Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borralho, António
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Vale, Isabel, Pimentel, Teresa, Barbosa, Ana, Cabrita, Isabel, Barbosa, Elsa, Fonseca, Lina
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/5285
Resumo: Este livro centra-se na importância dos padrões no desenvolvimento curricular da Matemática no ensino básico, apresentando-se um conjunto de propostas de tarefas que contemplam temas matemáticos transversais ao três ciclos. Valoriza a exploração de padrões como meio de ajudar os alunos quer a desenvolver a sua competência matemática quer a apreciar as qualidades estéticas da disciplina, reforçando a perspetiva de que a exploração matemática na procura de padrões é um meio através do qual emergem conceitos matemáticos com significado e compreensão. Trata-se de um conjunto de tarefas matemáticas, enquadradas pela investigação teórica e empírica, e que têm os seguintes pressupostos:(a) todos os alunos podem gostar de matemática; (b) a matemática é a ciência dos padrões; e (c) a descoberta de um padrão é uma estratégia poderosa de resolução de problemas.
id RCAP_021fa43260e99a027a0a17bc5fe81ddd
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/5285
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino da MatemáticaPadrõesDidática da MatemáticaEste livro centra-se na importância dos padrões no desenvolvimento curricular da Matemática no ensino básico, apresentando-se um conjunto de propostas de tarefas que contemplam temas matemáticos transversais ao três ciclos. Valoriza a exploração de padrões como meio de ajudar os alunos quer a desenvolver a sua competência matemática quer a apreciar as qualidades estéticas da disciplina, reforçando a perspetiva de que a exploração matemática na procura de padrões é um meio através do qual emergem conceitos matemáticos com significado e compreensão. Trata-se de um conjunto de tarefas matemáticas, enquadradas pela investigação teórica e empírica, e que têm os seguintes pressupostos:(a) todos os alunos podem gostar de matemática; (b) a matemática é a ciência dos padrões; e (c) a descoberta de um padrão é uma estratégia poderosa de resolução de problemas.Texto Editores, Lda2012-09-24T10:57:31Z2012-09-242011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/5285http://hdl.handle.net/10174/5285porLisboa978-972-47-4588-6183simnaoDepartamento de Pedagogia e Educaçãoamab@uevora.ptisabel.vale@ese.ipvc.ptteresapimentel@ese.ipvc.ptanabarbosa@ese.ipvc.pticabrita@ua.ptbarbosa.elsa@gmail.comlinafonseca@ese.ipvc.pt229Borralho, AntónioVale, IsabelPimentel, TeresaBarbosa, AnaCabrita, IsabelBarbosa, ElsaFonseca, Linainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:43:48Zoai:dspace.uevora.pt:10174/5285Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:00:17.235418Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino da Matemática
title Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino da Matemática
spellingShingle Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino da Matemática
Borralho, António
Padrões
Didática da Matemática
title_short Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino da Matemática
title_full Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino da Matemática
title_fullStr Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino da Matemática
title_full_unstemmed Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino da Matemática
title_sort Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino da Matemática
author Borralho, António
author_facet Borralho, António
Vale, Isabel
Pimentel, Teresa
Barbosa, Ana
Cabrita, Isabel
Barbosa, Elsa
Fonseca, Lina
author_role author
author2 Vale, Isabel
Pimentel, Teresa
Barbosa, Ana
Cabrita, Isabel
Barbosa, Elsa
Fonseca, Lina
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borralho, António
Vale, Isabel
Pimentel, Teresa
Barbosa, Ana
Cabrita, Isabel
Barbosa, Elsa
Fonseca, Lina
dc.subject.por.fl_str_mv Padrões
Didática da Matemática
topic Padrões
Didática da Matemática
description Este livro centra-se na importância dos padrões no desenvolvimento curricular da Matemática no ensino básico, apresentando-se um conjunto de propostas de tarefas que contemplam temas matemáticos transversais ao três ciclos. Valoriza a exploração de padrões como meio de ajudar os alunos quer a desenvolver a sua competência matemática quer a apreciar as qualidades estéticas da disciplina, reforçando a perspetiva de que a exploração matemática na procura de padrões é um meio através do qual emergem conceitos matemáticos com significado e compreensão. Trata-se de um conjunto de tarefas matemáticas, enquadradas pela investigação teórica e empírica, e que têm os seguintes pressupostos:(a) todos os alunos podem gostar de matemática; (b) a matemática é a ciência dos padrões; e (c) a descoberta de um padrão é uma estratégia poderosa de resolução de problemas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2012-09-24T10:57:31Z
2012-09-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/5285
http://hdl.handle.net/10174/5285
url http://hdl.handle.net/10174/5285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lisboa
978-972-47-4588-6
183
sim
nao
Departamento de Pedagogia e Educação
amab@uevora.pt
isabel.vale@ese.ipvc.pt
teresapimentel@ese.ipvc.pt
anabarbosa@ese.ipvc.pt
icabrita@ua.pt
barbosa.elsa@gmail.com
linafonseca@ese.ipvc.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Texto Editores, Lda
publisher.none.fl_str_mv Texto Editores, Lda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136485324095488