As aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da aplicação digital Khaoot!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toscano, Cátia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gil, Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7947
Resumo: Com o estudo realizado pretendeu-se refletir sobre o contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico querendo assim verificar a importância que as tecnologias digitais têm no dia-a-dia, especialmente das crianças. A investigação realizou-se na Escola EB1/2/3 João Roiz, com um grupo de 28 alunos com idades entre os 8 e 9 anos. Metodologicamente elegeu-se por uma investigação-ação sendo a observação participante a principal como principal técnica de recolha de dados, recorreu-se também ao registo e imagens e notas de campo. Aplicaram-se também inquéritos por questionário aos alunos e entrevistas semiestruturadas a dois professores da Escola EB1/2/3 João Roiz tendo como objetivo a obter a opinião relativamente à utilização das TIC e do Kahoot! no Ensino do 1ª Ciclo do Ensino Básico. Os dados recolhidos permitiram verificar o aumento do interesse e da motivação dos alunos quando se recorre às TIC, mas verifica-se falta de formação dos professores nesta área. Da triangulação de dados conclui-se que as TIC são um recurso importante e contribuem para o enriquecimento das crianças, criando condições paras as mesmas adquirirem competências digitais e se fomentarem melhores aprendizagens através do Kahoot! em particular.
id RCAP_c7dcd0d6d9f073238d4c6a1cc751e257
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7947
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da aplicação digital Khaoot!Learning in the 1st Cycle of Basic Education with the help of the digital application Kahoot!1.º Ciclo do Ensino BásicoKahoot!Prática de Ensino SupervisionadaTecnologias da Informação e da ComunicaçãoPrimary EducationSupervised Teaching PractivaInformation and Communication TechnologiesCom o estudo realizado pretendeu-se refletir sobre o contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico querendo assim verificar a importância que as tecnologias digitais têm no dia-a-dia, especialmente das crianças. A investigação realizou-se na Escola EB1/2/3 João Roiz, com um grupo de 28 alunos com idades entre os 8 e 9 anos. Metodologicamente elegeu-se por uma investigação-ação sendo a observação participante a principal como principal técnica de recolha de dados, recorreu-se também ao registo e imagens e notas de campo. Aplicaram-se também inquéritos por questionário aos alunos e entrevistas semiestruturadas a dois professores da Escola EB1/2/3 João Roiz tendo como objetivo a obter a opinião relativamente à utilização das TIC e do Kahoot! no Ensino do 1ª Ciclo do Ensino Básico. Os dados recolhidos permitiram verificar o aumento do interesse e da motivação dos alunos quando se recorre às TIC, mas verifica-se falta de formação dos professores nesta área. Da triangulação de dados conclui-se que as TIC são um recurso importante e contribuem para o enriquecimento das crianças, criando condições paras as mesmas adquirirem competências digitais e se fomentarem melhores aprendizagens através do Kahoot! em particular.With the performed study, it was intended to reflect upon the contribute of the digital application Kahoot! on the process of teaching/learning in Primary School context, trying to verify the importance that the digital technologies have on a day-to-day basis, specially on kids. The investigation took place on the School EB1/2/3 João Roíz, with a group of 28 students, aged between 8 and 9 years. Methodologically, an investigation-action was chosen, being the participating observation the main one in the matter of collecting data, and also were taken registry through images and field notes. There were also applied surveys by questionnaire to the students and semi-structured interviews to two teachers of the School EB1/2/3 João Roíz with the objective of obtaining the opinion regarding the use of ITC (Information and Technology Comunication) and the app Kahoot! on the Primary School. The collected data allowed to verify the increase of interest and motivation of the students when we resort to the ITC, however, its also verified a lack of formation in this area amidst the professors. From the data triangulation we can conclude that the ITC are na important resource which contribute to the children’s enrichment, creating conditions to allow them to acquire digital skills and foment a better learning through Kahoot! particularly.Brazilian Journal of DevelopmentRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoToscano, CátiaGil, Henrique2022-04-21T08:49:32Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7947porTOSCANO, C. ; GIL, H. (2022) - As aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da aplicação digital Khaoot!. Brazilian Journal of Development. ISSN: 2525-8761. vol. 8, n. 4, pp. 25509-25519.2525-8761info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-07T01:45:32Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:24.824983Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da aplicação digital Khaoot!
Learning in the 1st Cycle of Basic Education with the help of the digital application Kahoot!
title As aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da aplicação digital Khaoot!
spellingShingle As aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da aplicação digital Khaoot!
Toscano, Cátia
1.º Ciclo do Ensino Básico
Kahoot!
Prática de Ensino Supervisionada
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Primary Education
Supervised Teaching Practiva
Information and Communication Technologies
title_short As aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da aplicação digital Khaoot!
title_full As aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da aplicação digital Khaoot!
title_fullStr As aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da aplicação digital Khaoot!
title_full_unstemmed As aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da aplicação digital Khaoot!
title_sort As aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da aplicação digital Khaoot!
author Toscano, Cátia
author_facet Toscano, Cátia
Gil, Henrique
author_role author
author2 Gil, Henrique
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Toscano, Cátia
Gil, Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º Ciclo do Ensino Básico
Kahoot!
Prática de Ensino Supervisionada
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Primary Education
Supervised Teaching Practiva
Information and Communication Technologies
topic 1.º Ciclo do Ensino Básico
Kahoot!
Prática de Ensino Supervisionada
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Primary Education
Supervised Teaching Practiva
Information and Communication Technologies
description Com o estudo realizado pretendeu-se refletir sobre o contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico querendo assim verificar a importância que as tecnologias digitais têm no dia-a-dia, especialmente das crianças. A investigação realizou-se na Escola EB1/2/3 João Roiz, com um grupo de 28 alunos com idades entre os 8 e 9 anos. Metodologicamente elegeu-se por uma investigação-ação sendo a observação participante a principal como principal técnica de recolha de dados, recorreu-se também ao registo e imagens e notas de campo. Aplicaram-se também inquéritos por questionário aos alunos e entrevistas semiestruturadas a dois professores da Escola EB1/2/3 João Roiz tendo como objetivo a obter a opinião relativamente à utilização das TIC e do Kahoot! no Ensino do 1ª Ciclo do Ensino Básico. Os dados recolhidos permitiram verificar o aumento do interesse e da motivação dos alunos quando se recorre às TIC, mas verifica-se falta de formação dos professores nesta área. Da triangulação de dados conclui-se que as TIC são um recurso importante e contribuem para o enriquecimento das crianças, criando condições paras as mesmas adquirirem competências digitais e se fomentarem melhores aprendizagens através do Kahoot! em particular.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-21T08:49:32Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/7947
url http://hdl.handle.net/10400.11/7947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv TOSCANO, C. ; GIL, H. (2022) - As aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da aplicação digital Khaoot!. Brazilian Journal of Development. ISSN: 2525-8761. vol. 8, n. 4, pp. 25509-25519.
2525-8761
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130848251871232