O capitalismo: o obstáculo à educação enquanto projeto adiado de emancipação humana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/9137 |
Resumo: | As posições enunciadas neste artigo fundam-se, de forma clara e inequívo-ca, nas interpretações radicais de duas teorias da suspeição: a marxista (Karl Marx, Gregory Lukäcs e Guy-E. Debord), e a psicanalítica – as posi-ções teóricas de certas correntes psicanalíticas politicamente implicadas (e.g. Quarto Grupo). O texto inicia-se com uma retrospetiva crítica de século e meio da ordem social capitalista. Esta primeira secção inclui quatro partes: a) enquadra-mento genérico da dominação capitalista; b) crítica dos capitalismos de mercado e de estado; c) as expectativas desaparecidas dos anos 60 do sécu-lo XX; d) crítica das últimas aventuras da “democracia” neoliberal. Estabelecida esta crítica global do capitalismo, seguem-se alguns comentá-rios relativamente aos retrocessos registados nas três últimas décadas no pensamento académico, sendo conferido especial destaque ao cerco orga-nizado em torno da teoria marxista radical e da teoria psicanalítica. Seguidamente, são explorados alguns dos dilemas e vicissitudes que amea-çam inviabilizar definitivamente o projeto de emancipação educativa na sociedade capitalista. Em corolário, são consideradas algumas modalidades de pensamento, de resistência e de contestação na intervenção dos docentes e dos formadores, que permitam criar aberturas e organizar ações pedagógicas que se prestem à denúncia, resistência e contestação da mistificação alienante capitalista. |
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