A responsabilidade social empresarial no desenvolvimento da comunicação interna nas organizações : estudo de caso : programa «Gente com Ideias» do grupo segurador Fidelidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/23872 |
Resumo: | A responsabilidade social empresarial surgiu por volta dos anos 50 do século XX promovida por uma sociedade civil mais reivindicativa perante o rápido crescimento do poder e da influência das empresas na sociedade. As organizações preocupam-se não só em utilizar os canais informativos como em divulgar sobre aspetos socio-ambientais e, por fim, sobre as práticas de responsabilidade social das próprias empresas. Neste sentido, a comunicação tem um papel fundamental em relação à sustentabilidade e à responsabilidade social empresarial. Pode-se mesmo dizer que a comunicação é também expressão da própria responsabilidade social, na medida em que esta pressupõe a abertura e o envolvimento dos colaboradores e a centralidade da valorização das pessoas. A presente investigação é um estudo de caso realizado no Grupo Segurador Fidelidade, onde se procura aferir a veracidade das hipóteses estudadas. Os resultados obtidos permitiram verificar que os colaboradores valorizam a existência de um Programa de Responsabilidade Social no Grupo e da sua plataforma própria, como também perceber quais foram as áreas de atuação, conteúdos e iniciativasdesenvolvidas no "Gente com ideias" com que os colaboradores mais se idenficam. |
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A responsabilidade social empresarial no desenvolvimento da comunicação interna nas organizações : estudo de caso : programa «Gente com Ideias» do grupo segurador FidelidadeComunicação internaIntranetResponsabilidade social empresarialGestão participativaInternal communicationCorporate social responsibilityParticipative managementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA responsabilidade social empresarial surgiu por volta dos anos 50 do século XX promovida por uma sociedade civil mais reivindicativa perante o rápido crescimento do poder e da influência das empresas na sociedade. As organizações preocupam-se não só em utilizar os canais informativos como em divulgar sobre aspetos socio-ambientais e, por fim, sobre as práticas de responsabilidade social das próprias empresas. Neste sentido, a comunicação tem um papel fundamental em relação à sustentabilidade e à responsabilidade social empresarial. Pode-se mesmo dizer que a comunicação é também expressão da própria responsabilidade social, na medida em que esta pressupõe a abertura e o envolvimento dos colaboradores e a centralidade da valorização das pessoas. A presente investigação é um estudo de caso realizado no Grupo Segurador Fidelidade, onde se procura aferir a veracidade das hipóteses estudadas. Os resultados obtidos permitiram verificar que os colaboradores valorizam a existência de um Programa de Responsabilidade Social no Grupo e da sua plataforma própria, como também perceber quais foram as áreas de atuação, conteúdos e iniciativasdesenvolvidas no "Gente com ideias" com que os colaboradores mais se idenficam.The corporate social responsibility emerged around the 1950s of the twentieth century promoted by a more demanding civil society in the face of the rapid growth of power and corporate influence in society. Organizations are concerned not only with the use of information channels, but also with the dissemination of information about socio-environmental aspects and, finally, about the social responsibility practices of the companies themselves. In this sense, communication plays a fundamental role in relation to sustainability and corporate social responsibility. It can also be said that communications are also an expression of social responsibility itself, as it presumes the openness and involvement of employees and the centrality of valuing people. The present investigation is a case study carried out in the Grupo Segurador Fidelidade, in which it tries to authenticate the veracity of the hypotheses studied. The results ultimately show that employees value the existence of a Social Responsibility Program in the Group and its own platform, as well as allowing the understanding of the main areas of activity, contents and initiatives developed in the "Gente com Ideias" with which the most of the employees are identified with.Brandão, Nuno Manuel Coelho GoulartVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaVieira, Maria da Conceição de Mendia2018-01-16T16:22:59Z2017-12-1420172017-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/23872TID:201819694porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:54Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:38.766529Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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