O contributo da aplicação digital Kahoot! nas aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6587 |
Resumo: | Com o estudo realizado pretendeu-se refletir sobre o contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico querendo assim verificar a importância que as tecnologias digitais têm no dia-a-dia, especialmente das crianças. A investigação realizou-se na Escola EB1/2/3 João Roiz, com um grupo de 28 alunos com idades entre os 8 e 9 anos. Metodologicamente optou-se pela investigação-ação sendo a observação participante a principal como principal técnica de recolha de dados, recorreu-se também ao registo e imagens e notas de campo. Aplicaramse também inquéritos por questionário aos alunos e entrevistas semiestruturadas a dois professores da Escola EB1/2/3 João Roiz tendo como objetivo a obter a opinião relativamente à utilização das TIC e do Kahoot! no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os dados recolhidos permitiram verificar o aumento do interesse e da motivação dos alunos quando se recorre às TIC,mas verifica-se falta de formação dos professores nesta área. Da triangulação de dados conclui-se que as TIC são um recurso importante e contribuem para o enriquecimento das crianças, criando condições paras as mesmas adquirirem competências digitais e se fomentarem melhores aprendizagens através do Kahoot! em particular |
id |
RCAP_d80411a7e2f0ed3ee9839fd2a14911ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6587 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo da aplicação digital Kahoot! nas aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico1.º Ciclo do Ensino BásicoKahoot!Prática de Ensino SupervisionadaTecnologias de Informação e Comunicação (TIC)Primary schoolKahoot!Supervised Teaching PracticeInformation Technology and CommunicationCom o estudo realizado pretendeu-se refletir sobre o contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico querendo assim verificar a importância que as tecnologias digitais têm no dia-a-dia, especialmente das crianças. A investigação realizou-se na Escola EB1/2/3 João Roiz, com um grupo de 28 alunos com idades entre os 8 e 9 anos. Metodologicamente optou-se pela investigação-ação sendo a observação participante a principal como principal técnica de recolha de dados, recorreu-se também ao registo e imagens e notas de campo. Aplicaramse também inquéritos por questionário aos alunos e entrevistas semiestruturadas a dois professores da Escola EB1/2/3 João Roiz tendo como objetivo a obter a opinião relativamente à utilização das TIC e do Kahoot! no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os dados recolhidos permitiram verificar o aumento do interesse e da motivação dos alunos quando se recorre às TIC,mas verifica-se falta de formação dos professores nesta área. Da triangulação de dados conclui-se que as TIC são um recurso importante e contribuem para o enriquecimento das crianças, criando condições paras as mesmas adquirirem competências digitais e se fomentarem melhores aprendizagens através do Kahoot! em particularWith the performed study, it was intended to reflect upon the contribute of the digital application Kahoot! on the process of teaching/learning in Primary School context, trying to verify the importance that the digital technologies have on a day-to-day basis, specially on kids. The investigation took place on the School EB1/2/3 João Roíz, with a group of 28 students, aged between 8 and 9 years. Methodologically, an investigation-action was chosen, being the participating observation the main one in the matter of collecting data, and also were taken registry through images and field notes. There were also applied surveys by questionnaire to the students and semi-structured interviews to two teachers of the School EB1/2/3 João Roíz with the objective of obtaining the opinion regarding the use of ITC (Information and Technology Comunication) and the app Kahoot! on the Primary School. The collected data allowed to verify the increase of interest and motivation of the students when we resort to the ITC, however, its also verified a lack of formation in this area amidst the professors.From the data triangulation we can conclude that the ITC are na important resource which contribute to the children’s enrichment, creating conditions to allow them to acquire digital skills and foment a better learning through Kahoot! particularlyUniversidade do MinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGil, HenriqueToscano, Cátia2019-06-21T12:54:30Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6587porGIL, Henrique ; TOSCANO, Cátia (2019) - O contributo da aplicação digital Kahoot! nas aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação,11, Braga, 13-15 de maio - Challenges 2019 : desafios da Inteligência Artificial, Artificial Intelligence Challenges : atas. Braga : Universidade do Minho. p.385-394.978-989-97374-8-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:38Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6587Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:12.495114Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo da aplicação digital Kahoot! nas aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
O contributo da aplicação digital Kahoot! nas aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
O contributo da aplicação digital Kahoot! nas aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico Gil, Henrique 1.º Ciclo do Ensino Básico Kahoot! Prática de Ensino Supervisionada Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Primary school Kahoot! Supervised Teaching Practice Information Technology and Communication |
title_short |
O contributo da aplicação digital Kahoot! nas aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
O contributo da aplicação digital Kahoot! nas aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
O contributo da aplicação digital Kahoot! nas aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
O contributo da aplicação digital Kahoot! nas aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
O contributo da aplicação digital Kahoot! nas aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Gil, Henrique |
author_facet |
Gil, Henrique Toscano, Cátia |
author_role |
author |
author2 |
Toscano, Cátia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Henrique Toscano, Cátia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1.º Ciclo do Ensino Básico Kahoot! Prática de Ensino Supervisionada Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Primary school Kahoot! Supervised Teaching Practice Information Technology and Communication |
topic |
1.º Ciclo do Ensino Básico Kahoot! Prática de Ensino Supervisionada Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Primary school Kahoot! Supervised Teaching Practice Information Technology and Communication |
description |
Com o estudo realizado pretendeu-se refletir sobre o contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico querendo assim verificar a importância que as tecnologias digitais têm no dia-a-dia, especialmente das crianças. A investigação realizou-se na Escola EB1/2/3 João Roiz, com um grupo de 28 alunos com idades entre os 8 e 9 anos. Metodologicamente optou-se pela investigação-ação sendo a observação participante a principal como principal técnica de recolha de dados, recorreu-se também ao registo e imagens e notas de campo. Aplicaramse também inquéritos por questionário aos alunos e entrevistas semiestruturadas a dois professores da Escola EB1/2/3 João Roiz tendo como objetivo a obter a opinião relativamente à utilização das TIC e do Kahoot! no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os dados recolhidos permitiram verificar o aumento do interesse e da motivação dos alunos quando se recorre às TIC,mas verifica-se falta de formação dos professores nesta área. Da triangulação de dados conclui-se que as TIC são um recurso importante e contribuem para o enriquecimento das crianças, criando condições paras as mesmas adquirirem competências digitais e se fomentarem melhores aprendizagens através do Kahoot! em particular |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-21T12:54:30Z 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/6587 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/6587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
GIL, Henrique ; TOSCANO, Cátia (2019) - O contributo da aplicação digital Kahoot! nas aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação,11, Braga, 13-15 de maio - Challenges 2019 : desafios da Inteligência Artificial, Artificial Intelligence Challenges : atas. Braga : Universidade do Minho. p.385-394. 978-989-97374-8-8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130833720705024 |