Bullying, vincula??o e estilos educativos parentais em adolescentes do 3? ciclo do ensino b?sico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sim?es, S?nia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ferreira, Joaquim Jorge, Braga, Sandra, Vicente, Henrique Testa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/465
Resumo: Objetivos: Dado que a literatura salienta o impacto da vincula??o e do comportamento parental nos comportamentos de bullying, temos como objetivo estudar os comportamentos de bullying, de visibilidade crescente em adolescentes no contexto escolar, e a sua rela??o com a qualidade da vincula??o e os estilos educativos parentais. M?todo: A amostra deste estudo envolveu 50 adolescentes, 26 raparigas e 24 rapazes, com idades entre os 12 e os 17 anos (M = 14,24). O protocolo foi composto por: Question?rio de Exclus?o Social e Viol?ncia Escolar (QEVE), Invent?rio de Vincula??o na Adolesc?ncia (IPPA) e A Parental Rearing Style Questionnaire for use with Adolescents (EMBU-A). Resultados: Os adolescentes da nossa amostra tendem a ser mais observadores em situa??es de bullying, sendo os tipos de viol?ncia mais frequentes a exclus?o social e a agress?o verbal. As v?timas de bullying s?o mais frequentemente jovens de n?vel socioecon?mico baixo e as raparigas s?o mais observadoras de exclus?o social e agress?o verbal do que os rapazes. No que respeita ? vincula??o, os jovens com mais comportamentos agressivos percecionam menor comunica??o e confian?a em rela??o ao pai e aos amigos e quando se sentem alienados face aos seus pares, est?o mais sujeitos a serem v?timas de bullying. Por fim, relativamente aos estilos educativos parentais, os adolescentes mais agressivos tendem a ser os que sentem maior rejei??o e menor suporte emocional maternos. Conclus?es: Fica, ent?o, sublinhada a import?ncia para os comportamentos de bullying dos estilos educativos parentais e da qualidade da vincula??o dos jovens com as figuras significativas. Estas conclus?es remetem-nos para implica??es ao n?vel da preven??o deste fen?meno, sendo importante n?o s? considerar vari?veis individuais, mas tamb?m como o sujeito interage em todos os seus sistemas de perten?a, focando a constru??o de rela??es afetivas. / Aims: Since current literature highlights the impact of attachment and parental conduct in bullying behaviors in the school environment, a phenomenon with increasing visibility, we have assessed its relationship to the quality of attachment and parental rearing styles, in adolescents. Method: The sample involved 50 adolescents, 26 girls and 24 boys, from the 7th to 9th grades, aged between 12 and 17 years old (M=14,24). The protocol comprised the: Social Exclusion and School Violence Questionnaire (QEVE), Inventory of Parent and Peer Attachment (IPPA), and A Parental Rearing Style Questionnaire for use with Adolescents (EMBU-A). Results: Adolescents in our sample tend to assume the ?observer? role in bullying situations, and the more prevalent type of violence is social exclusion and verbal abuse. The most frequent victims of bullying are adolescents of lower socioeconomic status, and girls are more observers of social exclusion and verbal aggression than boys. In what concerns attachment, adolescents exhibiting more aggressive behaviors perceive lower communication and trust to the father and friends, and when they feel alienated from their peers, adolescents tend to be more exposed to bullying victimization. Finally, data on parental rearing styles suggest that the most aggressive teenagers are those who feel more rejection and less maternal emotional support. Conclusions: This study highlights the importance to bullying behaviors of parental rearing styles and quality of attachment towards significant others. These conclusions have implications at the prevention level, where it is important, not only to consider individual variables, but also to understand how the subject interacts in all the social systems he belongs to, and on the construction of affective relationships.
