Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no Ano Letivo 2020/2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, João Rafael Costa Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97380
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_07024f44e177b043e604649c5de24260
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97380
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no Ano Letivo 2020/2021Pedagogical Internship Report Developed at the Lima-de-Faria Secondary School, Cantanhede in the 2020/2021 Academic YearEducação FísicaEstágio PedagógicoIntervenção PedagógicaReflexãoPerceçãoPhysical EducationTeacher TrainingPedagogical InterventionReflexionPerceptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaThe Internship Report presents the work developed during the Teaching Training, which aims to give students the opportunity to apply all the knowledge acquired during their academic training in a real context of teaching Physical Education, allowing the development of experience and professional, academic and personal skills.The Teaching Training arise as the conclusion stage of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, in the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, held at the Lima-de-Faria Secondary School, Cantanhede, with the class 9th LF1, in the academic year of 2020/2021.This document is organized into three chapters, in which the first presents the characterization of the school context, the second a reflection on the pedagogical intervention and the third the deepening of the theme-problem. In the first chapter, occurs the initial expectations and the contextualization of the pedagogical practice. The second chapter consists on a critical and reflective analysis of the pedagogical intervention, based on the planning, implementation and evaluation phases. Also in this chapter, a reflection is made on the activities carried out during the follow-up of the functions of Class Director, the educational projects and partnerships, the ethical-professional attitude, the dilemmatic issues and also the adjustments provoked by distance learning. The last chapter consists on the deepening of a problem theme that was developed throughout the school year, which aimed to investigate the pedagogical intervention of the Physical Education teacher by comparing teachers perception and their respective students.O Relatório de Estágio apresenta o trabalho desenvolvido durante o Estágio Pedagógico, o qual tem como propósito dar oportunidade aos estudantes de aplicarem todos os conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação académica em contexto real de ensino da Educação Física, permitindo o desenvolvimento de experiências e das competências profissionais, académicas e pessoais.O Estágio Pedagógico surge como etapa de conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, realizado na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede, junto da turma 9º LF1, no ano letivo 2020/2021.Este documento está organizado em três capítulos, em que o primeiro apresenta a caracterização do contexto escolar, o segundo uma reflexão acerca da intervenção pedagógica e o terceiro o aprofundamento do tema-problema. No primeiro capítulo surgem as expectativas iniciais e a contextualização da prática pedagógica. O segundo capítulo consiste numa análise crítica e reflexiva da intervenção pedagógica, tendo como base as fases de planeamento, realização e avaliação. Ainda neste capítulo é feita uma reflexão sobre as atividades realizadas durante o acompanhamento das funções de Diretor de Turma, os projetos e parcerias educativas, a atitude ético-profissional, as questões dilemáticas e ainda dos ajustamentos do ensino à distância. O último capítulo consiste no aprofundamento de um tema problema que foi desenvolvido ao longo do ano letivo, que tinha como objetivo averiguar a intervenção pedagógica do docente de Educação Física através da comparação da perceção de professores e os respetivos alunos.2021-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97380http://hdl.handle.net/10316/97380TID:202809374porRodrigues, João Rafael Costa Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:45:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97380Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:26.478569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no Ano Letivo 2020/2021
Pedagogical Internship Report Developed at the Lima-de-Faria Secondary School, Cantanhede in the 2020/2021 Academic Year
title Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no Ano Letivo 2020/2021
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no Ano Letivo 2020/2021
Rodrigues, João Rafael Costa Sousa
Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção Pedagógica
Reflexão
Perceção
Physical Education
Teacher Training
Pedagogical Intervention
Reflexion
Perception
title_short Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no Ano Letivo 2020/2021
title_full Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no Ano Letivo 2020/2021
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no Ano Letivo 2020/2021
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no Ano Letivo 2020/2021
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no Ano Letivo 2020/2021
author Rodrigues, João Rafael Costa Sousa
author_facet Rodrigues, João Rafael Costa Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, João Rafael Costa Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção Pedagógica
Reflexão
Perceção
Physical Education
Teacher Training
Pedagogical Intervention
Reflexion
Perception
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção Pedagógica
Reflexão
Perceção
Physical Education
Teacher Training
Pedagogical Intervention
Reflexion
Perception
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97380
http://hdl.handle.net/10316/97380
TID:202809374
url http://hdl.handle.net/10316/97380
identifier_str_mv TID:202809374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134051442884608