O método Learn como ferramenta de gestão estratégica : estudo de um caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1668 |
Resumo: | Ao contabilista são colocados novos desafios quanto à informação de gestão. Cada vez mais as organizações têm a necessidade de complementar a informação financeira, de carácter eminentemente histórico do desempenho das organizações, com indicadores de performance não-financeiros dos indutores de performance futura. Esta medição da performance tem cada vez mais um papel crucial na comunicação, medição, acompanhamento, implementação e reavaliação da estratégia. Esta dissertação procura apresentar um sistema de informação abrangente, que integre informação financeira e não-financeira, a partir da metodologia proposta pelo Método Learn. Este método propõe um modelo de gestão por processos centrado no Capital Humano e no Capital Organizacional, permitindo o conhecimento da organização no seu todo, a sua constante comunicação e a melhoria contínua do desempenho organizacional. Apresenta-se um estudo de caso industrial, dando-se maior relevância às técnicas de diagnóstico, definição de objectivos, escolha de indicadores e estabelecimento de metas. ABSTRACT: Accountants face new challenges concerning information for management. Organisations are increasingly in need of complementing financial information with performance history, as well as with non-financial indicators of the drivers of future performance. This performance measurement is more crucial in the communication, measurement, monitoring, implementation and review of strategy. The purpose of this paper is to present an information system that integrates financial and non-financial information, based on Método Learn. This is a business process management approach centred on Human and Organisational Capital, which also allows the understanding of the organization as a whole, its constant communication and continuous improvement. This work presents an industrial case study, providing greater relevance to the techniques of diagnosis, definition of objectives, selection of indicators and goal setting. |
id |
RCAP_02c3a49aa0ae8d5ad024dc89da05b9cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/1668 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O método Learn como ferramenta de gestão estratégica : estudo de um casoGestão financeiraGestão estratégicaGestão do conhecimentoEficácia das organizaçõesAo contabilista são colocados novos desafios quanto à informação de gestão. Cada vez mais as organizações têm a necessidade de complementar a informação financeira, de carácter eminentemente histórico do desempenho das organizações, com indicadores de performance não-financeiros dos indutores de performance futura. Esta medição da performance tem cada vez mais um papel crucial na comunicação, medição, acompanhamento, implementação e reavaliação da estratégia. Esta dissertação procura apresentar um sistema de informação abrangente, que integre informação financeira e não-financeira, a partir da metodologia proposta pelo Método Learn. Este método propõe um modelo de gestão por processos centrado no Capital Humano e no Capital Organizacional, permitindo o conhecimento da organização no seu todo, a sua constante comunicação e a melhoria contínua do desempenho organizacional. Apresenta-se um estudo de caso industrial, dando-se maior relevância às técnicas de diagnóstico, definição de objectivos, escolha de indicadores e estabelecimento de metas. ABSTRACT: Accountants face new challenges concerning information for management. Organisations are increasingly in need of complementing financial information with performance history, as well as with non-financial indicators of the drivers of future performance. This performance measurement is more crucial in the communication, measurement, monitoring, implementation and review of strategy. The purpose of this paper is to present an information system that integrates financial and non-financial information, based on Método Learn. This is a business process management approach centred on Human and Organisational Capital, which also allows the understanding of the organization as a whole, its constant communication and continuous improvement. This work presents an industrial case study, providing greater relevance to the techniques of diagnosis, definition of objectives, selection of indicators and goal setting.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:45:11Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1668porAbreu, José Fernando da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:58:17Zoai:ria.ua.pt:10773/1668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:16.808500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O método Learn como ferramenta de gestão estratégica : estudo de um caso |
title |
O método Learn como ferramenta de gestão estratégica : estudo de um caso |
spellingShingle |
O método Learn como ferramenta de gestão estratégica : estudo de um caso Abreu, José Fernando da Silva Gestão financeira Gestão estratégica Gestão do conhecimento Eficácia das organizações |
title_short |
O método Learn como ferramenta de gestão estratégica : estudo de um caso |
title_full |
O método Learn como ferramenta de gestão estratégica : estudo de um caso |
title_fullStr |
O método Learn como ferramenta de gestão estratégica : estudo de um caso |
title_full_unstemmed |
O método Learn como ferramenta de gestão estratégica : estudo de um caso |
title_sort |
O método Learn como ferramenta de gestão estratégica : estudo de um caso |
author |
Abreu, José Fernando da Silva |
author_facet |
Abreu, José Fernando da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, José Fernando da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão financeira Gestão estratégica Gestão do conhecimento Eficácia das organizações |
topic |
Gestão financeira Gestão estratégica Gestão do conhecimento Eficácia das organizações |
description |
Ao contabilista são colocados novos desafios quanto à informação de gestão. Cada vez mais as organizações têm a necessidade de complementar a informação financeira, de carácter eminentemente histórico do desempenho das organizações, com indicadores de performance não-financeiros dos indutores de performance futura. Esta medição da performance tem cada vez mais um papel crucial na comunicação, medição, acompanhamento, implementação e reavaliação da estratégia. Esta dissertação procura apresentar um sistema de informação abrangente, que integre informação financeira e não-financeira, a partir da metodologia proposta pelo Método Learn. Este método propõe um modelo de gestão por processos centrado no Capital Humano e no Capital Organizacional, permitindo o conhecimento da organização no seu todo, a sua constante comunicação e a melhoria contínua do desempenho organizacional. Apresenta-se um estudo de caso industrial, dando-se maior relevância às técnicas de diagnóstico, definição de objectivos, escolha de indicadores e estabelecimento de metas. ABSTRACT: Accountants face new challenges concerning information for management. Organisations are increasingly in need of complementing financial information with performance history, as well as with non-financial indicators of the drivers of future performance. This performance measurement is more crucial in the communication, measurement, monitoring, implementation and review of strategy. The purpose of this paper is to present an information system that integrates financial and non-financial information, based on Método Learn. This is a business process management approach centred on Human and Organisational Capital, which also allows the understanding of the organization as a whole, its constant communication and continuous improvement. This work presents an industrial case study, providing greater relevance to the techniques of diagnosis, definition of objectives, selection of indicators and goal setting. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-01T00:00:00Z 2006 2011-04-19T13:45:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/1668 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/1668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137452090195968 |