id RCAP_36085c29c4f6f6faee05653190a75ae2
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/465
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Bullying, vincula??o e estilos educativos parentais em adolescentes do 3? ciclo do ensino b?sicoVincula??o - AttachmentEstilos educativos parentais - Parental rearing stylesBullying - BullyingAdolescentes - AdolescentsObjetivos: Dado que a literatura salienta o impacto da vincula??o e do comportamento parental nos comportamentos de bullying, temos como objetivo estudar os comportamentos de bullying, de visibilidade crescente em adolescentes no contexto escolar, e a sua rela??o com a qualidade da vincula??o e os estilos educativos parentais. M?todo: A amostra deste estudo envolveu 50 adolescentes, 26 raparigas e 24 rapazes, com idades entre os 12 e os 17 anos (M = 14,24). O protocolo foi composto por: Question?rio de Exclus?o Social e Viol?ncia Escolar (QEVE), Invent?rio de Vincula??o na Adolesc?ncia (IPPA) e A Parental Rearing Style Questionnaire for use with Adolescents (EMBU-A). Resultados: Os adolescentes da nossa amostra tendem a ser mais observadores em situa??es de bullying, sendo os tipos de viol?ncia mais frequentes a exclus?o social e a agress?o verbal. As v?timas de bullying s?o mais frequentemente jovens de n?vel socioecon?mico baixo e as raparigas s?o mais observadoras de exclus?o social e agress?o verbal do que os rapazes. No que respeita ? vincula??o, os jovens com mais comportamentos agressivos percecionam menor comunica??o e confian?a em rela??o ao pai e aos amigos e quando se sentem alienados face aos seus pares, est?o mais sujeitos a serem v?timas de bullying. Por fim, relativamente aos estilos educativos parentais, os adolescentes mais agressivos tendem a ser os que sentem maior rejei??o e menor suporte emocional maternos. Conclus?es: Fica, ent?o, sublinhada a import?ncia para os comportamentos de bullying dos estilos educativos parentais e da qualidade da vincula??o dos jovens com as figuras significativas. Estas conclus?es remetem-nos para implica??es ao n?vel da preven??o deste fen?meno, sendo importante n?o s? considerar vari?veis individuais, mas tamb?m como o sujeito interage em todos os seus sistemas de perten?a, focando a constru??o de rela??es afetivas. / Aims: Since current literature highlights the impact of attachment and parental conduct in bullying behaviors in the school environment, a phenomenon with increasing visibility, we have assessed its relationship to the quality of attachment and parental rearing styles, in adolescents. Method: The sample involved 50 adolescents, 26 girls and 24 boys, from the 7th to 9th grades, aged between 12 and 17 years old (M=14,24). The protocol comprised the: Social Exclusion and School Violence Questionnaire (QEVE), Inventory of Parent and Peer Attachment (IPPA), and A Parental Rearing Style Questionnaire for use with Adolescents (EMBU-A). Results: Adolescents in our sample tend to assume the ?observer? role in bullying situations, and the more prevalent type of violence is social exclusion and verbal abuse. The most frequent victims of bullying are adolescents of lower socioeconomic status, and girls are more observers of social exclusion and verbal aggression than boys. In what concerns attachment, adolescents exhibiting more aggressive behaviors perceive lower communication and trust to the father and friends, and when they feel alienated from their peers, adolescents tend to be more exposed to bullying victimization. Finally, data on parental rearing styles suggest that the most aggressive teenagers are those who feel more rejection and less maternal emotional support. Conclusions: This study highlights the importance to bullying behaviors of parental rearing styles and quality of attachment towards significant others. These conclusions have implications at the prevention level, where it is important, not only to consider individual variables, but also to understand how the subject interacts in all the social systems he belongs to, and on the construction of affective relationships.Departamento de Investiga??o & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga2016-03-31T16:30:49Z2015-02-01T00:00:00Z2015-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/465por2183-4938Sim?es, S?niaFerreira, Joaquim JorgeBraga, SandraVicente, Henrique Testainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:18:00ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Bullying, vincula??o e estilos educativos parentais em adolescentes do 3? ciclo do ensino b?sico
title Bullying, vincula??o e estilos educativos parentais em adolescentes do 3? ciclo do ensino b?sico
spellingShingle Bullying, vincula??o e estilos educativos parentais em adolescentes do 3? ciclo do ensino b?sico
Sim?es, S?nia
Vincula??o - Attachment
Estilos educativos parentais - Parental rearing styles
Bullying - Bullying
Adolescentes - Adolescents
title_short Bullying, vincula??o e estilos educativos parentais em adolescentes do 3? ciclo do ensino b?sico
title_full Bullying, vincula??o e estilos educativos parentais em adolescentes do 3? ciclo do ensino b?sico
