A comunicação interna em rede como geradora de motivação, envolvimento e participação nas organizações : estudo de caso UNICER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/21250 |
Resumo: | A cultura e o comportamento organizacional definem aquilo que é uma organização e o que representa para os seus colaboradores. Como os dois conceitos estão estreitamente ligados, sofrem alterações em simultâneo sempre que existe a presença de mudanças nas organizações. A utilização de uma tecnologia é um indicador de mudança social e cultural. Sendo as organizações feitas de e para pessoas, o seu conforto, satisfação e integração são elementos prioritários numa organização para que isso se traduza num desempenho positivo, o que se torna numa vantagem competitiva. A comunicação deixou de fazer parte dos bastidores e passou a ser atriz principal das organizações, assumindo o papel relevante de mediadora entre a organização e os seus colaboradores. Com a crescente implementação das novas tecnologias na sociedade, a dinâmica organizacional mudou e a comunicação interna digital ocupou um lugar de destaque na estratégia de comunicação das organizações, graças a algumas das suas virtudes: rapidez, simplicidade e flexibilidade. A Intranet é um bom exemplo do que referi, já que possui a capacidade de interligar indivíduos, independentemente do espaço geográfico, permitindo uma interação dinâmica. O presente estudo tem como objetivo geral perceber qual o significado que a Intranet da Unicer tem para os seus colaboradores, analisando se esta se encontra em sintonia com as suas necessidades e expectativas e qual é o seu contributo como promotora de motivação, de forma a estimular uma participação ativa e um envolvimento constante na dinâmica organizacional. |
id |
RCAP_02b7bfb2320312fe71c7af8c527c7958 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21250 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A comunicação interna em rede como geradora de motivação, envolvimento e participação nas organizações : estudo de caso UNICERComportamento organizacionalGestão participativaNovas tecnologiasComunicação internaIntranetOrganizational behaviorParticipative managementNew technologiesInternal communicationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA cultura e o comportamento organizacional definem aquilo que é uma organização e o que representa para os seus colaboradores. Como os dois conceitos estão estreitamente ligados, sofrem alterações em simultâneo sempre que existe a presença de mudanças nas organizações. A utilização de uma tecnologia é um indicador de mudança social e cultural. Sendo as organizações feitas de e para pessoas, o seu conforto, satisfação e integração são elementos prioritários numa organização para que isso se traduza num desempenho positivo, o que se torna numa vantagem competitiva. A comunicação deixou de fazer parte dos bastidores e passou a ser atriz principal das organizações, assumindo o papel relevante de mediadora entre a organização e os seus colaboradores. Com a crescente implementação das novas tecnologias na sociedade, a dinâmica organizacional mudou e a comunicação interna digital ocupou um lugar de destaque na estratégia de comunicação das organizações, graças a algumas das suas virtudes: rapidez, simplicidade e flexibilidade. A Intranet é um bom exemplo do que referi, já que possui a capacidade de interligar indivíduos, independentemente do espaço geográfico, permitindo uma interação dinâmica. O presente estudo tem como objetivo geral perceber qual o significado que a Intranet da Unicer tem para os seus colaboradores, analisando se esta se encontra em sintonia com as suas necessidades e expectativas e qual é o seu contributo como promotora de motivação, de forma a estimular uma participação ativa e um envolvimento constante na dinâmica organizacional.A cultura e o comportamento organizacional definem aquilo que é uma organização e o que representa para os seus colaboradores. Como os dois conceitos estão estreitamente ligados, sofrem alterações em simultâneo sempre que existe a presença de mudanças nas organizações. A utilização de uma tecnologia é um indicador de mudança social e cultural. Sendo as organizações feitas de e para pessoas, o seu conforto, satisfação e integração são elementos prioritários numa organização para que isso se traduza num desempenho positivo, o que se torna numa vantagem competitiva. A comunicação deixou de fazer parte dos bastidores e passou a ser atriz principal das organizações, assumindo o papel relevante de mediadora entre a organização e os seus colaboradores. Com a crescente implementação das novas tecnologias na sociedade, a dinâmica organizacional mudou e a comunicação interna digital ocupou um lugar de destaque na estratégia de comunicação das organizações, graças a algumas das suas virtudes: rapidez, simplicidade e flexibilidade. A Intranet é um bom exemplo do que referi, já que possui a capacidade