As aprendizagens no 1º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da +aplicação digital Kahoot!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toscano, Cátia Sofia Salvado
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gil, Henrique Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/28655
Resumo: Com o estudo realizado pretendeu-se refletir sobre o contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico querendo assim verificar a importância que as tecnologias digitais têm no dia-a-dia, especialmente das crianças. A investigação realizou-se na Escola EB1/2/3 João Roiz, com um grupo de 28 alunos com idades entre os 8 e 9 anos. Metodologicamente elegeu- se por uma investigação-ação sendo a observação participante a principal como principal técnica de recolha de dados, recorreu-se também ao registo e imagens e notas de campo. Aplicaram-se também inquéritos por questionário aos alunos e entrevistas semiestruturadas a dois professores da Escola EB1/2/3 João Roiz tendo como objetivo a obter a opinião relativamente à utilização das TIC e do Kahoot! no Ensino do 1ª Ciclo do Ensino Básico. Os dados recolhidos permitiram verificar o aumento do interesse e da motivação dos alunos quando se recorre às TIC, mas verifica-se falta de formação dos professores nesta área. Da triangulação de dados conclui-se que as TIC são um recurso importante e contribuem para o enriquecimento das crianças, criando condições paras as mesmas adquirirem competências digitais e se fomentarem melhores aprendizagens através do Kahoot! em particular.
id RCAP_02b174cdd89fc7151e92e991a2e5d25a
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/28655
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As aprendizagens no 1º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da +aplicação digital Kahoot!Learning in the 1st Cycle of Basic Education with the help of the digital application Kahoot!1º ciclo do ensino básico, Kahoot!, prática de ensino supervisionada (PES), tecnologias de informação e educação (TIC)Com o estudo realizado pretendeu-se refletir sobre o contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico querendo assim verificar a importância que as tecnologias digitais têm no dia-a-dia, especialmente das crianças. A investigação realizou-se na Escola EB1/2/3 João Roiz, com um grupo de 28 alunos com idades entre os 8 e 9 anos. Metodologicamente elegeu- se por uma investigação-ação sendo a observação participante a principal como principal técnica de recolha de dados, recorreu-se também ao registo e imagens e notas de campo. Aplicaram-se também inquéritos por questionário aos alunos e entrevistas semiestruturadas a dois professores da Escola EB1/2/3 João Roiz tendo como objetivo a obter a opinião relativamente à utilização das TIC e do Kahoot! no Ensino do 1ª Ciclo do Ensino Básico. Os dados recolhidos permitiram verificar o aumento do interesse e da motivação dos alunos quando se recorre às TIC, mas verifica-se falta de formação dos professores nesta área. Da triangulação de dados conclui-se que as TIC são um recurso importante e contribuem para o enriquecimento das crianças, criando condições paras as mesmas adquirirem competências digitais e se fomentarem melhores aprendizagens através do Kahoot! em particular.Repositório da Universidade de LisboaToscano, Cátia Sofia SalvadoGil, Henrique Teixeira2023-09-19T15:29:29Z2022-04-112022-04-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/28655porToscano, C. S. S., & Gil, H. T. (2022). As aprendizagens no 1º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da +aplicação digital Kahoot! / Learning in the 1st Cycle of Basic Education with the help of the digital application Kahoot!. Brazilian Journal of Development, 8(4), 25509–25519. https://doi.org/10.34117/bjdv8n4-18810.34117/bjdv8n4-188info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-24T01:32:09Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/28655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:52.068559Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As aprendizagens no 1º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da +aplicação digital Kahoot!
Learning in the 1st Cycle of Basic Education with the help of the digital application Kahoot!
title As aprendizagens no 1º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da +aplicação digital Kahoot!
spellingShingle As aprendizagens no 1º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da +aplicação digital Kahoot!
Toscano, Cátia Sofia Salvado
1º ciclo do ensino básico, Kahoot!, prática de ensino supervisionada (PES), tecnologias de informação e educação (TIC)
title_short As aprendizagens no 1º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da +aplicação digital Kahoot!
title_full As aprendizagens no 1º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da +aplicação digital Kahoot!
title_fullStr As aprendizagens no 1º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da +aplicação digital Kahoot!
title_full_unstemmed As aprendizagens no 1º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da +aplicação digital Kahoot!
title_sort As aprendizagens no 1º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da +aplicação digital Kahoot!
author Toscano, Cátia Sofia Salvado
author_facet Toscano, Cátia Sofia Salvado
Gil, Henrique Teixeira
author_role author
author2 Gil, Henrique Teixeira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Toscano, Cátia Sofia Salvado
Gil, Henrique Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv 1º ciclo do ensino básico, Kahoot!, prática de ensino supervisionada (PES), tecnologias de informação e educação (TIC)
topic 1º ciclo do ensino básico, Kahoot!, prática de ensino supervisionada (PES), tecnologias de informação e educação (TIC)
description Com o estudo realizado pretendeu-se refletir sobre o contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico querendo assim verificar a importância que as tecnologias digitais têm no dia-a-dia, especialmente das crianças. A investigação realizou-se na Escola EB1/2/3 João Roiz, com um grupo de 28 alunos com idades entre os 8 e 9 anos. Metodologicamente elegeu- se por uma investigação-ação sendo a observação participante a principal como principal técnica de recolha de dados, recorreu-se também ao registo e imagens e notas de campo. Aplicaram-se também inquéritos por questionário aos alunos e entrevistas semiestruturadas a dois professores da Escola EB1/2/3 João Roiz tendo como objetivo a obter a opinião relativamente à utilização das TIC e do Kahoot! no Ensino do 1ª Ciclo do Ensino Básico. Os dados recolhidos permitiram verificar o aumento do interesse e da motivação dos alunos quando se recorre às TIC, mas verifica-se falta de formação dos professores nesta área. Da triangulação de dados conclui-se que as TIC são um recurso importante e contribuem para o enriquecimento das crianças, criando condições paras as mesmas adquirirem competências digitais e se fomentarem melhores aprendizagens através do Kahoot! em particular.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-11
2022-04-11T00:00:00Z
2023-09-19T15:29:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/28655
url http://hdl.handle.net/10400.5/28655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Toscano, C. S. S., & Gil, H. T. (2022). As aprendizagens no 1º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da +aplicação digital Kahoot! / Learning in the 1st Cycle of Basic Education with the help of the digital application Kahoot!. Brazilian Journal of Development, 8(4), 25509–25519. https://doi.org/10.34117/bjdv8n4-188
10.34117/bjdv8n4-188
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133576864727040