Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino da Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/5285 |
Resumo: | Este livro centra-se na importância dos padrões no desenvolvimento curricular da Matemática no ensino básico, apresentando-se um conjunto de propostas de tarefas que contemplam temas matemáticos transversais ao três ciclos. Valoriza a exploração de padrões como meio de ajudar os alunos quer a desenvolver a sua competência matemática quer a apreciar as qualidades estéticas da disciplina, reforçando a perspetiva de que a exploração matemática na procura de padrões é um meio através do qual emergem conceitos matemáticos com significado e compreensão. Trata-se de um conjunto de tarefas matemáticas, enquadradas pela investigação teórica e empírica, e que têm os seguintes pressupostos:(a) todos os alunos podem gostar de matemática; (b) a matemática é a ciência dos padrões; e (c) a descoberta de um padrão é uma estratégia poderosa de resolução de problemas. |
id |
RCAP_021fa43260e99a027a0a17bc5fe81ddd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/5285 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino da MatemáticaPadrõesDidática da MatemáticaEste livro centra-se na importância dos padrões no desenvolvimento curricular da Matemática no ensino básico, apresentando-se um conjunto de propostas de tarefas que contemplam temas matemáticos transversais ao três ciclos. Valoriza a exploração de padrões como meio de ajudar os alunos quer a desenvolver a sua competência matemática quer a apreciar as qualidades estéticas da disciplina, reforçando a perspetiva de que a exploração matemática na procura de padrões é um meio através do qual emergem conceitos matemáticos com significado e compreensão. Trata-se de um conjunto de tarefas matemáticas, enquadradas pela investigação teórica e empírica, e que têm os seguintes pressupostos:(a) todos os alunos podem gostar de matemática; (b) a matemática é a ciência dos padrões; e (c) a descoberta de um padrão é uma estratégia poderosa de resolução de problemas.Texto Editores, Lda2012-09-24T10:57:31Z2012-09-242011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/5285http://hdl.handle.net/10174/5285porLisboa978-972-47-4588-6183simnaoDepartamento de Pedagogia e Educaçãoamab@uevora.ptisabel.vale@ese.ipvc.ptteresapimentel@ese.ipvc.ptanabarbosa@ese.ipvc.pticabrita@ua.ptbarbosa.elsa@gmail.comlinafonseca@ese.ipvc.pt229Borralho, AntónioVale, IsabelPimentel, TeresaBarbosa, AnaCabrita, IsabelBarbosa, ElsaFonseca, Linainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:43:48Zoai:dspace.uevora.pt:10174/5285Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:00:17.235418Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino da Matemática |
title |
Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino da Matemática |
spellingShingle |
Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino da Matemática Borralho, António Padrões Didática da Matemática |
title_short |
Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino da Matemática |
title_full |
Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino da Matemática |
title_fullStr |
Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino da Matemática |
title_full_unstemmed |
Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino da Matemática |
title_sort |
Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino da Matemática |
author |
Borralho, António |
author_facet |
Borralho, António Vale, Isabel Pimentel, Teresa Barbosa, Ana Cabrita, Isabel Barbosa, Elsa Fonseca, Lina |
author_role |
author |
author2 |
Vale, Isabel Pimentel, Teresa Barbosa, Ana Cabrita, Isabel Barbosa, Elsa Fonseca, Lina |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borralho, António Vale, Isabel Pimentel, Teresa Barbosa, Ana Cabrita, Isabel Barbosa, Elsa Fonseca, Lina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Padrões Didática da Matemática |
topic |
Padrões Didática da Matemática |
description |
Este livro centra-se na importância dos padrões no desenvolvimento curricular da Matemática no ensino básico, apresentando-se um conjunto de propostas de tarefas que contemplam temas matemáticos transversais ao três ciclos. Valoriza a exploração de padrões como meio de ajudar os alunos quer a desenvolver a sua competência matemática quer a apreciar as qualidades estéticas da disciplina, reforçando a perspetiva de que a exploração matemática na procura de padrões é um meio através do qual emergem conceitos matemáticos com significado e compreensão. Trata-se de um conjunto de tarefas matemáticas, enquadradas pela investigação teórica e empírica, e que têm os seguintes pressupostos:(a) todos os alunos podem gostar de matemática; (b) a matemática é a ciência dos padrões; e (c) a descoberta de um padrão é uma estratégia poderosa de resolução de problemas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2012-09-24T10:57:31Z 2012-09-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/5285 http://hdl.handle.net/10174/5285 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/5285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lisboa 978-972-47-4588-6 183 sim nao Departamento de Pedagogia e Educação amab@uevora.pt isabel.vale@ese.ipvc.pt teresapimentel@ese.ipvc.pt anabarbosa@ese.ipvc.pt icabrita@ua.pt barbosa.elsa@gmail.com linafonseca@ese.ipvc.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Texto Editores, Lda |
publisher.none.fl_str_mv |
Texto Editores, Lda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136485324095488 |