A importância do docente reflexivo na promoção do bem-estar emocional e implicação das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Manuela Patrícia da Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23602
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, incluída no plano curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Aveiro. Este estudo tem como quadro conceptual a abordagem experiencial de Laevers e centra-se na importância do educador/professor reflexivo para promover o bem-estar emocional e implicação das crianças, através da implementação de algumas estratégias. O estudo decorreu em III fases distintas, mas interligadas. Na I fase, elegeram-se os 21 alunos, como participantes, de uma turma do 4º. Ano, de um contexto escolar do concelho de Aveiro. Relativamente à técnica de recolha de dados desta fase, procedeu-se à observação, tendo como objetivo identificar os principais focos de preocupação presentes naquela turma, especificamente, os baixos níveis de Bem-estar Emocional e Implicação apresentados pelos alunos. Posteriormente a esta identificação, iniciou-se a II fase deste estudo, caracterizada pela identificação das possíveis causas subjacentes ao foco identificado na fase anterior (Fase I), recorrendo-se à técnica da entrevista semi-estruturada e à construção da linha de vida das crianças. Nesta fase estabeleceram-se, enquanto participantes,14 alunos do 4º. Ano. Por fim, foram implementadas algumas estratégias de ensino/aprendizagem com o intuito de promover níveis de Bem-estar Emocional e Implicação mais elevados entre os alunos (Fase III). Nesta fase escolheram-se para participantes, 4 alunos do 4º. Ano e recorreu-se à técnica de observação e ao registo fotográfico. Neste estudo, importa salientar, que os dados foram analisados através de Análise de Conteúdo. As principais conclusões deste estudo prendem-se com o facto de a presença de um educador/professor capaz de se encontrar disposto a refletir durante toda a sua prática educativa, aplicando estratégias de ensino/aprendizagem que respondam às necessidades apresentadas pelos alunos, influenciar os níveis de Bem-estar e Implicação presentes nos diferentes elementos da turma.
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Relativamente à técnica de recolha de dados desta fase, procedeu-se à observação, tendo como objetivo identificar os principais focos de preocupação presentes naquela turma, especificamente, os baixos níveis de Bem-estar Emocional e Implicação apresentados pelos alunos. Posteriormente a esta identificação, iniciou-se a II fase deste estudo, caracterizada pela identificação das possíveis causas subjacentes ao foco identificado na fase anterior (Fase I), recorrendo-se à técnica da entrevista semi-estruturada e à construção da linha de vida das crianças. Nesta fase estabeleceram-se, enquanto participantes,14 alunos do 4º. Ano. Por fim, foram implementadas algumas estratégias de ensino/aprendizagem com o intuito de promover níveis de Bem-estar Emocional e Implicação mais elevados entre os alunos (Fase III). Nesta fase escolheram-se para participantes, 4 alunos do 4º. Ano e recorreu-se à técnica de observação e ao registo fotográfico. Neste estudo, importa salientar, que os dados foram analisados através de Análise de Conteúdo. As principais conclusões deste estudo prendem-se com o facto de a presença de um educador/professor capaz de se encontrar disposto a refletir durante toda a sua prática educativa, aplicando estratégias de ensino/aprendizagem que respondam às necessidades apresentadas pelos alunos, influenciar os níveis de Bem-estar e Implicação presentes nos diferentes elementos da turma.The present report was developed in the field of the curricular unit Supervised Pedagogic Practice, included in the curricular plan of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, University of Aveiro. This study has as conceptual framework the experiential approach of Laevers and focuses on the importance of the reflective educator / teacher to promote the emotional well-being and implication of the children, through the implementation of some strategies. The study was carried out in three distinct but interrelated phases. In the first phase, the 21 students, as participants, were chosen from a group of the 4th year of a school context of the district of Aveiro. Regarding the technique of data collection of this phase, it was observed, aiming to identify the main focuses of concern present in that group, specifically, the low levels of Well-being and Implication presented by the students. Subsequent to this identification, the second phase of this study was started, characterized by the identification of the possible causes underlying the focus identified in the previous phase (Phase I), using the semi-structured interview technique and the construction of the lifeline of the children. In this phase, 14 students from the 4th grade were established as participants. Finally, some teaching/learning strategies were implemented in order to promote higher levels of emotional well-being and involvement among students (Phase III). In this phase, 4 students from the 4th grade were chosen for participants and resorted to the technique of observation and photographic recording. In this study, it should be noted that the data were analyzed through Content Analysis. The main conclusions of this study are that the presence of an educator/teacher who is able to reflect throughout his/her educational practice, applying teaching /learning strategies that respond to the needs presented by the students, and influence the levels of Well-being and Implication present in the different elements of the class.Universidade de Aveiro2018-06-21T09:14:24Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23602TID:201939690porCunha, Manuela Patrícia da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:46:35Zoai:ria.ua.pt:10773/23602Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:36.080527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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