title_fullStr Bullying, vincula??o e estilos educativos parentais em adolescentes do 3? ciclo do ensino b?sico
title_full_unstemmed Bullying, vincula??o e estilos educativos parentais em adolescentes do 3? ciclo do ensino b?sico
title_sort Bullying, vincula??o e estilos educativos parentais em adolescentes do 3? ciclo do ensino b?sico
author Sim?es, S?nia
author_facet Sim?es, S?nia
Ferreira, Joaquim Jorge
Braga, Sandra
Vicente, Henrique Testa
author_role author
author2 Ferreira, Joaquim Jorge
Braga, Sandra
Vicente, Henrique Testa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sim?es, S?nia
Ferreira, Joaquim Jorge
Braga, Sandra
Vicente, Henrique Testa
dc.subject.por.fl_str_mv Vincula??o - Attachment
Estilos educativos parentais - Parental rearing styles
Bullying - Bullying
Adolescentes - Adolescents
topic Vincula??o - Attachment
Estilos educativos parentais - Parental rearing styles
Bullying - Bullying
Adolescentes - Adolescents
description Objetivos: Dado que a literatura salienta o impacto da vincula??o e do comportamento parental nos comportamentos de bullying, temos como objetivo estudar os comportamentos de bullying, de visibilidade crescente em adolescentes no contexto escolar, e a sua rela??o com a qualidade da vincula??o e os estilos educativos parentais. M?todo: A amostra deste estudo envolveu 50 adolescentes, 26 raparigas e 24 rapazes, com idades entre os 12 e os 17 anos (M = 14,24). O protocolo foi composto por: Question?rio de Exclus?o Social e Viol?ncia Escolar (QEVE), Invent?rio de Vincula??o na Adolesc?ncia (IPPA) e A Parental Rearing Style Questionnaire for use with Adolescents (EMBU-A). Resultados: Os adolescentes da nossa amostra tendem a ser mais observadores em situa??es de bullying, sendo os tipos de viol?ncia mais frequentes a exclus?o social e a agress?o verbal. As v?timas de bullying s?o mais frequentemente jovens de n?vel socioecon?mico baixo e as raparigas s?o mais observadoras de exclus?o social e agress?o verbal do que os rapazes. No que respeita ? vincula??o, os jovens com mais comportamentos agressivos percecionam menor comunica??o e confian?a em rela??o ao pai e aos amigos e quando se sentem alienados face aos seus pares, est?o mais sujeitos a serem v?timas de bullying. Por fim, relativamente aos estilos educativos parentais, os adolescentes mais agressivos tendem a ser os que sentem maior rejei??o e menor suporte emocional maternos. Conclus?es: Fica, ent?o, sublinhada a import?ncia para os comportamentos de bullying dos estilos educativos parentais e da qualidade da vincula??o dos jovens com as figuras significativas. Estas conclus?es remetem-nos para implica??es ao n?vel da preven??o deste fen?meno, sendo importante n?o s? considerar vari?veis individuais, mas tamb?m como o sujeito interage em todos os seus sistemas de perten?a, focando a constru??o de rela??es afetivas. / Aims: Since current literature highlights the impact of attachment and parental conduct in bullying behaviors in the school environment, a phenomenon with increasing visibility, we have assessed its relationship to the quality of attachment and parental rearing styles, in adolescents. Method: The sample involved 50 adolescents, 26 girls and 24 boys, from the 7th to 9th grades, aged between 12 and 17 years old (M=14,24). The protocol comprised the: Social Exclusion and School Violence Questionnaire (QEVE), Inventory of Parent and Peer Attachment (IPPA), and A Parental Rearing Style Questionnaire for use with Adolescents (EMBU-A). Results: Adolescents in our sample tend to assume the ?observer? role in bullying situations, and the more prevalent type of violence is social exclusion and verbal abuse. The most frequent victims of bullying are adolescents of lower socioeconomic status, and girls are more observers of social exclusion and verbal aggression than boys. In what concerns attachment, adolescents exhibiting more aggressive behaviors perceive lower communication and trust to the father and friends, and when they feel alienated from their peers, adolescents tend to be more exposed to bullying victimization. Finally, data on parental rearing styles suggest that the most aggressive teenagers are those who feel more rejection and less maternal emotional support. Conclusions: This study highlights the importance to bullying behaviors of parental rearing styles and quality of attachment towards significant others. These conclusions have implications at the prevention level, where it is important, not only to consider individual variables, but also to understand how the subject interacts in all the social systems he belongs to, and on the construction of affective relationships.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-01T00:00:00Z
2015-02
2016-03-31T16:30:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/465
url http://repositorio.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-4938
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Investiga??o & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Investiga??o & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303611910389760