O autoconceito e o consumo de motocicletas : um estudo exploratório no mercado brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/20657 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_029e2f7b79d5ea67e9c9b486722d7a68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20657 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O autoconceito e o consumo de motocicletas : um estudo exploratório no mercado brasileiroAutoconceitoComportamento do ConsumidorMotocicletasCongruência com a autoimagemInteracionismo SimbólicoEu Ampliado/Extended SelfSelf-conceptConsumer BehaviorMotorcycleExtended SelfSimbolic InteracionismMestrado em MarketingO autoconceito é a soma de todos os pensamentos que uma pessoa tem de si própria como objeto. Durante as suas vidas, as pessoas desempenham diferentes papéis e acabam por consumir produtos e serviços que os ajudam a desempenhar esses papéis e a construir as suas identidades. Neste estudo será estudada a relação do autoconceito com o consumo de motocicletas no mercado brasileiro. Procurou-se descobrir os simbolismos associados à motocicleta, como esta pode ser usada para completar a identidade do seu utilizador e como ela se pode tornar parte do "próprio ampliado" (extended self). Será utilizada uma abordagem qualitativa e interpretativista com consumidores ligados à indústria de motocicletas brasileira. A recolha de dados será feita com recurso a entrevistas em profundidade. As conclusões do estudo poderão proporcionar insights que melhor ajudem a compreender o comportamento do consumidor neste setor de atividade e a conceber estratégias e táticas de marketing mais eficazes.Self-concept is the sum of all the thoughts that a person has about himself as an object. During their lives, people play different roles and consuming products and services that help them play those roles and build their identities. In this study, the relationship between self-concept and motorcycle consumption in the Brazilian market will be studied. We sought to discover the symbolisms associated with the motorcycle, how it can be used to complete the identity of its user and how it can become part of the "extended self". A qualitative and interpretative approach will be used with consumers connected to the Brazilian motorcycle industry. Data collection will be done using in-depth interviews. The study's findings may provide insights that better help understand consumer behavior in this industry and design more effective marketing strategies and tactics.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaNogueira, Rafael Lucas2020-12-18T18:03:31Z2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20657porNogueira, Rafael Lucas (2020). "O autoconceito e o consumo de motocicletas : um estudo exploratório no mercado brasileiro". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:05Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20657Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:20.800742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O autoconceito e o consumo de motocicletas : um estudo exploratório no mercado brasileiro |
title |
O autoconceito e o consumo de motocicletas : um estudo exploratório no mercado brasileiro |
spellingShingle |
O autoconceito e o consumo de motocicletas : um estudo exploratório no mercado brasileiro Nogueira, Rafael Lucas Autoconceito Comportamento do Consumidor Motocicletas Congruência com a autoimagem Interacionismo Simbólico Eu Ampliado/Extended Self Self-concept Consumer Behavior Motorcycle Extended Self Simbolic Interacionism |
title_short |
O autoconceito e o consumo de motocicletas : um estudo exploratório no mercado brasileiro |
title_full |
O autoconceito e o consumo de motocicletas : um estudo exploratório no mercado brasileiro |
title_fullStr |
O autoconceito e o consumo de motocicletas : um estudo exploratório no mercado brasileiro |
title_full_unstemmed |
O autoconceito e o consumo de motocicletas : um estudo exploratório no mercado brasileiro |
title_sort |
O autoconceito e o consumo de motocicletas : um estudo exploratório no mercado brasileiro |
author |
Nogueira, Rafael Lucas |
author_facet |
Nogueira, Rafael Lucas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Maria Margarida Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Rafael Lucas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoconceito Comportamento do Consumidor Motocicletas Congruência com a autoimagem Interacionismo Simbólico Eu Ampliado/Extended Self Self-concept Consumer Behavior Motorcycle Extended Self Simbolic Interacionism |
topic |
Autoconceito Comportamento do Consumidor Motocicletas Congruência com a autoimagem Interacionismo Simbólico Eu Ampliado/Extended Self Self-concept Consumer Behavior Motorcycle Extended Self Simbolic Interacionism |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18T18:03:31Z 2020-10 2020-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/20657 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/20657 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Nogueira, Rafael Lucas (2020). "O autoconceito e o consumo de motocicletas : um estudo exploratório no mercado brasileiro". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131145766436864 |