências SociaisEste documento designado por Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, é o resultado de um somatório de aprendizagens, vivências que nos levaram a ir mais além na busca incessante por uma melhor práxis na nossa intervenção pedagógica. O estágio realizou-se de acordo com o regulamento de Prática de Ensino Supervisionada, do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos básico e secundário. Foi realizado no 3º ciclo e secundário, na Escola Básica e Secundária de Arrifana, com um total de 14 alunos, no ano letivo 2019/20. Este relatório apresenta-se dividido em três capítulos principais. O primeiro consta essencialmente de uma análise reflexiva da minha carreira académica, e de uma descrição do percurso académico e profissional. O segundo aborda o desenvolvimento do processo Ensino/Aprendizagem, procuramos explanar o nosso processo de desenvolvimento pessoal/profissional, colocando ao longo deste capítulo algumas considerações pessoais. O terceiro capítulo, consiste na apresentação do projeto de estudo, que foi realizado ao longo do ano letivo 2019/2020, tendo como objetivo estudar quais as motivações intrínsecas e extrínsecas que levam os jovens à prática de Educação Física. Como forma de recolhermos os nossos dados recorremos à aplicação do “Questionário de Motivação dos alunos face à disciplina de Educação Física”, elaborado por Kobal (1996), e aplicado nas turmas do terceiro ciclo e secundário do Agrupamento de Escolas de Arrifana. A amostra é composta por 146 alunos, 78 rapazes e 68 raparigas, sendo 118 alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e 28 do Ensino Secundário.Salselas, ValdemarRepositório ComumCouto, Marco2021-02-19T12:28:13Z2020-08-082020-08-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/35579TID:202643638pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:19:46Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/35579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:19.467963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação Física |
title |
Motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação Física |
spellingShingle |
Motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação Física Couto, Marco Questionário Motivação Intrínseca Motivação Extrínseca Género Educação Física Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação Física |
title_full |
Motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação Física |
title_fullStr |
Motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação Física |
title_full_unstemmed |
Motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação Física |
title_sort |
Motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação Física |
author |
Couto, Marco |
author_facet |
Couto, Marco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salselas, Valdemar Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couto, Marco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Questionário Motivação Intrínseca Motivação Extrínseca Género Educação Física Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Questionário Motivação Intrínseca Motivação Extrínseca Género Educação Física Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
Este documento designado por Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, é o resultado de um somatório de aprendizagens, vivências que nos levaram a ir mais além na busca incessante por uma melhor práxis na nossa intervenção pedagógica. O estágio realizou-se de acordo com o regulamento de Prática de Ensino Supervisionada, do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos básico e secundário. Foi realizado no 3º ciclo e secundário, na Escola Básica e Secundária de Arrifana, com um total de 14 alunos, no ano letivo 2019/20. Este relatório apresenta-se dividido em três capítulos principais. O primeiro consta essencialmente de uma análise reflexiva da minha carreira académica, e de uma descrição do percurso académico e profissional. O segundo aborda o desenvolvimento do processo Ensino/Aprendizagem, procuramos explanar o nosso processo de desenvolvimento pessoal/profissional, colocando ao longo deste capítulo algumas considerações pessoais. O terceiro capítulo, consiste na apresentação do projeto de estudo, que foi realizado ao longo do ano letivo 2019/2020, tendo como objetivo estudar quais as motivações intrínsecas e extrínsecas que levam os jovens à prática de Educação Física. Como forma de recolhermos os nossos dados recorremos à aplicação do “Questionário de Motivação dos alunos face à disciplina de Educação Física”, elaborado por Kobal (1996), e aplicado nas turmas do terceiro ciclo e secundário do Agrupamento de Escolas de Arrifana. A amostra é composta por 146 alunos, 78 rapazes e 68 raparigas, sendo 118 alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e 28 do Ensino Secundário. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-08 2020-08-08T00:00:00Z 2021-02-19T12:28:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/35579 TID:202643638 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/35579 |
identifier_str_mv |
TID:202643638 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134917350653952 |