Metáfora concetual e literariedade: a “Hora” de Fernando Pessoa
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/42242 |
Resumo: | A análise que apresentamos insere-se no domínio da Linguística Cognitiva e resulta da aplicação dos instrumentos de análise da metáfora poética, propostos por Lakoff e Turner (1989) no âmbito da Teoria da Metáfora Concetual, postulada por Lakoff e Johnson (1980 e 1999) e por Lakoff e Feldman (2006), à metaforização de “hora”, nos poemas ortónimos de Fernando Pessoa (1888-1935), escritos entre 1910 e 1935. Neste texto, apenas iremos utilizar um pequeno corpus do total, constituído por seis excertos de poemas ortónimos nos quais o item lexical “hora” designa metonimicamente a categoria superordenada Tempo, através da metonímia concetual HORA POR TEMPO As metáforas de “hora” são complexas, o que significa que resultam da combinação hierarquizada de metáforas convencionais de nível específico e genérico que constituem o background sociocultural que constrange a criatividade do poeta e do qual emerge a metaforização de “hora”, realizada com base nos quatro mecanismos concetuais em que assenta a construção da metáfora poética: extensão, elaboração, questionamento e combinação. |
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Metáfora concetual e literariedade: a “Hora” de Fernando PessoaConceptual metaphor and literariness: the concept of “Hour” in Fernando PessoaMetáfora poéticaMetáfora concetualExpressão metafóricaEsquema imagéticoFernando PessoaPoetic metaphorConceptual metaphorMetaphorical expressionImage schemeHumanidades::Línguas e LiteraturasA análise que apresentamos insere-se no domínio da Linguística Cognitiva e resulta da aplicação dos instrumentos de análise da metáfora poética, propostos por Lakoff e Turner (1989) no âmbito da Teoria da Metáfora Concetual, postulada por Lakoff e Johnson (1980 e 1999) e por Lakoff e Feldman (2006), à metaforização de “hora”, nos poemas ortónimos de Fernando Pessoa (1888-1935), escritos entre 1910 e 1935. Neste texto, apenas iremos utilizar um pequeno corpus do total, constituído por seis excertos de poemas ortónimos nos quais o item lexical “hora” designa metonimicamente a categoria superordenada Tempo, através da metonímia concetual HORA POR TEMPO As metáforas de “hora” são complexas, o que significa que resultam da combinação hierarquizada de metáforas convencionais de nível específico e genérico que constituem o background sociocultural que constrange a criatividade do poeta e do qual emerge a metaforização de “hora”, realizada com base nos quatro mecanismos concetuais em que assenta a construção da metáfora poética: extensão, elaboração, questionamento e combinação.The analysis hereby presented is inserted in the dominium of Cognitive Linguistics and aims at applying the instruments of poetic metaphor analysis, as proposed by Lakoff and Turner (1989) within the ambit of The Conceptual Metaphor Theory, postulated by Lakoff and Johnson (1980 and 1989) and by Lakoff and Feldman (2006), to the metaphor of “hour”, in the orthonymous poems of Fernando Pessoa (1888-1935), written between 1910 and 1935. In order to achieve such purpose, we started from a corpus constituted by six excerpts of poems in which the lexical item “hour” designates metonymically the superordinate category TIME, trough the conceptual metonymy HOUR FOR TIME. The metaphors of “hour” are complex, which means that they are the result of the hierarchical combination of conventional metaphors of a specific and general level which constitute the social background that restrains the poet’s creativity and out of which the process of creating the metaphor of “hour” emerges, based on the four conceptual mechanisms in which the construction of the poetic metaphor lies: extension, elaboration, questioning and combination.Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)Universidade do MinhoPizarro, Isabel Alexandra Alves da NóbregaTeixeira, José2016-062016-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/42242porPizarro, Isabel e Teixeira, José (2016). “Metáfora concetual e literariedade: a “Hora” de Fernando Pessoa”, in Diacrítica - Série Ciências da Linguagem, N.º 30/1 – 2016, Centro de Estudos Humanísticos, Universidade do Minho-Braga, ISSN: 0807-8967, pp. 139-161.0807-8967info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:07.146330Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A análise que apresentamos insere-se no domínio da Linguística Cognitiva e resulta da aplicação dos instrumentos de análise da metáfora poética, propostos por Lakoff e Turner (1989) no âmbito da Teoria da Metáfora Concetual, postulada por Lakoff e Johnson (1980 e 1999) e por Lakoff e Feldman (2006), à metaforização de “hora”, nos poemas ortónimos de Fernando Pessoa (1888-1935), escritos entre 1910 e 1935. Neste texto, apenas iremos utilizar um pequeno corpus do total, constituído por seis excertos de poemas ortónimos nos quais o item lexical “hora” designa metonimicamente a categoria superordenada Tempo, através da metonímia concetual HORA POR TEMPO As metáforas de “hora” são complexas, o que significa que resultam da combinação hierarquizada de metáforas convencionais de nível específico e genérico que constituem o background sociocultural que constrange a criatividade do poeta e do qual emerge a metaforização de “hora”, realizada com base nos quatro mecanismos concetuais em que assenta a construção da metáfora poética: extensão, elaboração, questionamento e combinação. |
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