Avaliação da sustentabilidade de materiais de pavimentação ao longo do seu ciclo de vida
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/36111 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil |
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Avaliação da sustentabilidade de materiais de pavimentação ao longo do seu ciclo de vidaSustainability assessment of paving materials throughout their lifecycleResistência ao rolamentoConsumos energéticosTextura superficialContacto pneu / pavimentoAnálise de ciclo de vidaRolling resistanceEnergy consumptionSuperficial textureTire / pavement contactLife cycle assessment625.8Engenharia e Tecnologia::Engenharia CivilDissertação de mestrado integrado em Engenharia CivilO setor dos transportes, muito próspero e dinâmico do ponto de vista económico, confronta-se com custos sociais e ecológicos cada vez maiores, pelo que um modelo de mobilidade sustentável adquiriu cada vez mais importância. É necessário assegurar mobilidade de pessoas e mercadorias a baixo custo e de forma eficaz. Partindo deste pressuposto, é importante fazer uma abordagem de análise de ciclo de vida com o objetivo de otimizar a eficiência do sistema de transportes e a segurança, bem como reduzir o consumo de energia e o impacto ambiental. O principal objetivo deste trabalho consiste na avaliação do consumo energético associado à resistência ao rolamento produzida pela movimentação do tráfego rodoviário, tendo em consideração a sustentabilidade de diferentes tipos de pavimento, ou seja, de que forma o desempenho dos pavimentos ao longo do seu ciclo de vida pode melhorar o consumo energético e menorizar o dispêndio das energias não renováveis, contribuindo para práticas de sustentabilidade. Neste trabalho pretende-se melhorar um método laboratorial utilizado num estudo anterior e com este analisar a influência das características mecânicas e superficiais de misturas betuminosas e em granito na resistência ao rolamento. Primeiramente, foram realizados ensaios para evidenciar a influência do peso e da pressão do pneu. Depois realizaram-se testes em lajes graníticas com quatro texturas superficiais, usualmente aplicadas em pavimentos de elevada rigidez. Em seguida produziram-se duas misturas betuminosas que diferem nos parâmetros de textura (um betão betuminoso e um betão betuminoso rugoso) e procedeu-se à caracterização das misturas através do ensaio da mancha de areia. Todos os dados foram recolhidos a partir do emparelhamento do ensaio de pista (wheel tracking test) com um multímetro e uma placa de aquisição de dados, para registar a energia consumida nos ensaios. Os resultados mostraram as tendências referentes ao peso aplicado na roda, à pressão do pneu, à velocidade e à área de contacto pneu/pavimento. A nível do consumo energético em materiais com diferente textura verificou-se a sua influência, embora restem algumas dúvidas a clarificar.The transportation sector, very prosper and dynamic from an economic standpoint, is being confronted with increasing social and ecological costs, therefore a model of sustainable mobility acquires more importance. It is necessary to ensure low cost and efficient mobility of people and goods. With that in mind, it is important to approach a life cycle assessment with the optimization of the transportation system’s efficiency and safety as a goal, as well as a decrease in energy consumption and environmental impact. The main objective of this work consists in the analysis of the consumption of energy associated with the rolling resistance produced by the road traffic’s movement, taking into account the sustainability of different kinds of pavement, or, in other words, the way a pavement’s performance throughout its life cycle can improve the energy consumption and minimize the use of non-renewable energies, contributing therefore to more sustainable procedures. In this work there’s an attempt to improve a laboratory method used in a previous study and, with this, determine the influence of the mechanical and surface characteristics of bituminous mixtures and of the surface characteristics of granite on the rolling resistance. First, tests to denote the influence of weight and the tires pressure were conducted. Tests in granite specimens with four superficial textures, usually applied in high modulus pavements, followed. Afterwards, two bituminous mixtures were produced, different in texture (an asphalt concrete and a rough asphalt concrete), and characterized through the sand patch test. The data was gathered by pairing wheel tracking tests with a multimeter and a data acquisition board, to register the energy spent in each test. The results showed the trends related to the weight applied to the wheel, the tire pressure, the speed and the contact area tire/surface. Concerning the energy consumption in materials with different roughness, it was noticed its influence, although there's still some doubts to clarify.Oliveira, JoelSilva, Hugo Manuel Ribeiro Dias daUniversidade do MinhoBiscaia, Ariana Filipa Rego20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/36111por201142082info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/36111Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:15.012798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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