Pensamento crítico e literacia matemática: um estudo de caso numa turma no 8º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Irina Raquel Afonso de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21433
Resumo: O presente trabalho propõe-se explorar as interrelações e coexistências entre as capacidades de pensamento crítico e de literacia matemática. Numa era caracterizada pelas suas mutações súbitas e sistemáticas, emerge a necessidade de desenvolver currículos que preparem os alunos para um futuro incerto. Vários autores defendem que indivíduos dotados de pensamento crítico terão maior facilidade em adaptar-se às inúmeras exigências do mundo atual e, como tal, serão mais bem-sucedidos ao nível pessoal, social e profissional. Para além disso, diariamente são partilhadas informações repletas de conteúdos impossíveis de compreender, de forma plena, se o individuo não for matematicamente literado. Com este trabalho procura-se, por isso, compreender em que medida a inclusão de tarefas de avaliação do nível de desempenho no domínio da literacia matemática, incluídas em estudos internacionais, nomeadamente TIMSS e PISA, nos planos de aula é favorável à mobilização de capacidades de pensamento crítico e de literacia matemática. Dada a natureza da investigação, este trabalho foi elaborado segundo uma abordagem de natureza qualitativa, com um leve suporte quantitativo, assente num paradigma construtivista e com design de estudo de caso múltiplo. A realização do estudo requereu a construção de uma sequência didática que contempla uma bateria de tarefas de avaliação do nível de desempenho no domínio da literacia matemática. A sua implementação decorreu numa turma do 8.º ano do ensino básico, tendo-se recolhido todas as produções escritas dos alunos. Para além disso, foram ainda recolhidos dados através do preenchimento de grelhas de observação e da elaboração de notas de campo. Os resultados do estudo revelam que uma inclusão estruturada, progressiva e metódica de tarefas de avaliação do nível de desempenho no domínio da literacia matemática parece favorecer a mobilização das capacidades de pensamento crítico e de literacia matemática.
id RCAP_98c0a2bed98357c8b3c3a79da1882b43
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/21433
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pensamento crítico e literacia matemática: um estudo de caso numa turma no 8º ano de escolaridadeDidatica da matemáticaEnsino da matemática - Ensino básico 3º cicloPensamento críticoEducação matemáticaO presente trabalho propõe-se explorar as interrelações e coexistências entre as capacidades de pensamento crítico e de literacia matemática. Numa era caracterizada pelas suas mutações súbitas e sistemáticas, emerge a necessidade de desenvolver currículos que preparem os alunos para um futuro incerto. Vários autores defendem que indivíduos dotados de pensamento crítico terão maior facilidade em adaptar-se às inúmeras exigências do mundo atual e, como tal, serão mais bem-sucedidos ao nível pessoal, social e profissional. Para além disso, diariamente são partilhadas informações repletas de conteúdos impossíveis de compreender, de forma plena, se o individuo não for matematicamente literado. Com este trabalho procura-se, por isso, compreender em que medida a inclusão de tarefas de avaliação do nível de desempenho no domínio da literacia matemática, incluídas em estudos internacionais, nomeadamente TIMSS e PISA, nos planos de aula é favorável à mobilização de capacidades de pensamento crítico e de literacia matemática. Dada a natureza da investigação, este trabalho foi elaborado segundo uma abordagem de natureza qualitativa, com um leve suporte quantitativo, assente num paradigma construtivista e com design de estudo de caso múltiplo. A realização do estudo requereu a construção de uma sequência didática que contempla uma bateria de tarefas de avaliação do nível de desempenho no domínio da literacia matemática. A sua implementação decorreu numa turma do 8.º ano do ensino básico, tendo-se recolhido todas as produções escritas dos alunos. Para além disso, foram ainda recolhidos dados através do preenchimento de grelhas de observação e da elaboração de notas de campo. Os resultados do estudo revelam que uma inclusão estruturada, progressiva e metódica de tarefas de avaliação do nível de desempenho no domínio da literacia matemática parece favorecer a mobilização das capacidades de pensamento crítico e de literacia matemática.This study aims to explore the intersection between critical thinking abilities and mathematical literacy skills. In an era characterized by its sudden and systematic mutation emerges the need to develop curricula to prepare students for an uncertain future. Several authors argue that individuals endowed with critical thinking will be easier to adapt to the many demands of today's world. Therefore, they will be more likely to archive high levels of success – personally, socially, and professionally. Besides, every day we have to deal with a lot of information which it’s full content impossible to understand