A comunicação interna em rede como geradora de motivação, envolvimento e participação nas organizações : estudo de caso UNICER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Margarida Ghira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/21250
Resumo: A cultura e o comportamento organizacional definem aquilo que é uma organização e o que representa para os seus colaboradores. Como os dois conceitos estão estreitamente ligados, sofrem alterações em simultâneo sempre que existe a presença de mudanças nas organizações. A utilização de uma tecnologia é um indicador de mudança social e cultural. Sendo as organizações feitas de e para pessoas, o seu conforto, satisfação e integração são elementos prioritários numa organização para que isso se traduza num desempenho positivo, o que se torna numa vantagem competitiva. A comunicação deixou de fazer parte dos bastidores e passou a ser atriz principal das organizações, assumindo o papel relevante de mediadora entre a organização e os seus colaboradores. Com a crescente implementação das novas tecnologias na sociedade, a dinâmica organizacional mudou e a comunicação interna digital ocupou um lugar de destaque na estratégia de comunicação das organizações, graças a algumas das suas virtudes: rapidez, simplicidade e flexibilidade. A Intranet é um bom exemplo do que referi, já que possui a capacidade de interligar indivíduos, independentemente do espaço geográfico, permitindo uma interação dinâmica. O presente estudo tem como objetivo geral perceber qual o significado que a Intranet da Unicer tem para os seus colaboradores, analisando se esta se encontra em sintonia com as suas necessidades e expectativas e qual é o seu contributo como promotora de motivação, de forma a estimular uma participação ativa e um envolvimento constante na dinâmica organizacional.
id RCAP_02b7bfb2320312fe71c7af8c527c7958
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21250
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação interna em rede como geradora de motivação, envolvimento e participação nas organizações : estudo de caso UNICERComportamento organizacionalGestão participativaNovas tecnologiasComunicação internaIntranetOrganizational behaviorParticipative managementNew technologiesInternal communicationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA cultura e o comportamento organizacional definem aquilo que é uma organização e o que representa para os seus colaboradores. Como os dois conceitos estão estreitamente ligados, sofrem alterações em simultâneo sempre que existe a presença de mudanças nas organizações. A utilização de uma tecnologia é um indicador de mudança social e cultural. Sendo as organizações feitas de e para pessoas, o seu conforto, satisfação e integração são elementos prioritários numa organização para que isso se traduza num desempenho positivo, o que se torna numa vantagem competitiva. A comunicação deixou de fazer parte dos bastidores e passou a ser atriz principal das organizações, assumindo o papel relevante de mediadora entre a organização e os seus colaboradores. Com a crescente implementação das novas tecnologias na sociedade, a dinâmica organizacional mudou e a comunicação interna digital ocupou um lugar de destaque na estratégia de comunicação das organizações, graças a algumas das suas virtudes: rapidez, simplicidade e flexibilidade. A Intranet é um bom exemplo do que referi, já que possui a capacidade de interligar indivíduos, independentemente do espaço geográfico, permitindo uma interação dinâmica. O presente estudo tem como objetivo geral perceber qual o significado que a Intranet da Unicer tem para os seus colaboradores, analisando se esta se encontra em sintonia com as suas necessidades e expectativas e qual é o seu contributo como promotora de motivação, de forma a estimular uma participação ativa e um envolvimento constante na dinâmica organizacional.A cultura e o comportamento organizacional definem aquilo que é uma organização e o que representa para os seus colaboradores. Como os dois conceitos estão estreitamente ligados, sofrem alterações em simultâneo sempre que existe a presença de mudanças nas organizações. A utilização de uma tecnologia é um indicador de mudança social e cultural. Sendo as organizações feitas de e para pessoas, o seu conforto, satisfação e integração são elementos prioritários numa organização para que isso se traduza num desempenho positivo, o que se torna numa vantagem competitiva. A comunicação deixou de fazer parte dos bastidores e passou a ser atriz principal das organizações, assumindo o papel relevante de mediadora entre a organização e os seus colaboradores. Com a crescente implementação das novas tecnologias na sociedade, a dinâmica organizacional mudou e a comunicação interna digital ocupou um lugar de destaque na estratégia de comunicação das organizações, graças a algumas das suas virtudes: rapidez, simplicidade e flexibilidade. A Intranet é