Bullying, vincula??o e estilos educativos parentais em adolescentes do 3? ciclo do ensino b?sico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/431 |
Resumo: | Objetivos: Dado que a literatura salienta o impacto da vincula??o e do comportamento parental nos comportamentos de bullying, temos como objetivo estudar os comportamentos de bullying, de visibilidade crescente em adolescentes no contexto escolar, e a sua rela??o com a qualidade da vincula??o e os estilos educativos parentais. M?todo: A amostra deste estudo envolveu 50 adolescentes, 26 raparigas e 24 rapazes, com idades entre os 12 e os 17 anos (M = 14,24). O protocolo foi composto por: Question?rio de Exclus?o Social e Viol?ncia Escolar (QEVE), Invent?rio de Vincula??o na Adolesc?ncia (IPPA) e A Parental Rearing Style Questionnaire for use with Adolescents (EMBU-A). Resultados: Os adolescentes da nossa amostra tendem a ser mais observadores em situa??es de bullying, sendo os tipos de viol?ncia mais frequentes a exclus?o social e a agress?o verbal. As v?timas de bullying s?o mais frequentemente jovens de n?vel socioecon?mico baixo e as raparigas s?o mais observadoras de exclus?o social e agress?o verbal do que os rapazes. No que respeita ? vincula??o, os jovens com mais comportamentos agressivos percecionam menor comunica??o e confian?a em rela??o ao pai e aos amigos e quando se sentem alienados face aos seus pares, est?o mais sujeitos a serem v?timas de bullying. Por fim, relativamente aos estilos educativos parentais, os adolescentes mais agressivos tendem a ser os que sentem maior rejei??o e menor suporte emocional maternos. Conclus?es: Fica, ent?o, sublinhada a import?ncia para os comportamentos de bullying dos estilos educativos parentais e da qualidade da vincula??o dos jovens com as figuras significativas. Estas conclus?es remetem-nos para implica??es ao n?vel da preven??o deste fen?meno, sendo importante n?o s? considerar vari?veis individuais, mas tamb?m como o sujeito interage em todos os seus sistemas de perten?a, focando a constru??o de rela??es afetivas. |
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