Relatório de Estágio: Clube de Natação do Fundão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Ana Sofia Dias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/12520
Resumo: No âmbito do mestrado em Ciências do Desporto, no ramo de Treino Desportivo, foi realizado um estágio na modalidade de natação, durante a época 2021-2022. Com o estágio que se desenrolou no Clube de Natação do Fundão, pretendeu-se desenvolver o conhecimento e competências inerentes ao treinador de natação pura desportiva para obtenção do Título Profissional de Treinador de Desporto, Grau II. A intervenção foi centrada em dois grupos, escalão de cadetes (pré-cadetes e cadetes) e o escalão de infantis. A intervenção envolveu tarefas de planeamento, organização e condução e avaliação do treino destes nadadores. Como por exemplo, estas tarefas envolveram planeamento, orientação e condução do treino do escalão de cadetes, observação, condução e posteriormente o planeamento do treino dos escalões de absolutos, correções de técnica, relatórios de assiduidade e de competições, tratar de inscrições de provas e participação nas reuniões de delegados das competições. Com a conclusão do estágio foi possível de desenvolver e adquirir novos conhecimentos dos cuidados e atenções que o treinador deverá ter em consideração no planeamento, orientação e condução do treino de todos os escalões. Durante a realização do estágio foi desenvolvido um trabalho de investigação com o objetivo principal de verificar o efeito de 12 semanas de treino de natação nos escalões de formação (cadetes e infantis), analisando variáveis de rendimento e técnicas no nado de crol e costas. Foram analisadas as variáveis de deslize, percurso subaquático, tempo aos 25 metros, frequência gestual, distância por ciclo de braçada, índice de nado e a técnica de nado. Os resultados demonstram diferenças significativas na variável de deslize e tempo aos 25 metros em crol e costas, não tendo sido encontradas diferenças nas restantes variáveis analisadas. Com estes resultados foi possível de verificar que o período de treino de 12 semanas nestes escalões levou à melhoria do rendimento em 25 m de nado, tendo sido notórias as melhorias no deslize em posição hidrodinâmica. A avaliação periódica dos nadadores pode ser uma mais-valia para a programação do treinador e para o rendimento dos nadadores. Realçamos ainda que, o estudo apresentado demonstra ser possível realizar avaliações em contexto real, acessíveis e pouco dispendiosas, que permitem analisar o desenvolvimento dos nadadores e a evolução em diferentes parâmetros.
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spelling Relatório de Estágio: Clube de Natação do FundãoO Efeito de 12 Semanas de Treino de Natação nos Escalões de FormaçãoAvaliação e Controlo do TreinoFormaçãoIntervençãoNatação Pura DesportivaPlaneamentoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoNo âmbito do mestrado em Ciências do Desporto, no ramo de Treino Desportivo, foi realizado um estágio na modalidade de natação, durante a época 2021-2022. Com o estágio que se desenrolou no Clube de Natação do Fundão, pretendeu-se desenvolver o conhecimento e competências inerentes ao treinador de natação pura desportiva para obtenção do Título Profissional de Treinador de Desporto, Grau II. A intervenção foi centrada em dois grupos, escalão de cadetes (pré-cadetes e cadetes) e o escalão de infantis. A intervenção envolveu tarefas de planeamento, organização e condução e avaliação do treino destes nadadores. Como por exemplo, estas tarefas envolveram planeamento, orientação e condução do treino do escalão de cadetes, observação, condução e posteriormente o planeamento do treino dos escalões de absolutos, correções de técnica, relatórios de assiduidade e de competições, tratar de inscrições de provas e participação nas reuniões de delegados das competições. Com a conclusão do estágio foi possível de desenvolver e adquirir novos conhecimentos dos cuidados e atenções que o treinador deverá ter em consideração no planeamento, orientação e condução do treino de todos os escalões. Durante a realização do estágio foi desenvolvido um trabalho de investigação com o objetivo principal de verificar o efeito de 12 semanas de treino de natação nos escalões de formação (cadetes e infantis), analisando variáveis de rendimento e técnicas no nado de crol e costas. 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Realçamos ainda que, o estudo apresentado demonstra ser possível realizar avaliações em contexto real, acessíveis e pouco dispendiosas, que permitem analisar o desenvolvimento dos nadadores e a evolução em diferentes parâmetros.The current document is the report of Sports Training of the master’s degree Swimming in the 2021/2022 season. at Clube de Natação in Sports Science in the area was carried With the internship out do Fundão, it was intended to develop the knowledge and skills inherent to the pure sport swimming coach for obtaining the Professional Title of Sports Coach, Grade II. The intervention was focused on two groups, the cadet level (pre and cadets) ancadets d the infantile level. The intervention involved tasks of planning, organizing, and conducting and evaluating the training of these swimmers. For example, these tasks involved planning, guiding, and conducting the training of the cadet age group, observing , conducting, and then planning the training of the absolute age group, correcting technique, assiduity, internsh ip, and competition reports, dealing with competition entries, and participating in delegate meetings for competitions. With the conclusion of the it was possible to develop and acquire new knowledge of the care and attention that the coach should take into account when planning, guiding and conducting the training of all classes. To complete the internship, a research project was developed to ve rify the effect of 12 weeks of swimming training on The following variables were analyzed: gliding performance of young swimmers . , underwater stroke, time at 25 meters, number of strokes (25 meters), stroke frequency, distance per stroke cycle, swimming in dex, and technique in freestyle and backstroke techniques. The results show significant differences in the gliding ed variable and time at 25 meters in both swimming techniques while the other variables remained constant. With these results it was possible to verify that the periodic evaluation of swimmers can be an added value to the coach's planning and to the swimmers' performance. This study also shows the ease of creating accessible and practical assessments to evaluate the development of swimmers.Neiva, Henrique PereirauBibliorumMonteiro, Ana Sofia Dias2022-12-13T14:50:44Z2022-07-152022-06-292022-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/12520TID:203115546porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:55:44Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:06.397892Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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