(Con)Viver e Crescer com as Leituras: - Projeto da Biblioteca Escolar para os alunos do 3º Ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2167 |
Resumo: | O projeto de investigação “(Con)Viver e Crescer com as leituras – Projeto da Biblioteca Escolar para os alunos do 3º Ciclo”, enquadra-se no âmbito da problemática da falta de hábitos de leitura nos alunos daquele ciclo de ensino, mais precisamente no 7º ano de escolaridade. Pretendemos alcançar uma solução, que passe pela promoção de estratégias diferenciadas, perspetivando em particular o papel que a Biblioteca Escolar poderá desempenhar junto de pré-adolescentes e adolescentes, tendo como principal objetivo apresentar e desenvolver estratégias para a promoção do gosto pela leitura. Na primeira parte deste trabalho, enquadramento teórico, são focados conceitos relacionados com a Leitura, a Biblioteca Escolar e a Educação pela Arte. A abordagem destes conceitos conduziu a um conhecimento mais profundo da temática do projeto, de forma a sustentar o desafio colocado pela pergunta de partida. Na segunda parte, descrevemos as metodologias utilizadas e analisamos o projeto de intervenção. A questão da motivação e do desenvolvimento do gosto pela leitura, através de atividades de expressões, são de toda a pertinência num quadro pouco favorável à leitura, quer ao nível do contexto de sala de aula, quer ao nível da biblioteca escolar. O trabalho de campo consistiu na implementação do projeto, que assenta em oito atividades de promoção de leitura. A análise dos dados, recolhidos através dos vários instrumentos utilizados, permitiu-nos refletir sobre os elementos que se cruzam nas diferentes atividades promovidas, revelando-nos que a biblioteca escolar pode constituir-se como uma importante força mobilizadora, na mudança de atitude dos alunos face à leitura. |
id |
RCAP_0263aa94f534653871e144458d13511c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2167 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
(Con)Viver e Crescer com as Leituras: - Projeto da Biblioteca Escolar para os alunos do 3º CicloPromoção de LeituraIlustraçãoBiblioteca EscolarHábitos de LeituraO projeto de investigação “(Con)Viver e Crescer com as leituras – Projeto da Biblioteca Escolar para os alunos do 3º Ciclo”, enquadra-se no âmbito da problemática da falta de hábitos de leitura nos alunos daquele ciclo de ensino, mais precisamente no 7º ano de escolaridade. Pretendemos alcançar uma solução, que passe pela promoção de estratégias diferenciadas, perspetivando em particular o papel que a Biblioteca Escolar poderá desempenhar junto de pré-adolescentes e adolescentes, tendo como principal objetivo apresentar e desenvolver estratégias para a promoção do gosto pela leitura. Na primeira parte deste trabalho, enquadramento teórico, são focados conceitos relacionados com a Leitura, a Biblioteca Escolar e a Educação pela Arte. A abordagem destes conceitos conduziu a um conhecimento mais profundo da temática do projeto, de forma a sustentar o desafio colocado pela pergunta de partida. Na segunda parte, descrevemos as metodologias utilizadas e analisamos o projeto de intervenção. A questão da motivação e do desenvolvimento do gosto pela leitura, através de atividades de expressões, são de toda a pertinência num quadro pouco favorável à leitura, quer ao nível do contexto de sala de aula, quer ao nível da biblioteca escolar. O trabalho de campo consistiu na implementação do projeto, que assenta em oito atividades de promoção de leitura. A análise dos dados, recolhidos através dos vários instrumentos utilizados, permitiu-nos refletir sobre os elementos que se cruzam nas diferentes atividades promovidas, revelando-nos que a biblioteca escolar pode constituir-se como uma importante força mobilizadora, na mudança de atitude dos alunos face à leitura.The research project “Living and growing with reading – School Library project for students of the 7th, 8th and 9th form, this is aimed at the problematic lack of reading habits in these forms, especially the 7th formers. We intend to find a solution by promoting different strategies, mainly showing the important role that the school library could play in regards to teenagers. The objective is to show and develop strategies to acquire a liking for reading. In the first part of this paper, in regards to theory, several concepts of reading, the School library and the learning of art are focused. The emphasis of these concepts led to a better understanding