Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima de Faria, Cantanhede, junto da turma do 8º LF2 no ano letivo 2019/2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castanheira, Henrique José Gama
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96648
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_028476f24da3ae31689c69d581fe1323
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96648
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima de Faria, Cantanhede, junto da turma do 8º LF2 no ano letivo 2019/2020Teacher Training Report Developed at Lima-de-Faria Secondary School, Cantanhede, with the 8th LF2 class in the 2019/2020 Academic YearEducação FísicaEstágio PedagógicoFeedbackPerceçãoPrática PedagógicaPhysical EducationTeacher TrainingFeedbackPerceptionPedagogical PracticeRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaThe Report presented in this document is representative of the work carried out in the Pedagogical Internship in the current academic year 2019/2020, carried out through the application of all the knowledge acquired during my academic training in a real context and in this way to the advancement from student to teacher. The teacher training is the final stage before the completion of the Master in Teaching in Physical Education in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra and this was developed at the Lima-de-Faria Secondary School, Cantanhede, with the Basic Education class of the 8th LF2. Here are presented all the decisions made and selected strategies, as well as the planning, tasks performed, reflections and evaluations of them to privilege the students' learning process and improve my skills as a future Physical Education teacher.This document is presented in three chapters. The first chapter refers to the characterization of the context of pedagogical practice. The second is organized and divided into four areas - teaching-learning activity, Organization and School Management activities, Educational Projects and Partnerships, and Ethical-professional attitude. Finally, the third chapter concerns an intervention study developed over the school year that sought to study the students' perceptions of the feedback provided by the teacher during their classes and compare the results according to gender.O Relatório apresentado neste documento é representativo do trabalho desenvolvido no Estágio Pedagógico no presente ano letivo de 2019/2020, realizado através da aplicação de todos os conhecimentos adquiridos ao longo da minha formação académica em contexto real e deste modo ao avanço de aluno para docente. O Estágio Pedagógico é a etapa final antes da conclusão do Mestrado em Ensino em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e este foi desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede, junto da turma do ensino Básico do 8ºLF2. Aqui são apresentadas todas as decisões tomadas e estratégias selecionadas, assim como o planeamento, tarefas realizadas, reflexões e avaliações das mesmas de forma a privilegiar o processo de aprendizagem dos alunos e melhorar as minhas competências enquanto futuro professor de Educação Física.Este documento é apresentado em três capítulos. O primeiro capítulo refere-se à caracterização do contexto da prática pedagógica. O segundo está organizado e dividido em quatro áreas – atividade de ensino-aprendizagem, atividades de Organização e Gestão Escolar, Projetos e Parcerias Educativas e, Atitude Ético-profissional. Por fim, o terceiro capítulo diz respeito a um estudo de intervenção desenvolvido ao longo do ano letivo que procurou estudar a perceção dos alunos no que toca aos feedbacks fornecidos pelo professor durante as suas aulas e comparar os resultados de acordo com o género.2020-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96648http://hdl.handle.net/10316/96648TID:202808440porCastanheira, Henrique José Gamainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T05:13:08Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96648Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:51.647500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima de Faria, Cantanhede, junto da turma do 8º LF2 no ano letivo 2019/2020
Teacher Training Report Developed at Lima-de-Faria Secondary School, Cantanhede, with the 8th LF2 class in the 2019/2020 Academic Year
title Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima de Faria, Cantanhede, junto da turma do 8º LF2 no ano letivo 2019/2020
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima de Faria, Cantanhede, junto da turma do 8º LF2 no ano letivo 2019/2020
Castanheira, Henrique José Gama
Educação Física
Estágio Pedagógico
Feedback
Perceção
Prática Pedagógica
Physical Education
Teacher Training
Feedback
Perception
Pedagogical Practice
title_short Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima de Faria, Cantanhede, junto da turma do 8º LF2 no ano letivo 2019/2020
title_full Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima de Faria, Cantanhede, junto da turma do 8º LF2 no ano letivo 2019/2020
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima de Faria, Cantanhede, junto da turma do 8º LF2 no ano letivo 2019/2020
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima de Faria, Cantanhede, junto da turma do 8º LF2 no ano letivo 2019/2020
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima de Faria, Cantanhede, junto da turma do 8º LF2 no ano letivo 2019/2020
author Castanheira, Henrique José Gama
author_facet Castanheira, Henrique José Gama
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castanheira, Henrique José Gama
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Feedback
Perceção
Prática Pedagógica
Physical Education
Teacher Training
Feedback
Perception
Pedagogical Practice
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Feedback
Perceção
Prática Pedagógica
Physical Education
Teacher Training
Feedback
Perception
Pedagogical Practice
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96648
http://hdl.handle.net/10316/96648
TID:202808440
url http://hdl.handle.net/10316/96648
identifier_str_mv TID:202808440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553363726761984