A responsabilidade social empresarial no desenvolvimento da comunicação interna nas organizações : estudo de caso : programa «Gente com Ideias» do grupo segurador Fidelidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Maria da Conceição de Mendia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/23872
Resumo: A responsabilidade social empresarial surgiu por volta dos anos 50 do século XX promovida por uma sociedade civil mais reivindicativa perante o rápido crescimento do poder e da influência das empresas na sociedade. As organizações preocupam-se não só em utilizar os canais informativos como em divulgar sobre aspetos socio-ambientais e, por fim, sobre as práticas de responsabilidade social das próprias empresas. Neste sentido, a comunicação tem um papel fundamental em relação à sustentabilidade e à responsabilidade social empresarial. Pode-se mesmo dizer que a comunicação é também expressão da própria responsabilidade social, na medida em que esta pressupõe a abertura e o envolvimento dos colaboradores e a centralidade da valorização das pessoas. A presente investigação é um estudo de caso realizado no Grupo Segurador Fidelidade, onde se procura aferir a veracidade das hipóteses estudadas. Os resultados obtidos permitiram verificar que os colaboradores valorizam a existência de um Programa de Responsabilidade Social no Grupo e da sua plataforma própria, como também perceber quais foram as áreas de atuação, conteúdos e iniciativasdesenvolvidas no "Gente com ideias" com que os colaboradores mais se idenficam.
id RCAP_1fdf032142d6e5179e1e4805c0637fbf
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23872
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A responsabilidade social empresarial no desenvolvimento da comunicação interna nas organizações : estudo de caso : programa «Gente com Ideias» do grupo segurador FidelidadeComunicação internaIntranetResponsabilidade social empresarialGestão participativaInternal communicationCorporate social responsibilityParticipative managementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA responsabilidade social empresarial surgiu por volta dos anos 50 do século XX promovida por uma sociedade civil mais reivindicativa perante o rápido crescimento do poder e da influência das empresas na sociedade. As organizações preocupam-se não só em utilizar os canais informativos como em divulgar sobre aspetos socio-ambientais e, por fim, sobre as práticas de responsabilidade social das próprias empresas. Neste sentido, a comunicação tem um papel fundamental em relação à sustentabilidade e à responsabilidade social empresarial. Pode-se mesmo dizer que a comunicação é também expressão da própria responsabilidade social, na medida em que esta pressupõe a abertura e o envolvimento dos colaboradores e a centralidade da valorização das pessoas. A presente investigação é um estudo de caso realizado no Grupo Segurador Fidelidade, onde se procura aferir a veracidade das hipóteses estudadas. Os resultados obtidos permitiram verificar que os colaboradores valorizam a existência de um Programa de Responsabilidade Social no Grupo e da sua plataforma própria, como também perceber quais foram as áreas de atuação, conteúdos e iniciativasdesenvolvidas no "Gente com ideias" com que os colaboradores mais se idenficam.The corporate social responsibility emerged around the 1950s of the twentieth century promoted by a more demanding civil society in the face of the rapid growth of power and corporate influence in society. Organizations are concerned not only with the use of information channels, but also with the dissemination of information about socio-environmental aspects and, finally, about the social responsibility practices of the companies themselves. In this sense, communication plays a fundamental role in relation to sustainability and corporate social responsibility. It can also be said that communications are also an expression of social responsibility itself, as it presumes the openness and involvement of employees and the centrality of valuing people. The present investigation is a case study carried out in the Grupo Segurador Fidelidade, in which it tries to authenticate the veracity of the hypotheses studied. The results ultimately show that employees value the existence of a Social Responsibility Program in the Group and its own platform, as well as allowing the understanding of the main areas of activity, contents and initiatives developed in the "Gente com Ideias" with which the most of the employees are identified with.Brandão, Nuno Manuel Coelho GoulartVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaVieira, Maria da Conceição de Mendia2018-01-16T16:22:59Z2017-12-1420172017-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/23872TID:201819694porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:54Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:38.766529Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A responsabilidade social empresarial no desenvolvimento da comunicação interna nas organizações : estudo de caso : programa «Gente com Ideias» do grupo segurador Fidelidade
title A responsabilidade social empresarial no desenvolvimento da comunicação interna nas organizações : estudo de caso : programa «Gente com Ideias» do grupo segurador Fidelidade
spellingShingle A responsabilidade social empresarial no desenvolvimento da comunicação interna nas organizações : estudo de caso : programa «Gente com Ideias» do grupo segurador Fidelidade
Vieira, Maria da Conceição de Mendia
Comunicação interna
Intranet
Responsabilidade social empresarial
Gestão participativa
Internal communication
Corporate social responsibility
Participative management
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A responsabilidade social empresarial no desenvolvimento da comunicação interna nas organizações : estudo de caso : programa «Gente com Ideias» do grupo segurador Fidelidade
title_full A responsabilidade social empresarial no desenvolvimento da comunicação interna nas organizações : estudo de caso : programa «Gente com Ideias» do grupo segurador Fidelidade
title_fullStr A responsabilidade social empresarial no desenvolvimento da comunicação interna nas organizações : estudo de caso : programa «Gente com Ideias» do grupo segurador Fidelidade
title_full_unstemmed A responsabilidade social empresarial no desenvolvimento da comunicação interna nas organizações : estudo de caso : programa «Gente com Ideias» do grupo segurador Fidelidade
title_sort A responsabilidade social empresarial no desenvolvimento da comunicação interna nas organizações : estudo de caso : programa «Gente com Ideias» do grupo segurador Fidelidade
author Vieira, Maria da Conceição de Mendia
author_facet Vieira, Maria da Conceição de Mendia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brandão, Nuno Manuel Coelho Goulart
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Maria da Conceição de Mendia
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação interna
Intranet
Responsabilidade social empresarial
Gestão participativa
Internal communication
Corporate social responsibility
Participative management
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Comunicação interna
Intranet
Responsabilidade social empresarial
Gestão participativa
Internal communication
Corporate social responsibility
Participative management
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A responsabilidade social empresarial surgiu por volta dos anos 50 do século XX promovida por uma sociedade civil mais reivindicativa perante o rápido crescimento do poder e da influência das empresas na sociedade. As organizações preocupam-se não só em utilizar os canais informativos como em divulgar sobre aspetos socio-ambientais e, por fim, sobre as práticas de responsabilidade social das próprias empresas. Neste sentido, a comunicação tem um papel fundamental em relação à sustentabilidade e à responsabilidade social empresarial. Pode-se mesmo dizer que a comunicação é também expressão da própria responsabilidade social, na medida em que esta pressupõe a abertura e o envolvimento dos colaboradores e a centralidade da valorização das pessoas. A presente investigação é um estudo de caso realizado no Grupo Segurador Fidelidade, onde se procura aferir a veracidade das hipóteses estudadas. Os resultados obtidos permitiram verificar que os colaboradores valorizam a existência de um Programa de Responsabilidade Social no Grupo e da sua plataforma própria, como também perceber quais foram as áreas de atuação, conteúdos e iniciativasdesenvolvidas no "Gente com ideias" com que os colaboradores mais se idenficam.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-14
2017
2017-12-14T00:00:00Z
2018-01-16T16:22:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/23872
TID:201819694
url http://hdl.handle.net/10400.14/23872
identifier_str_mv TID:201819694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131891898515456