O caminho para a docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Joana Patricia Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13015
Resumo: O presente relatório tem por objetivo descrever as tarefas e as atividades por mim desenvolvidas, nos estágios realizados no âmbito do Mestrado em Ensino dos1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Coimbra. Este documento apresenta uma pequena investigação no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, a qual teve por finalidade averiguar a importância da utilização de recursos diversificados nas aulas de História. Procura-se também realçar a organização das atividades de iniciação à prática profissional no 1º e 2ºciclos, explicitando as caraterísticas dos contextos de estágio, para além de apresentar a fundamentação das práticas letivas desenvolvidas, a especificação das diferentes atividades de intervenção letiva e, por fim, a reflexão em torno de todo o itinerário de formação. No que respeita ao 1.º Ciclo do Ensino Básico destacam-se, ainda, as experiências-chave referentes à “gestão pedagógica da sala de aula” e à “importância da atividade experimental no 1.º ciclo” dada a sua relevância no contexto de estágio. No 2.º Ciclo do Ensino Básico evidenciam-se as especificidades de cada um dos quatro domínios de formação.
id RCAP_4aa609e43e8a6ad67435ccb26b1bded2
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13015
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O caminho para a docênciaPráticas EducativasPrática PedagógicaEnsino Básico 1º CicloEnsino Básico 2º CicloO presente relatório tem por objetivo descrever as tarefas e as atividades por mim desenvolvidas, nos estágios realizados no âmbito do Mestrado em Ensino dos1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Coimbra. Este documento apresenta uma pequena investigação no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, a qual teve por finalidade averiguar a importância da utilização de recursos diversificados nas aulas de História. Procura-se também realçar a organização das atividades de iniciação à prática profissional no 1º e 2ºciclos, explicitando as caraterísticas dos contextos de estágio, para além de apresentar a fundamentação das práticas letivas desenvolvidas, a especificação das diferentes atividades de intervenção letiva e, por fim, a reflexão em torno de todo o itinerário de formação. No que respeita ao 1.º Ciclo do Ensino Básico destacam-se, ainda, as experiências-chave referentes à “gestão pedagógica da sala de aula” e à “importância da atividade experimental no 1.º ciclo” dada a sua relevância no contexto de estágio. No 2.º Ciclo do Ensino Básico evidenciam-se as especificidades de cada um dos quatro domínios de formação.Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Xavier, Lola Geraldes, 1973-Repositório ComumAlves, Joana Patricia Oliveira2016-04-11T11:14:47Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13015201334500porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:54Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13015Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:57.613370Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O caminho para a docência
title O caminho para a docência
spellingShingle O caminho para a docência
Alves, Joana Patricia Oliveira
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
title_short O caminho para a docência
title_full O caminho para a docência
title_fullStr O caminho para a docência
title_full_unstemmed O caminho para a docência
title_sort O caminho para a docência
author Alves, Joana Patricia Oliveira
author_facet Alves, Joana Patricia Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-
Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-
Xavier, Lola Geraldes, 1973-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Joana Patricia Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
topic Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
description O presente relatório tem por objetivo descrever as tarefas e as atividades por mim desenvolvidas, nos estágios realizados no âmbito do Mestrado em Ensino dos1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Coimbra. Este documento apresenta uma pequena investigação no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, a qual teve por finalidade averiguar a importância da utilização de recursos diversificados nas aulas de História. Procura-se também realçar a organização das atividades de iniciação à prática profissional no 1º e 2ºciclos, explicitando as caraterísticas dos contextos de estágio, para além de apresentar a fundamentação das práticas letivas desenvolvidas, a especificação das diferentes atividades de intervenção letiva e, por fim, a reflexão em torno de todo o itinerário de formação. No que respeita ao 1.º Ciclo do Ensino Básico destacam-se, ainda, as experiências-chave referentes à “gestão pedagógica da sala de aula” e à “importância da atividade experimental no 1.º ciclo” dada a sua relevância no contexto de estágio. No 2.º Ciclo do Ensino Básico evidenciam-se as especificidades de cada um dos quatro domínios de formação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2016-04-11T11:14:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13015
201334500
url http://hdl.handle.net/10400.26/13015
identifier_str_mv 201334500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015030312960