of the project theme, this way sustain the challenge of the initial question. In the second part of this paper, we show the methods used and analise the intervention project. The issue of motivation and development of the great importance in an environment which is not favorable to reading, be it in the classroom or in the school library. The fieldwork in carrying out the project consists of 8 promotional reading activities. Data analysis, gathered by several tools used, allowed us to reflect upon the elements that cross each other in the different activities shown. Showing us that the school library can be a mobilizing strength in the change of mentality in regards to reading.2015-06-08T08:51:05Z2015-06-02T00:00:00Z2015-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2167TID:201338491porCracel, Maria Manuela Gonçalves Guedesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:54Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2167Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:01.891428Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Con)Viver e Crescer com as Leituras: - Projeto da Biblioteca Escolar para os alunos do 3º Ciclo |
title |
(Con)Viver e Crescer com as Leituras: - Projeto da Biblioteca Escolar para os alunos do 3º Ciclo |
spellingShingle |
(Con)Viver e Crescer com as Leituras: - Projeto da Biblioteca Escolar para os alunos do 3º Ciclo Cracel, Maria Manuela Gonçalves Guedes Promoção de Leitura Ilustração Biblioteca Escolar Hábitos de Leitura |
title_short |
(Con)Viver e Crescer com as Leituras: - Projeto da Biblioteca Escolar para os alunos do 3º Ciclo |
title_full |
(Con)Viver e Crescer com as Leituras: - Projeto da Biblioteca Escolar para os alunos do 3º Ciclo |
title_fullStr |
(Con)Viver e Crescer com as Leituras: - Projeto da Biblioteca Escolar para os alunos do 3º Ciclo |
title_full_unstemmed |
(Con)Viver e Crescer com as Leituras: - Projeto da Biblioteca Escolar para os alunos do 3º Ciclo |
title_sort |
(Con)Viver e Crescer com as Leituras: - Projeto da Biblioteca Escolar para os alunos do 3º Ciclo |
author |
Cracel, Maria Manuela Gonçalves Guedes |
author_facet |
Cracel, Maria Manuela Gonçalves Guedes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cracel, Maria Manuela Gonçalves Guedes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Promoção de Leitura Ilustração Biblioteca Escolar Hábitos de Leitura |
topic |
Promoção de Leitura Ilustração Biblioteca Escolar Hábitos de Leitura |
description |
O projeto de investigação “(Con)Viver e Crescer com as leituras – Projeto da Biblioteca Escolar para os alunos do 3º Ciclo”, enquadra-se no âmbito da problemática da falta de hábitos de leitura nos alunos daquele ciclo de ensino, mais precisamente no 7º ano de escolaridade. Pretendemos alcançar uma solução, que passe pela promoção de estratégias diferenciadas, perspetivando em particular o papel que a Biblioteca Escolar poderá desempenhar junto de pré-adolescentes e adolescentes, tendo como principal objetivo apresentar e desenvolver estratégias para a promoção do gosto pela leitura. Na primeira parte deste trabalho, enquadramento teórico, são focados conceitos relacionados com a Leitura, a Biblioteca Escolar e a Educação pela Arte. A abordagem destes conceitos conduziu a um conhecimento mais profundo da temática do projeto, de forma a sustentar o desafio colocado pela pergunta de partida. Na segunda parte, descrevemos as metodologias utilizadas e analisamos o projeto de intervenção. A questão da motivação e do desenvolvimento do gosto pela leitura, através de atividades de expressões, são de toda a pertinência num quadro pouco favorável à leitura, quer ao nível do contexto de sala de aula, quer ao nível da biblioteca escolar. O trabalho de campo consistiu na implementação do projeto, que assenta em oito atividades de promoção de leitura. A análise dos dados, recolhidos através dos vários instrumentos utilizados, permitiu-nos refletir sobre os elementos que se cruzam nas diferentes atividades promovidas, revelando-nos que a biblioteca escolar pode constituir-se como uma importante força mobilizadora, na mudança de atitude dos alunos face à leitura. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-08T08:51:05Z 2015-06-02T00:00:00Z 2015-06-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2167 TID:201338491 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2167 |
identifier_str_mv |
TID:201338491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131624164556800 |