A biblioteca escolar na formação inicial de professores

Bibliographic Details
Main Author: Silva, Maria Helena Dias da
Publication Date: 2012
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.2/2147
Summary: Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e BIbliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_0266bf3c3ac1c6b51fced18a2d492707
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2147
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A biblioteca escolar na formação inicial de professoresBibliotecas escolaresFormação de professoresCursos universitáriosInformação/bibliotecas,papelPerceçãoCurriculumSchool libraryTeacher trainingCurricular integrationDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e BIbliotecas Escolares apresentada à Universidade AbertaA implementação de uma rede de bibliotecas escolares em Portugal conta com mais de uma dezena de anos, e importantes alterações se têm vindo a processar nas nossas escolas, quer em termos de uma nova visão em relação a esse espaço físico, quer no que se refere à integração da biblioteca escolar na vida da escola e na articulação curricular. Todavia, para muitos professores a biblioteca continua ainda a ser um elemento marginal no trabalho pedagógico, desconhecendo as suas potencialidades. Este facto resulta, entre vários aspectos, de lacunas em termos da formação de professores. Mas neste novo contexto, que noção têm os professores mais novos, em formação ou recém-formados, sobre a Biblioteca Escolar, sobre o seu papel e objectivos? Esta dissertação foi assim orientada no sentido de identificar e de analisar a forma como a Biblioteca Escolar está presente na formação inicial de professores. Para cumprir esse propósito, foi feito o levantamento das menções à Biblioteca Escolar e ao trabalho colaborativo com o professor bibliotecário nos programas dos Cursos de Licenciatura em Educação Básica e Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico de uma Escola Superior de Educação do país. Foram ainda realizadas entrevistas a docentes e inquéritos a alunos desta instituição, com o objectivo de conhecer as abordagens à Biblioteca Escolar na prática. Dos dados recolhidos, conclui-se que as menções à Biblioteca Escolar nos programas apenas se reportam às Unidades Curriculares de Literatura. Contudo, as entrevistas com os docentes e as respostas dos alunos levam a concluir que a Biblioteca Escolar é mencionada na prática diária com os futuros professores, encarando-a sobretudo como centro de recursos e como organizadora de actividades ligadas à promoção da leitura.More than ten years have passed since the implementation of the school libraries network in Portugal and significant changes have occurred in our schools, either concerning a new vision about school libraries physical space or about their integration in the school life and also concerning curricular interrelationship. Nevertheless, for many teachers, the library is still seen as a marginal element in their pedagogical work, since its role is still unknown. This is the result, among other reasons, of some gaps in teacher professional training. However, with this new context, what do younger teachers (still in its professional training) think about the school library, its role and objectives? The focus of this dissertation has been oriented to find out what importance school library has been given in teacher training. We have conducted a survey with the purpose to identify what kind of references school libraries have in teacher training curricular programs in a School for Teacher Education in Portugal. Some interviews to the teachers and inquiries to the students of this institution have been carried out, with the purpose to understand how school libraries are integrated in to practice. The survey led us to the conclusion that the school library is mentioned only in the programs of Literature. However, the interviews and the inquiries have elucidated that the school library is also mentioned in daily practice with the future teachers, even though the SL is regarded mainly as a resource center and as an organizer of reading events.Bastos, GlóriaRepositório AbertoSilva, Maria Helena Dias da2012-07-27T08:56:50Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2147porSilva, Maria Helena Dias da - A biblioteca escolar na formação inicial de professores [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2012. XVI, 163 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:33Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:44.199568Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A biblioteca escolar na formação inicial de professores
title A biblioteca escolar na formação inicial de professores
spellingShingle A biblioteca escolar na formação inicial de professores
Silva, Maria Helena Dias da
Bibliotecas escolares
Formação de professores
Cursos universitários
Informação/bibliotecas,papel
Perceção
Curriculum
School library
Teacher training
Curricular integration
title_short A biblioteca escolar na formação inicial de professores
title_full A biblioteca escolar na formação inicial de professores
title_fullStr A biblioteca escolar na formação inicial de professores
title_full_unstemmed A biblioteca escolar na formação inicial de professores
title_sort A biblioteca escolar na formação inicial de professores
author Silva, Maria Helena Dias da
author_facet Silva, Maria Helena Dias da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Glória
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Helena Dias da
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas escolares
Formação de professores
Cursos universitários
Informação/bibliotecas,papel
Perceção
Curriculum
School library
Teacher training
Curricular integration
topic Bibliotecas escolares
Formação de professores
Cursos universitários
Informação/bibliotecas,papel
Perceção
Curriculum
School library
Teacher training
Curricular integration
description Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e BIbliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-27T08:56:50Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2147
url http://hdl.handle.net/10400.2/2147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Maria Helena Dias da - A biblioteca escolar na formação inicial de professores [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2012. XVI, 163 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135005621878784