Os padrões na matemática do pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/4268 |
Resumo: | Este artigo versa o tema dos padrões, que cada vez mais se torna importante em educação matemática. Começando por se definir claramente o termo e enquadrá-lo na educação pré-escolar, analisam-se resultados de investigação em torno da aprendizagem dos padrões, tanto em Portugal como internacionalmente. A ideia de diversidade nos tipos de padrão e nas concretizações de um dado padrão é crucial e é explorada com algum pormenor mas não exaustivamente para o padrão ABABAB. Existem alguns padrões mais avançados que incorporam uma progressão aritmética, simetria ou segunda dimensão que ainda têm lugar no pré-escolar, apresentando-se aqui alguns exemplos. O artigo finaliza com uma discussão sobre abordagens metodológicas, recomendando-se a abordagem pela resolução de problemas evitando outras mais redutoras. |
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Os padrões na matemática do pré-escolarPadrões no pré-escolarMatemática na educação de infânciaEste artigo versa o tema dos padrões, que cada vez mais se torna importante em educação matemática. Começando por se definir claramente o termo e enquadrá-lo na educação pré-escolar, analisam-se resultados de investigação em torno da aprendizagem dos padrões, tanto em Portugal como internacionalmente. A ideia de diversidade nos tipos de padrão e nas concretizações de um dado padrão é crucial e é explorada com algum pormenor mas não exaustivamente para o padrão ABABAB. Existem alguns padrões mais avançados que incorporam uma progressão aritmética, simetria ou segunda dimensão que ainda têm lugar no pré-escolar, apresentando-se aqui alguns exemplos. O artigo finaliza com uma discussão sobre abordagens metodológicas, recomendando-se a abordagem pela resolução de problemas evitando outras mais redutoras.This paper is about pattern, a theme more important than ever in mathematics education. It starts with a clear definition of the concept, immerging it in pre-school education, then proceeds by an analysis of research results concerning pattern learning, in Portugal and elsewhere. The idea of diversity among pattern types and in concrete patterns is considered crucial and it is explored with some detail although not exhaustively in the case of the pattern ABABAB. There are some more advanced pattern types that include arithmetic progression, symmetry or the 2nd dimension that still have a place in pre-school education, for which some examples are given. The paper ends with a discussion about methodological approaches, which brings forth a recommendation of a problem-solving approach in order to avoid other less interesting ones.Escola Superior de Educação de Castelo BrancoUniversidade do MinhoPalhares, PedroMamede, Ema20022002-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/4268por"Educare-educere". ISSN 0873-0504. 7:12 (2002) 107-123.0873-0504info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4268Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:41.422605Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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