O contributo da aplicação digital Kahoot! nas aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Henrique
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Toscano, Cátia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6587
Resumo: Com o estudo realizado pretendeu-se refletir sobre o contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico querendo assim verificar a importância que as tecnologias digitais têm no dia-a-dia, especialmente das crianças. A investigação realizou-se na Escola EB1/2/3 João Roiz, com um grupo de 28 alunos com idades entre os 8 e 9 anos. Metodologicamente optou-se pela investigação-ação sendo a observação participante a principal como principal técnica de recolha de dados, recorreu-se também ao registo e imagens e notas de campo. Aplicaramse também inquéritos por questionário aos alunos e entrevistas semiestruturadas a dois professores da Escola EB1/2/3 João Roiz tendo como objetivo a obter a opinião relativamente à utilização das TIC e do Kahoot! no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os dados recolhidos permitiram verificar o aumento do interesse e da motivação dos alunos quando se recorre às TIC,mas verifica-se falta de formação dos professores nesta área. Da triangulação de dados conclui-se que as TIC são um recurso importante e contribuem para o enriquecimento das crianças, criando condições paras as mesmas adquirirem competências digitais e se fomentarem melhores aprendizagens através do Kahoot! em particular
id RCAP_d80411a7e2f0ed3ee9839fd2a14911ba
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6587
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da aplicação digital Kahoot! nas aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico1.º Ciclo do Ensino BásicoKahoot!Prática de Ensino SupervisionadaTecnologias de Informação e Comunicação (TIC)Primary schoolKahoot!Supervised Teaching PracticeInformation Technology and CommunicationCom o estudo realizado pretendeu-se refletir sobre o contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico querendo assim verificar a importância que as tecnologias digitais têm no dia-a-dia, especialmente das crianças. A investigação realizou-se na Escola EB1/2/3 João Roiz, com um grupo de 28 alunos com idades entre os 8 e 9 anos. Metodologicamente optou-se pela investigação-ação sendo a observação participante a principal como principal técnica de recolha de dados, recorreu-se também ao registo e imagens e notas de campo. Aplicaramse também inquéritos por questionário aos alunos e entrevistas semiestruturadas a dois professores da Escola EB1/2/3 João Roiz tendo como objetivo a obter a opinião relativamente à utilização das TIC e do Kahoot! no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os dados recolhidos permitiram verificar o aumento do interesse e da motivação dos alunos quando se recorre às TIC,mas verifica-se falta de formação dos professores nesta área. Da triangulação de dados conclui-se que as TIC são um recurso importante e contribuem para o enriquecimento das crianças, criando condições paras as mesmas adquirirem competências digitais e se fomentarem melhores aprendizagens através do Kahoot! em particularWith the performed study, it was intended to reflect upon the contribute of the digital application Kahoot! on the process of teaching/learning in Primary School context, trying to verify the importance that the digital technologies have on a day-to-day basis, specially on kids. The investigation took place on the School EB1/2/3 João Roíz, with a group of 28 students, aged between 8 and 9 years. Methodologically, an investigation-action was chosen, being the participating observation the main one in the matter of collecting data, and also were taken registry through images and field notes. There were also applied surveys by questionnaire to the students and semi-structured interviews to two teachers of the School EB1/2/3 João Roíz with the objective of obtaining the opinion regarding the use of ITC (Information and Technology Comunication) and the app Kahoot! on the Primary School. The collected data allowed to verify the increase of interest and motivation of the students when we resort to the ITC, however, its also verified a lack of formation in this area amidst the professors.From the data triangulation we can conclude that the ITC are na important resource which contribute to the children’s enrichment, creating conditions to allow them to acquire digital skills and foment a better learning through Kahoot! particularlyUniversidade do MinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGil, HenriqueToscano, Cátia2019-06-21T12:54:30Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6587porGIL, Henrique ; TOSCANO, Cátia (2019) - O contributo da aplicação digital Kahoot! nas aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação,11, Braga, 13-15 de maio - Challenges 2019 : desafios da Inteligência Artificial, Artificial Intelligence Challenges : atas. Braga : Universidade do Minho. p.385-394.978-989-97374-8-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:38Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6587Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:12.495114Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da aplicação digital Kahoot! nas aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title O contributo da aplicação digital Kahoot! nas aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle O contributo da aplicação digital Kahoot! nas aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Gil, Henrique
1.º Ciclo do Ensino Básico
Kahoot!
Prática de Ensino Supervisionada
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Primary school
Kahoot!
Supervised Teaching Practice
Information Technology and Communication
title_short O contributo da aplicação digital Kahoot! nas aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full O contributo da aplicação digital Kahoot! nas aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr O contributo da aplicação digital Kahoot! nas aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed O contributo da aplicação digital Kahoot! nas aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort O contributo da aplicação digital Kahoot! nas aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Gil, Henrique
author_facet Gil, Henrique
Toscano, Cátia
author_role author
author2 Toscano, Cátia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Henrique
Toscano, Cátia
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º Ciclo do Ensino Básico
Kahoot!
Prática de Ensino Supervisionada
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Primary school
Kahoot!
Supervised Teaching Practice
Information Technology and Communication
topic 1.º Ciclo do Ensino Básico
Kahoot!
Prática de Ensino Supervisionada
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Primary school
Kahoot!
Supervised Teaching Practice
Information Technology and Communication
description Com o estudo realizado pretendeu-se refletir sobre o contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico querendo assim verificar a importância que as tecnologias digitais têm no dia-a-dia, especialmente das crianças. A investigação realizou-se na Escola EB1/2/3 João Roiz, com um grupo de 28 alunos com idades entre os 8 e 9 anos. Metodologicamente optou-se pela investigação-ação sendo a observação participante a principal como principal técnica de recolha de dados, recorreu-se também ao registo e imagens e notas de campo. Aplicaramse também inquéritos por questionário aos alunos e entrevistas semiestruturadas a dois professores da Escola EB1/2/3 João Roiz tendo como objetivo a obter a opinião relativamente à utilização das TIC e do Kahoot! no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os dados recolhidos permitiram verificar o aumento do interesse e da motivação dos alunos quando se recorre às TIC,mas verifica-se falta de formação dos professores nesta área. Da triangulação de dados conclui-se que as TIC são um recurso importante e contribuem para o enriquecimento das crianças, criando condições paras as mesmas adquirirem competências digitais e se fomentarem melhores aprendizagens através do Kahoot! em particular
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-21T12:54:30Z
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6587
url http://hdl.handle.net/10400.11/6587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GIL, Henrique ; TOSCANO, Cátia (2019) - O contributo da aplicação digital Kahoot! nas aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação,11, Braga, 13-15 de maio - Challenges 2019 : desafios da Inteligência Artificial, Artificial Intelligence Challenges : atas. Braga : Universidade do Minho. p.385-394.
978-989-97374-8-8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130833720705024