fully, if the individual is not mathematically literate. This investigation seeks to understand if the inclusion of assessment tasks, included in international surveys such as TIMSS and PISA, in the lesson plans is in favor of mobilization capabilities critical thinking and mathematical literacy. This project was done according to a qualitative approach with a minor quantitative support, based on a constructivist paradigm and multiple case study design. To full fill the purpose of the study, it was essential to develop a didactic sequence that included level of performance assessment tasks in the field of mathematical literacy. This sequence was tested out in a class of 8th grade. The written productions of students were collected. Moreover, data gathering was completed with observation grids and field notes. The study results reveal that a structured, progressive and methodical inclusion of level of performance assessment tasks in the field of mathematical literacy may facilitate the mobilization of critical thinking skills and mathematical literacy.Universidade de Aveiro2018-01-15T10:56:28Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21433TID:201933500porOliveira, Irina Raquel Afonso deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:14Zoai:ria.ua.pt:10773/21433Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:55:57.118226Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento crítico e literacia matemática: um estudo de caso numa turma no 8º ano de escolaridade
title Pensamento crítico e literacia matemática: um estudo de caso numa turma no 8º ano de escolaridade
spellingShingle Pensamento crítico e literacia matemática: um estudo de caso numa turma no 8º ano de escolaridade
Oliveira, Irina Raquel Afonso de
Didatica da matemática
Ensino da matemática - Ensino básico 3º ciclo
Pensamento crítico
Educação matemática
title_short Pensamento crítico e literacia matemática: um estudo de caso numa turma no 8º ano de escolaridade
title_full Pensamento crítico e literacia matemática: um estudo de caso numa turma no 8º ano de escolaridade
title_fullStr Pensamento crítico e literacia matemática: um estudo de caso numa turma no 8º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Pensamento crítico e literacia matemática: um estudo de caso numa turma no 8º ano de escolaridade
title_sort Pensamento crítico e literacia matemática: um estudo de caso numa turma no 8º ano de escolaridade
author Oliveira, Irina Raquel Afonso de
author_facet Oliveira, Irina Raquel Afonso de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Irina Raquel Afonso de
dc.subject.por.fl_str_mv Didatica da matemática
Ensino da matemática - Ensino básico 3º ciclo
Pensamento crítico
Educação matemática
topic Didatica da matemática
Ensino da matemática - Ensino básico 3º ciclo
Pensamento crítico
Educação matemática
description O presente trabalho propõe-se explorar as interrelações e coexistências entre as capacidades de pensamento crítico e de literacia matemática. Numa era caracterizada pelas suas mutações súbitas e sistemáticas, emerge a necessidade de desenvolver currículos que preparem os alunos para um futuro incerto. Vários autores defendem que indivíduos dotados de pensamento crítico terão maior facilidade em adaptar-se às inúmeras exigências do mundo atual e, como tal, serão mais bem-sucedidos ao nível pessoal, social e profissional. Para além disso, diariamente são partilhadas informações repletas de conteúdos impossíveis de compreender, de forma plena, se o individuo não for matematicamente literado. Com este trabalho procura-se, por isso, compreender em que medida a inclusão de tarefas de avaliação do nível de desempenho no domínio da literacia matemática, incluídas em estudos internacionais, nomeadamente TIMSS e PISA, nos planos de aula é favorável à mobilização de capacidades de pensamento crítico e de literacia matemática. Dada a natureza da investigação, este trabalho foi elaborado segundo uma abordagem de natureza qualitativa, com um leve suporte quantitativo, assente num paradigma construtivista e com design de estudo de caso múltiplo. A realização do estudo requereu a construção de uma sequência didática que contempla uma bateria de tarefas de avaliação do nível de desempenho no domínio da literacia matemática. A sua implementação decorreu numa turma do 8.º ano do ensino básico, tendo-se recolhido todas as produções escritas dos alunos. Para além disso, foram ainda recolhidos dados através do preenchimento de grelhas de observação e da elaboração de notas de campo. Os resultados do estudo revelam que uma inclusão estruturada, progressiva e metódica de tarefas de avaliação do nível de desempenho no domínio da literacia matemática parece favorecer a mobilização das capacidades de pensamento crítico e de literacia matemática.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2018-01-15T10:56:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/21433
TID:201933500
url http://hdl.handle.net/10773/21433
identifier_str_mv TID:201933500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137612952240128