O autoconceito e o uso de maquilhagem por parte do sexo feminino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/14635 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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O autoconceito e o uso de maquilhagem por parte do sexo femininoMaquilhagemautoconceitointeracionismo simbólicoconsumo simbólicocongruência com a autoimagemidentidadeMakeupself-conceptsymbolic interactionismsymbolic consumptioncongruence with a self-imageidentityMestrado em MarketingO autoconceito reflete a imagem que o individuo tem de si próprio, que é influenciada pelas perceções que detém acerca das suas características (físicas, psicológicas e comportamentais) bem como dos objetos que consome. Diversos estudos na área de comportamento do consumidor têm atribuído uma grande importância ao consumo simbólico, visto que a compra e uso de determinados produtos impacta a definição e construção da identidade do individuo e o seu processo de socialização. Neste estudo, o objeto de análise é a maquilhagem, utilizada há largos anos pelas mulheres. A presente investigação tem como objetivo compreender a relação entre o autoconceito da mulher e o comportamento de compra e uso de maquilhagem e de como este elemento pode ser usado para definir e comunicar diversos papéis sociais. Nesse sentido, foram realizadas entrevistas em profundidade a mulheres. Os resultados deste estudo revelaram que a maquilhagem contribui para a definição e construção da identidade da mulher e detém um papel importante no processo de socialização, funcionando como meio de comunicação simbólico. Estas conclusões reforçam a importância das empresas que atuam na indústria da maquilhagem conhecerem melhor a mulher e os símbolos que associa a este produto, de forma a direcionarem as suas estratégias de marketing de forma mais efetiva.Self-concept reflects the individual's self-image, which is influenced by the perceptions he holds about his attributes (physical, psychological, and behavioral) as well as the objects he consumes. Several studies in consumer behavior have attached great importance to symbolic consumption, since the purchase and use of certain products impacts the definition and construction of the individual?s identity and his socialization process. In this study, the object of analysis is makeup, which has been used for many years by women. The present research aims to understand the relationship between the self-concept of women and the behavior of purchase and use of make-up and how this element can be used to define and communicate various social roles. In this sense, in-depth interviews were conducted with women. The results of this study revealed that makeup contributes to the definition and construction of the woman's identity and plays an important role in the socialization process, functioning as a means of symbolic communication. These conclusions reinforce the importance of companies that work in the make-up industry get to know the woman and the symbols that she associates with this product, in order to direct their marketing strategies more effectively.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaCoimbra, Catarina Gomes Duarte2018-01-04T10:31:00Z2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14635porCoimbra, Catarina Gomes Duarte (2017). "O autoconceito e o uso de maquilhagem por parte do sexo feminino". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:40Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14635Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:27.707389Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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