Bullying, vincula??o e estilos educativos parentais em adolescentes do 3? ciclo do ensino b?sico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/465 |
Resumo: | Objetivos: Dado que a literatura salienta o impacto da vincula??o e do comportamento parental nos comportamentos de bullying, temos como objetivo estudar os comportamentos de bullying, de visibilidade crescente em adolescentes no contexto escolar, e a sua rela??o com a qualidade da vincula??o e os estilos educativos parentais. M?todo: A amostra deste estudo envolveu 50 adolescentes, 26 raparigas e 24 rapazes, com idades entre os 12 e os 17 anos (M = 14,24). O protocolo foi composto por: Question?rio de Exclus?o Social e Viol?ncia Escolar (QEVE), Invent?rio de Vincula??o na Adolesc?ncia (IPPA) e A Parental Rearing Style Questionnaire for use with Adolescents (EMBU-A). Resultados: Os adolescentes da nossa amostra tendem a ser mais observadores em situa??es de bullying, sendo os tipos de viol?ncia mais frequentes a exclus?o social e a agress?o verbal. As v?timas de bullying s?o mais frequentemente jovens de n?vel socioecon?mico baixo e as raparigas s?o mais observadoras de exclus?o social e agress?o verbal do que os rapazes. No que respeita ? vincula??o, os jovens com mais comportamentos agressivos percecionam menor comunica??o e confian?a em rela??o ao pai e aos amigos e quando se sentem alienados face aos seus pares, est?o mais sujeitos a serem v?timas de bullying. Por fim, relativamente aos estilos educativos parentais, os adolescentes mais agressivos tendem a ser os que sentem maior rejei??o e menor suporte emocional maternos. Conclus?es: Fica, ent?o, sublinhada a import?ncia para os comportamentos de bullying dos estilos educativos parentais e da qualidade da vincula??o dos jovens com as figuras significativas. Estas conclus?es remetem-nos para implica??es ao n?vel da preven??o deste fen?meno, sendo importante n?o s? considerar vari?veis individuais, mas tamb?m como o sujeito interage em todos os seus sistemas de perten?a, focando a constru??o de rela??es afetivas. / Aims: Since current literature highlights the impact of attachment and parental conduct in bullying behaviors in the school environment, a phenomenon with increasing visibility, we have assessed its relationship to the quality of attachment and parental rearing styles, in adolescents. Method: The sample involved 50 adolescents, 26 girls and 24 boys, from the 7th to 9th grades, aged between 12 and 17 years old (M=14,24). The protocol comprised the: Social Exclusion and School Violence Questionnaire (QEVE), Inventory of Parent and Peer Attachment (IPPA), and A Parental Rearing Style Questionnaire for use with Adolescents (EMBU-A). Results: Adolescents in our sample tend to assume the ?observer? role in bullying situations, and the more prevalent type of violence is social exclusion and verbal abuse. The most frequent victims of bullying are adolescents of lower socioeconomic status, and girls are more observers of social exclusion and verbal aggression than boys. In what concerns attachment, adolescents exhibiting more aggressive behaviors perceive lower communication and trust to the father and friends, and when they feel alienated from their peers, adolescents tend to be more exposed to bullying victimization. Finally, data on parental rearing styles suggest that the most aggressive teenagers are those who feel more rejection and less maternal emotional support. Conclusions: This study highlights the importance to bullying behaviors of parental rearing styles and quality of attachment towards significant others. These conclusions have implications at the prevention level, where it is important, not only to consider individual variables, but also to understand how the subject interacts in all the social systems he belongs to, and on the construction of affective relationships. |
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Bullying, vincula??o e estilos educativos parentais em adolescentes do 3? ciclo do ensino b?sicoVincula??o - AttachmentEstilos educativos parentais - Parental rearing stylesBullying - BullyingAdolescentes - AdolescentsObjetivos: Dado que a literatura salienta o impacto da vincula??o e do comportamento parental nos comportamentos de bullying, temos como objetivo estudar os comportamentos de bullying, de visibilidade crescente em adolescentes no contexto escolar, e a sua rela??o com a qualidade da vincula??o e os estilos educativos parentais. M?todo: A amostra deste estudo envolveu 50 adolescentes, 26 raparigas e 24 rapazes, com idades entre os 12 e os 17 anos (M = 14,24). O protocolo foi composto por: Question?rio de Exclus?o Social e Viol?ncia Escolar (QEVE), Invent?rio de Vincula??o na Adolesc?ncia (IPPA) e A Parental Rearing Style Questionnaire for use with Adolescents (EMBU-A). Resultados: Os adolescentes da nossa amostra tendem a ser mais observadores em situa??es de bullying, sendo os tipos de viol?ncia mais frequentes a exclus?o social e a agress?o verbal. As v?timas de bullying s?o mais frequentemente jovens de n?vel socioecon?mico baixo e as raparigas s?o mais observadoras de exclus?o social e agress?o verbal do que os rapazes. No que respeita ? vincula??o, os jovens com mais comportamentos agressivos percecionam menor comunica??o e confian?a em rela??o ao pai e aos amigos e quando se sentem alienados face aos seus pares, est?o mais sujeitos a serem v?timas de bullying. Por fim, relativamente aos estilos educativos parentais, os adolescentes mais agressivos tendem a ser os que sentem maior rejei??o e menor suporte emocional maternos. Conclus?es: Fica, ent?o, sublinhada a import?ncia para os comportamentos de bullying dos estilos educativos parentais e da qualidade da vincula??o dos jovens com as figuras significativas. Estas conclus?es remetem-nos para implica??es ao n?vel da preven??o deste fen?meno, sendo importante n?o s? considerar vari?veis individuais, mas tamb?m como o sujeito interage em todos os seus sistemas de perten?a, focando a constru??o de rela??es afetivas. / Aims: Since current literature highlights the impact of attachment and parental conduct in bullying behaviors in the school environment, a phenomenon with increasing visibility, we have assessed its relationship to the quality of attachment and parental rearing styles, in adolescents. Method: The sample involved 50 adolescents, 26 girls and 24 boys, from the 7th to 9th grades, aged between 12 and 17 years old (M=14,24). The protocol comprised the: Social Exclusion and School Violence Questionnaire (QEVE), Inventory of Parent and Peer Attachment (IPPA), and A Parental Rearing Style Questionnaire for use with Adolescents (EMBU-A). Results: Adolescents in our sample tend to assume the ?observer? role in bullying situations, and the more prevalent type of violence is social exclusion and verbal abuse. The most frequent victims of bullying are adolescents of lower socioeconomic status, and girls are more observers of social exclusion and verbal aggression than boys. In what concerns attachment, adolescents exhibiting more aggressive behaviors perceive lower communication and trust to the father and friends, and when they feel alienated from their peers, adolescents tend to be more exposed to bullying victimization. Finally, data on parental rearing styles suggest that the most aggressive teenagers are those who feel more rejection and less maternal emotional support. Conclusions: This study highlights the importance to bullying behaviors of parental rearing styles and quality of attachment towards significant others. These conclusions have implications at the prevention level, where it is important, not only to consider individual variables, but also to understand how the subject interacts in all the social systems he belongs to, and on the construction of affective relationships.Departamento de Investiga??o & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga2016-03-31T16:30:49Z2015-02-01T00:00:00Z2015-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/465por2183-4938Sim?es, S?niaFerreira, Joaquim JorgeBraga, SandraVicente, Henrique Testainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:18:00ZPortal AgregadorONG |
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