Leituras iluminadas: a promoção da leitura através da ilustração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cláudia Sofia de Azevedo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1091
Resumo: O projeto “Leituras Iluminadas: a promoção da leitura através da ilustração” visa a promoção da leitura através da exploração (do texto e da imagem) consciencializando conhecimentos, em diversas áreas do saber, através da criação de produções plásticas. Considerando que uma boa leitura depende da compreensão do leitor, torna-se necessário construir um caminho que leve a criança à exploração e interpretação da informação contida nas suas leituras. Deste modo, a ilustração conquistou um vasto território, na atualidade, sendo fundamental que se percecione esta nova forma de ilustrar, para que as leituras sejam mais ricas e proporcionem um maior conhecimento nos leitores. Com a intenção de suscitar o gosto pela leitura, o presente projeto propôs um conjunto de momentos, debruçando-se numa exploração verbal e visual que culminaram com atividades plásticas. Estas atividades desenvolvem na criança estímulos variados que poderão facilitar uma fluidez de pensamento, estimulando a comunicação visual e a sensibilidade estética (Fróis, 2000). Também o desenvolvimento desta vertente educacional suscita na criança um novo olhar, orientando uma nova forma de ler e extrair informação que estas possam conter. A leitura de um livro já não se prende unicamente com a descodificação do significado das palavras, mas também da interpretação das ilustrações. Também a ilustração é detentora de uma linguagem própria, a linguagem gráfica. Toda esta dimensão visual apresenta uma nova narrativa dentro do livro infantil, o que estimula a atenção das crianças na busca de pistas para a interpretação global da obra, procurando apelar diretamente ao leitor. (Armas cit. por Viana & Coquet: 2003).
id RCAP_e57cb45183666633342c60bc7deba074
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1091
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Leituras iluminadas: a promoção da leitura através da ilustraçãoExpressão plásticaIlustraçãoPromoção da leituraO projeto “Leituras Iluminadas: a promoção da leitura através da ilustração” visa a promoção da leitura através da exploração (do texto e da imagem) consciencializando conhecimentos, em diversas áreas do saber, através da criação de produções plásticas. Considerando que uma boa leitura depende da compreensão do leitor, torna-se necessário construir um caminho que leve a criança à exploração e interpretação da informação contida nas suas leituras. Deste modo, a ilustração conquistou um vasto território, na atualidade, sendo fundamental que se percecione esta nova forma de ilustrar, para que as leituras sejam mais ricas e proporcionem um maior conhecimento nos leitores. Com a intenção de suscitar o gosto pela leitura, o presente projeto propôs um conjunto de momentos, debruçando-se numa exploração verbal e visual que culminaram com atividades plásticas. Estas atividades desenvolvem na criança estímulos variados que poderão facilitar uma fluidez de pensamento, estimulando a comunicação visual e a sensibilidade estética (Fróis, 2000). Também o desenvolvimento desta vertente educacional suscita na criança um novo olhar, orientando uma nova forma de ler e extrair informação que estas possam conter. A leitura de um livro já não se prende unicamente com a descodificação do significado das palavras, mas também da interpretação das ilustrações. Também a ilustração é detentora de uma linguagem própria, a linguagem gráfica. Toda esta dimensão visual apresenta uma nova narrativa dentro do livro infantil, o que estimula a atenção das crianças na busca de pistas para a interpretação global da obra, procurando apelar diretamente ao leitor. (Armas cit. por Viana & Coquet: 2003).The project "Enlightened reading: the promotion of reading through illustrating", aims to promote reading through the exploitation (text and image) and becoming aware of knowledge in several areas through the creation of handmade products. Whereas a good read depends on the reader's understanding, it becomes necessary to build a path that leads to child exploitation and interpretation of information contained in their readings. Thus, the illustration conquered a vast territory nowadays, it is essential that this new way of illustration is conceived, that the readings are richer and provide a greater knowledge on the readers. With the intent to arouse interest in reading, this project proposed a set of moments, leaning on verbal and visual activities that culminated in handwork. These activities develop in the child various stimuli that may promote a fluidity of thought, stimulating visual communication and aesthetic sensibility (Frois, 2000). Also the development of this aspect of education raises on the child a new look, guiding a new way to read and extract information they might contain. Reading a book has not only to do with decoding the meaning of words, but also the interpretation of the illustrations. Also the illustration holds its own language, a graphic language. All this visual dimension, presents a new narrative in the children's book, which stimulates the children's attention in the search for clues to the overall interpretation of the work, seeking to appeal directly to the reader. (Armas cit. By Viana & Coquet: 2003).2012-04-11T10:07:01Z2013-05-20T14:03:46Z2011-09-01T00:00:00Z2011-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1091porSantos, Cláudia Sofia de Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:37Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1091Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:38.109296Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Leituras iluminadas: a promoção da leitura através da ilustração
title Leituras iluminadas: a promoção da leitura através da ilustração
spellingShingle Leituras iluminadas: a promoção da leitura através da ilustração
Santos, Cláudia Sofia de Azevedo
Expressão plástica
Ilustração
Promoção da leitura
title_short Leituras iluminadas: a promoção da leitura através da ilustração
title_full Leituras iluminadas: a promoção da leitura através da ilustração
title_fullStr Leituras iluminadas: a promoção da leitura através da ilustração
title_full_unstemmed Leituras iluminadas: a promoção da leitura através da ilustração
title_sort Leituras iluminadas: a promoção da leitura através da ilustração
author Santos, Cláudia Sofia de Azevedo
author_facet Santos, Cláudia Sofia de Azevedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cláudia Sofia de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão plástica
Ilustração
Promoção da leitura
topic Expressão plástica
Ilustração
Promoção da leitura
description O projeto “Leituras Iluminadas: a promoção da leitura através da ilustração” visa a promoção da leitura através da exploração (do texto e da imagem) consciencializando conhecimentos, em diversas áreas do saber, através da criação de produções plásticas. Considerando que uma boa leitura depende da compreensão do leitor, torna-se necessário construir um caminho que leve a criança à exploração e interpretação da informação contida nas suas leituras. Deste modo, a ilustração conquistou um vasto território, na atualidade, sendo fundamental que se percecione esta nova forma de ilustrar, para que as leituras sejam mais ricas e proporcionem um maior conhecimento nos leitores. Com a intenção de suscitar o gosto pela leitura, o presente projeto propôs um conjunto de momentos, debruçando-se numa exploração verbal e visual que culminaram com atividades plásticas. Estas atividades desenvolvem na criança estímulos variados que poderão facilitar uma fluidez de pensamento, estimulando a comunicação visual e a sensibilidade estética (Fróis, 2000). Também o desenvolvimento desta vertente educacional suscita na criança um novo olhar, orientando uma nova forma de ler e extrair informação que estas possam conter. A leitura de um livro já não se prende unicamente com a descodificação do significado das palavras, mas também da interpretação das ilustrações. Também a ilustração é detentora de uma linguagem própria, a linguagem gráfica. Toda esta dimensão visual apresenta uma nova narrativa dentro do livro infantil, o que estimula a atenção das crianças na busca de pistas para a interpretação global da obra, procurando apelar diretamente ao leitor. (Armas cit. por Viana & Coquet: 2003).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01T00:00:00Z
2011-09
2012-04-11T10:07:01Z
2013-05-20T14:03:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1091
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131619959767040