um bom exemplo do que referi, já que possui a capacidade de interligar indivíduos, independentemente do espaço geográfico, permitindo uma interação dinâmica. O presente estudo tem como objetivo geral perceber qual o significado que a Intranet da Unicer tem para os seus colaboradores, analisando se esta se encontra em sintonia com as suas necessidades e expectativas e qual é o seu contributo como promotora de motivação, de forma a estimular uma participação ativa e um envolvimento constante na dinâmica organizacional.Brandão, Nuno Manuel Coelho GoulartVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRamos, Margarida Ghira2020-02-28T01:30:45Z2016-12-1920162016-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21250TID:201453916porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:27:16Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21250Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:36.516379Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação interna em rede como geradora de motivação, envolvimento e participação nas organizações : estudo de caso UNICER
title A comunicação interna em rede como geradora de motivação, envolvimento e participação nas organizações : estudo de caso UNICER
spellingShingle A comunicação interna em rede como geradora de motivação, envolvimento e participação nas organizações : estudo de caso UNICER
Ramos, Margarida Ghira
Comportamento organizacional
Gestão participativa
Novas tecnologias
Comunicação interna
Intranet
Organizational behavior
Participative management
New technologies
Internal communication
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A comunicação interna em rede como geradora de motivação, envolvimento e participação nas organizações : estudo de caso UNICER
title_full A comunicação interna em rede como geradora de motivação, envolvimento e participação nas organizações : estudo de caso UNICER
title_fullStr A comunicação interna em rede como geradora de motivação, envolvimento e participação nas organizações : estudo de caso UNICER
title_full_unstemmed A comunicação interna em rede como geradora de motivação, envolvimento e participação nas organizações : estudo de caso UNICER
title_sort A comunicação interna em rede como geradora de motivação, envolvimento e participação nas organizações : estudo de caso UNICER
author Ramos, Margarida Ghira
author_facet Ramos, Margarida Ghira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brandão, Nuno Manuel Coelho Goulart
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Margarida Ghira
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento organizacional
Gestão participativa
Novas tecnologias
Comunicação interna
Intranet
Organizational behavior
Participative management
New technologies
Internal communication
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Comportamento organizacional
Gestão participativa
Novas tecnologias
Comunicação interna
Intranet
Organizational behavior
Participative management
New technologies
Internal communication
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A cultura e o comportamento organizacional definem aquilo que é uma organização e o que representa para os seus colaboradores. Como os dois conceitos estão estreitamente ligados, sofrem alterações em simultâneo sempre que existe a presença de mudanças nas organizações. A utilização de uma tecnologia é um indicador de mudança social e cultural. Sendo as organizações feitas de e para pessoas, o seu conforto, satisfação e integração são elementos prioritários numa organização para que isso se traduza num desempenho positivo, o que se torna numa vantagem competitiva. A comunicação deixou de fazer parte dos bastidores e passou a ser atriz principal das organizações, assumindo o papel relevante de mediadora entre a organização e os seus colaboradores. Com a crescente implementação das novas tecnologias na sociedade, a dinâmica organizacional mudou e a comunicação interna digital ocupou um lugar de destaque na estratégia de comunicação das organizações, graças a algumas das suas virtudes: rapidez, simplicidade e flexibilidade. A Intranet é um bom exemplo do que referi, já que possui a capacidade de interligar indivíduos, independentemente do espaço geográfico, permitindo uma interação dinâmica. O presente estudo tem como objetivo geral perceber qual o significado que a Intranet da Unicer tem para os seus colaboradores, analisando se esta se encontra em sintonia com as suas necessidades e expectativas e qual é o seu contributo como promotora de motivação, de forma a estimular uma participação ativa e um envolvimento constante na dinâmica organizacional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-19
2016
2016-12-19T00:00:00Z
2020-02-28T01:30:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/21250
TID:201453916
url http://hdl.handle.net/10400.14/21250
identifier_str_mv TID:201453916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131863945576448