Desenvolvimento dos sentidos da operação subtração no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Liliana Sofia Monteiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14372
Resumo: Tendo em conta os tempos de rápida e acentuada mudança considera-se necessário compreender e usar a matemática na vida quotidiana e no local de trabalho. Esta matemática deve ir além da aprendizagem de conceitos, de procedimentos e das suas aplicações. Implica, sobretudo, aprender uma certa forma de pensar, onde todas as pessoas “necessitam de conhecer e compreender matemática” e “todos os alunos devem ter a oportunidade e o apoio necessário para aprender matemática, com significado, com profundidade e compreensão” (National Council of Teachers of Mathematics, 2007, p. 5). Particularizando, a partir dos anos 90 do século XX, houve alterações ao nível das investigações relacionadas com as operações aritméticas. Em resultado dessas alterações instituiu-se que, nos dois primeiros anos de escolaridade, os problemas deviam veicular o desenvolvimento dos vários sentidos que as operações de adição e de subtração podem assumir (Treffers e Buys, 2001). Tendo em conta a importância atribuída ao promover uma educação em matemática de qualidade, desde os primeiros anos de escolaridade, este estudo teve como finalidade a construção, implementação e avaliação de tarefas de matemática orientadas para o desenvolvimento dos sentidos da operação subtração (mudar tirando / diferença, comparar e completar), com alunos do 2.º ano de escolaridade. Face à finalidade, formularam-se as seguintes questões de estudo: Quais as estratégias usadas pelos alunos na resolução de tarefas envolvendo os sentidos da operação subtração? Qual o impacto das tarefas no desenvolvimento dos sentidos da operação subtração dos alunos? e Qual a opinião dos alunos sobre as tarefas que realizaram?. Adotando uma metodologia orientada para a prática, num plano de investigação-ação, recolheram-se dados através de instrumentos como o diária da professora estagiária investigadora, o teste escrito, o questionário e o instrumento de análise das produções escritas dos alunos, no âmbito das técnicas de recolha de dados: observação, testagem, inquérito e análise documental, respetivamente. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados recolhidos permitiram concluir que as tarefas implementadas do tipo resolver problemas, inventar problemas e explicar processos de resolução foram um potencial contributo para o desenvolvimento dos sentidos mudar tirando / diferença, comparar e completar da operação subtração dos alunos. Na ótica destes, as tarefas realizadas foram interessantes, motivadoras e produtivas no que se refere ao promover o aprender Matemática, mostrando entusiasmo na sua realização.
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Em resultado dessas alterações instituiu-se que, nos dois primeiros anos de escolaridade, os problemas deviam veicular o desenvolvimento dos vários sentidos que as operações de adição e de subtração podem assumir (Treffers e Buys, 2001). Tendo em conta a importância atribuída ao promover uma educação em matemática de qualidade, desde os primeiros anos de escolaridade, este estudo teve como finalidade a construção, implementação e avaliação de tarefas de matemática orientadas para o desenvolvimento dos sentidos da operação subtração (mudar tirando / diferença, comparar e completar), com alunos do 2.º ano de escolaridade. Face à finalidade, formularam-se as seguintes questões de estudo: Quais as estratégias usadas pelos alunos na resolução de tarefas envolvendo os sentidos da operação subtração? Qual o impacto das tarefas no desenvolvimento dos sentidos da operação subtração dos alunos? e Qual a opinião dos alunos sobre as tarefas que realizaram?. Adotando uma metodologia orientada para a prática, num plano de investigação-ação, recolheram-se dados através de instrumentos como o diária da professora estagiária investigadora, o teste escrito, o questionário e o instrumento de análise das produções escritas dos alunos, no âmbito das técnicas de recolha de dados: observação, testagem, inquérito e análise documental, respetivamente. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados recolhidos permitiram concluir que as tarefas implementadas do tipo resolver problemas, inventar problemas e explicar processos de resolução foram um potencial contributo para o desenvolvimento dos sentidos mudar tirando / diferença, comparar e completar da operação subtração dos alunos. Na ótica destes, as tarefas realizadas foram interessantes, motivadoras e produtivas no que se refere ao promover o aprender Matemática, mostrando entusiasmo na sua realização.Given the times of rapid and dramatic change is considered necessary to understand and use mathematics in everyday life and in the workplace. This mathematics should go beyond the mathematics learning of concepts, procedures and their applications. It mainly involves learning a certain way of thinking, where all the people "need to know and understand mathematics" and "all students should have the opportunity and the needed support to learn mathematics with meaning, depth and understanding" (National Council of Teachers of Mathematics, 2007, p. 5). Particularized, from 90s of XX century, there were changes at the level of investigations related to arithmetic operations. As a result of these changes it is established that, in the first two years of schooling, problems should serve the development of the various ways that the operations of addition subtraction can take (Treffers and Buys, 2001). From the early years of schooling, and given the importance assigned to promote quality education in mathematics, this study aimed the construction, implementation and evaluation of task-oriented mathematics to the development of the senses of the subtraction operation (change taking / difference, compare and complete), with students from 2º Basic Education. Given the purpose, the following study questions were formulated: What are the strategies used by students in solving tasks involving the senses of the subtraction operation? What is the impact of the tasks in the development of the senses of the operation of subtraction’s students? and What is the opinion of students on the tasks performed?. Adopting a methodology oriented to practice, in a research action-plan, data were collected through instruments such as the daily trainee teacher researcher, the written test, the questionnaire and the analysis tool of students' written productions, under the techniques of data collection: observation, testing, survey and doccumental analysis, respectively. The results obtained from the analysis of the data collected showed that the tasks of the kind implemented to solve problems, invent problems and explain resolution processes have a potential contribution to the development of the senses taking change / difference, compare and complete the operation of subtraction students . In they point of view, the tasks performed were interesting, motivating and productive when it comes to promoting learning mathematics, showing enthusiasm in their performance.Universidade de Aveiro2015-07-09T09:30:29Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14372TID:201582775porPinto, Liliana Sofia Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:16Zoai:ria.ua.pt:10773/14372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:57.650610Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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