O autoconceito e o consumo de motocicletas : um estudo exploratório no mercado brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Rafael Lucas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20657
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_029e2f7b79d5ea67e9c9b486722d7a68
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20657
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O autoconceito e o consumo de motocicletas : um estudo exploratório no mercado brasileiroAutoconceitoComportamento do ConsumidorMotocicletasCongruência com a autoimagemInteracionismo SimbólicoEu Ampliado/Extended SelfSelf-conceptConsumer BehaviorMotorcycleExtended SelfSimbolic InteracionismMestrado em MarketingO autoconceito é a soma de todos os pensamentos que uma pessoa tem de si própria como objeto. Durante as suas vidas, as pessoas desempenham diferentes papéis e acabam por consumir produtos e serviços que os ajudam a desempenhar esses papéis e a construir as suas identidades. Neste estudo será estudada a relação do autoconceito com o consumo de motocicletas no mercado brasileiro. Procurou-se descobrir os simbolismos associados à motocicleta, como esta pode ser usada para completar a identidade do seu utilizador e como ela se pode tornar parte do "próprio ampliado" (extended self). Será utilizada uma abordagem qualitativa e interpretativista com consumidores ligados à indústria de motocicletas brasileira. A recolha de dados será feita com recurso a entrevistas em profundidade. As conclusões do estudo poderão proporcionar insights que melhor ajudem a compreender o comportamento do consumidor neste setor de atividade e a conceber estratégias e táticas de marketing mais eficazes.Self-concept is the sum of all the thoughts that a person has about himself as an object. During their lives, people play different roles and consuming products and services that help them play those roles and build their identities. In this study, the relationship between self-concept and motorcycle consumption in the Brazilian market will be studied. We sought to discover the symbolisms associated with the motorcycle, how it can be used to complete the identity of its user and how it can become part of the "extended self". A qualitative and interpretative approach will be used with consumers connected to the Brazilian motorcycle industry. Data collection will be done using in-depth interviews. The study's findings may provide insights that better help understand consumer behavior in this industry and design more effective marketing strategies and tactics.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaNogueira, Rafael Lucas2020-12-18T18:03:31Z2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20657porNogueira, Rafael Lucas (2020). "O autoconceito e o consumo de motocicletas : um estudo exploratório no mercado brasileiro". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:05Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20657Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:20.800742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O autoconceito e o consumo de motocicletas : um estudo exploratório no mercado brasileiro
title O autoconceito e o consumo de motocicletas : um estudo exploratório no mercado brasileiro
spellingShingle O autoconceito e o consumo de motocicletas : um estudo exploratório no mercado brasileiro
Nogueira, Rafael Lucas
Autoconceito
Comportamento do Consumidor
Motocicletas
Congruência com a autoimagem
Interacionismo Simbólico
Eu Ampliado/Extended Self
Self-concept
Consumer Behavior
Motorcycle
Extended Self
Simbolic Interacionism
title_short O autoconceito e o consumo de motocicletas : um estudo exploratório no mercado brasileiro
title_full O autoconceito e o consumo de motocicletas : um estudo exploratório no mercado brasileiro
title_fullStr O autoconceito e o consumo de motocicletas : um estudo exploratório no mercado brasileiro
title_full_unstemmed O autoconceito e o consumo de motocicletas : um estudo exploratório no mercado brasileiro
title_sort O autoconceito e o consumo de motocicletas : um estudo exploratório no mercado brasileiro
author Nogueira, Rafael Lucas
author_facet Nogueira, Rafael Lucas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Maria Margarida
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Rafael Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Autoconceito
Comportamento do Consumidor
Motocicletas
Congruência com a autoimagem
Interacionismo Simbólico
Eu Ampliado/Extended Self
Self-concept
Consumer Behavior
Motorcycle
Extended Self
Simbolic Interacionism
topic Autoconceito
Comportamento do Consumidor
Motocicletas
Congruência com a autoimagem
Interacionismo Simbólico
Eu Ampliado/Extended Self
Self-concept
Consumer Behavior
Motorcycle
Extended Self
Simbolic Interacionism
description Mestrado em Marketing
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18T18:03:31Z
2020-10
2020-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/20657
url http://hdl.handle.net/10400.5/20657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nogueira, Rafael Lucas (2020). "O autoconceito e o consumo de motocicletas : um estudo exploratório no mercado brasileiro". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131145766436864