O autoconceito e o uso de maquilhagem por parte do sexo feminino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coimbra, Catarina Gomes Duarte
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14635
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_711ac3435a6c3d73e150c5fc47b81c7e
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14635
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O autoconceito e o uso de maquilhagem por parte do sexo femininoMaquilhagemautoconceitointeracionismo simbólicoconsumo simbólicocongruência com a autoimagemidentidadeMakeupself-conceptsymbolic interactionismsymbolic consumptioncongruence with a self-imageidentityMestrado em MarketingO autoconceito reflete a imagem que o individuo tem de si próprio, que é influenciada pelas perceções que detém acerca das suas características (físicas, psicológicas e comportamentais) bem como dos objetos que consome. Diversos estudos na área de comportamento do consumidor têm atribuído uma grande importância ao consumo simbólico, visto que a compra e uso de determinados produtos impacta a definição e construção da identidade do individuo e o seu processo de socialização. Neste estudo, o objeto de análise é a maquilhagem, utilizada há largos anos pelas mulheres. A presente investigação tem como objetivo compreender a relação entre o autoconceito da mulher e o comportamento de compra e uso de maquilhagem e de como este elemento pode ser usado para definir e comunicar diversos papéis sociais. Nesse sentido, foram realizadas entrevistas em profundidade a mulheres. Os resultados deste estudo revelaram que a maquilhagem contribui para a definição e construção da identidade da mulher e detém um papel importante no processo de socialização, funcionando como meio de comunicação simbólico. Estas conclusões reforçam a importância das empresas que atuam na indústria da maquilhagem conhecerem melhor a mulher e os símbolos que associa a este produto, de forma a direcionarem as suas estratégias de marketing de forma mais efetiva.Self-concept reflects the individual's self-image, which is influenced by the perceptions he holds about his attributes (physical, psychological, and behavioral) as well as the objects he consumes. Several studies in consumer behavior have attached great importance to symbolic consumption, since the purchase and use of certain products impacts the definition and construction of the individual?s identity and his socialization process. In this study, the object of analysis is makeup, which has been used for many years by women. The present research aims to understand the relationship between the self-concept of women and the behavior of purchase and use of make-up and how this element can be used to define and communicate various social roles. In this sense, in-depth interviews were conducted with women. The results of this study revealed that makeup contributes to the definition and construction of the woman's identity and plays an important role in the socialization process, functioning as a means of symbolic communication. These conclusions reinforce the importance of companies that work in the make-up industry get to know the woman and the symbols that she associates with this product, in order to direct their marketing strategies more effectively.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaCoimbra, Catarina Gomes Duarte2018-01-04T10:31:00Z2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14635porCoimbra, Catarina Gomes Duarte (2017). "O autoconceito e o uso de maquilhagem por parte do sexo feminino". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:40Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14635Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:27.707389Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O autoconceito e o uso de maquilhagem por parte do sexo feminino
title O autoconceito e o uso de maquilhagem por parte do sexo feminino
spellingShingle O autoconceito e o uso de maquilhagem por parte do sexo feminino
Coimbra, Catarina Gomes Duarte
Maquilhagem
autoconceito
interacionismo simbólico
consumo simbólico
congruência com a autoimagem
identidade
Makeup
self-concept
symbolic interactionism
symbolic consumption
congruence with a self-image
identity
title_short O autoconceito e o uso de maquilhagem por parte do sexo feminino
title_full O autoconceito e o uso de maquilhagem por parte do sexo feminino
title_fullStr O autoconceito e o uso de maquilhagem por parte do sexo feminino
title_full_unstemmed O autoconceito e o uso de maquilhagem por parte do sexo feminino
title_sort O autoconceito e o uso de maquilhagem por parte do sexo feminino
author Coimbra, Catarina Gomes Duarte
author_facet Coimbra, Catarina Gomes Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Maria Margarida
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Coimbra, Catarina Gomes Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Maquilhagem
autoconceito
interacionismo simbólico
consumo simbólico
congruência com a autoimagem
identidade
Makeup
self-concept
symbolic interactionism
symbolic consumption
congruence with a self-image
identity
topic Maquilhagem
autoconceito
interacionismo simbólico
consumo simbólico
congruência com a autoimagem
identidade
Makeup
self-concept
symbolic interactionism
symbolic consumption
congruence with a self-image
identity
description Mestrado em Marketing
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10
2017-10-01T00:00:00Z
2018-01-04T10:31:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/14635
url http://hdl.handle.net/10400.5/14635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coimbra, Catarina Gomes Duarte (2017). "O autoconceito e o uso de maquilhagem por parte do sexo feminino". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131091890601984