de interligar indivíduos, independentemente do espaço geográfico, permitindo uma interação dinâmica. O presente estudo tem como objetivo geral perceber qual o significado que a Intranet da Unicer tem para os seus colaboradores, analisando se esta se encontra em sintonia com as suas necessidades e expectativas e qual é o seu contributo como promotora de motivação, de forma a estimular uma participação ativa e um envolvimento constante na dinâmica organizacional.Brandão, Nuno Manuel Coelho GoulartVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRamos, Margarida Ghira2020-02-28T01:30:45Z2016-12-1920162016-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21250TID:201453916porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:27:16Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21250Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:36.516379Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação interna em rede como geradora de motivação, envolvimento e participação nas organizações : estudo de caso UNICER |
title |
A comunicação interna em rede como geradora de motivação, envolvimento e participação nas organizações : estudo de caso UNICER |
spellingShingle |
A comunicação interna em rede como geradora de motivação, envolvimento e participação nas organizações : estudo de caso UNICER Ramos, Margarida Ghira Comportamento organizacional Gestão participativa Novas tecnologias Comunicação interna Intranet Organizational behavior Participative management New technologies Internal communication Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
A comunicação interna em rede como geradora de motivação, envolvimento e participação nas organizações : estudo de caso UNICER |
title_full |
A comunicação interna em rede como geradora de motivação, envolvimento e participação nas organizações : estudo de caso UNICER |
title_fullStr |
A comunicação interna em rede como geradora de motivação, envolvimento e participação nas organizações : estudo de caso UNICER |
title_full_unstemmed |
A comunicação interna em rede como geradora de motivação, envolvimento e participação nas organizações : estudo de caso UNICER |
title_sort |
A comunicação interna em rede como geradora de motivação, envolvimento e participação nas organizações : estudo de caso UNICER |
author |
Ramos, Margarida Ghira |
author_facet |
Ramos, Margarida Ghira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brandão, Nuno Manuel Coelho Goulart Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Margarida Ghira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento organizacional Gestão participativa Novas tecnologias Comunicação interna Intranet Organizational behavior Participative management New technologies Internal communication Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Comportamento organizacional Gestão participativa Novas tecnologias Comunicação interna Intranet Organizational behavior Participative management New technologies Internal communication Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
A cultura e o comportamento organizacional definem aquilo que é uma organização e o que representa para os seus colaboradores. Como os dois conceitos estão estreitamente ligados, sofrem alterações em simultâneo sempre que existe a presença de mudanças nas organizações. A utilização de uma tecnologia é um indicador de mudança social e cultural. Sendo as organizações feitas de e para pessoas, o seu conforto, satisfação e integração são elementos prioritários numa organização para que isso se traduza num desempenho positivo, o que se torna numa vantagem competitiva. A comunicação deixou de fazer parte dos bastidores e passou a ser atriz principal das organizações, assumindo o papel relevante de mediadora entre a organização e os seus colaboradores. Com a crescente implementação das novas tecnologias na sociedade, a dinâmica organizacional mudou e a comunicação interna digital ocupou um lugar de destaque na estratégia de comunicação das organizações, graças a algumas das suas virtudes: rapidez, simplicidade e flexibilidade. A Intranet é um bom exemplo do que referi, já que possui a capacidade de interligar indivíduos, independentemente do espaço geográfico, permitindo uma interação dinâmica. O presente estudo tem como objetivo geral perceber qual o significado que a Intranet da Unicer tem para os seus colaboradores, analisando se esta se encontra em sintonia com as suas necessidades e expectativas e qual é o seu contributo como promotora de motivação, de forma a estimular uma participação ativa e um envolvimento constante na dinâmica organizacional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-19 2016 2016-12-19T00:00:00Z 2020-02-28T01:30:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/21250 TID:201453916 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/21250 |
identifier_str_mv |
TID:201453916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131863945576448 |