A experiência prática e o desenvolvimento integral
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3045 |
Resumo: | No decorrer das grandes transformações existentes a nível de práticas pedagógicas e métodos educativos, é possível procedermos a um olhar diferente quanto à pedagogia adotada pelos profissionais no presente e no futuro, assim como compreender o impacto que essas metodologias têm no processo de aprendizagem. O presente relatório espelha um estudo contínuo, realizado ao longo dos últimos dois anos, baseando-se na compreensão de estratégias práticas para a aquisição de conteúdos e competências, por parte dos alunos, criando um afastamento do método de ensino tradicional e recorrendo a diversos métodos práticos. Para tal, foi eleito um estudo de natureza qualitativa referente aos participantes no estudo como a professora cooperante e os vinte e três alunos presentes no estágio profissional desenvolvido no terceiro ano de escolaridade em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. No decorrer do presente relatório, preconizamos uma visão prática, tendo em conta a situação do pré-docente assim como estratégias que qualquer docente deve adotar. Em particular, um profissional da educação ao atuar no 1.º Ciclo deve estar preparado para compreender a turma com que se depara e saber quais as estratégias que propiciarão uma maior motivação e interesse, a par com o aproveitamento académico para cada um dos seus alunos. Para isso, o professor deve procurar ser criativo, inovador, atento e minucioso quanto às suas práticas pedagógicas para que deste modo consiga proceder a uma prática enriquecedora, motivadora e interessante para os seus alunos para que consiga prepará-los para serem cidadão pró-ativos e aptos a integrarem a sociedade envolvente. Consideramos, pois, que é necessário que o docente invista na sua formação, procurando estar atualizado e pronto a realizar novas adaptações pedagógicas numa lógica de investigação-ação avaliação-reformulação. Palavras-chave: Educação, Pedagogia, Aprendizagem, Desenvolvimento, Prática educativa. |
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