Pluralidade e diversidade: diferenças e especificidades culturais dos afrodescendentes no espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria José Martins de Queiroz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6901
Resumo: Esta pesquisa germinou do nosso convívio com os afrodescendentes no espaço escolar. O objetivo da mesma é realizar uma averiguação de como os educadores estão fazendo para resgatar a valorização da cultura afro-brasileira nas instituições de ensino. Durante a realização do trabalho, foi possível levantarmos dados e adentrarmos em leituras que retratam o assunto em pauta. Percebemos que através das leituras, a cultura afro-brasileira foi muito significativa para o nosso país. A referida pesquisa iniciou-se a partir de um trabalho de campo, onde nos deu a oportunidade de entrevistarmos os educadores de uma escola municipal, enfatizando o assunto, do qual nos interessou. A mesma, também aborda subsídio referente à Lei 10.639/03, de forma que aponta a relevância do estudo da cultura afro no currículo escolar. O estudo foi pautado em uma pesquisa de abordagem qualitativa, e quanto aos objetivos, obedeceu ao caráter descritivo. Acreditamos que as discussões, envolvimento e realizações, venham trazer à sociedade uma contribuição, tanto social como cultural. Portanto, poderá abrir caminhos, norteando assim um grande favorecimento para uma sociedade onde todos valorizem e respeite as diferenças, dando espaço à diversidade cultural.
id RCAP_02f01ad4050a5a4b8255f77594fa01c9
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6901
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pluralidade e diversidade: diferenças e especificidades culturais dos afrodescendentes no espaço escolarMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOMEIO ESCOLARDIVERSIDADE CULTURALIDENTIDADE CULTURALCULTURABRASILEDUCATIONSCHOOL ENVIRONMENTCULTURAL DIVERSITYCULTURAL IDENTITYCULTUREBRAZILEsta pesquisa germinou do nosso convívio com os afrodescendentes no espaço escolar. O objetivo da mesma é realizar uma averiguação de como os educadores estão fazendo para resgatar a valorização da cultura afro-brasileira nas instituições de ensino. Durante a realização do trabalho, foi possível levantarmos dados e adentrarmos em leituras que retratam o assunto em pauta. Percebemos que através das leituras, a cultura afro-brasileira foi muito significativa para o nosso país. A referida pesquisa iniciou-se a partir de um trabalho de campo, onde nos deu a oportunidade de entrevistarmos os educadores de uma escola municipal, enfatizando o assunto, do qual nos interessou. A mesma, também aborda subsídio referente à Lei 10.639/03, de forma que aponta a relevância do estudo da cultura afro no currículo escolar. O estudo foi pautado em uma pesquisa de abordagem qualitativa, e quanto aos objetivos, obedeceu ao caráter descritivo. Acreditamos que as discussões, envolvimento e realizações, venham trazer à sociedade uma contribuição, tanto social como cultural. Portanto, poderá abrir caminhos, norteando assim um grande favorecimento para uma sociedade onde todos valorizem e respeite as diferenças, dando espaço à diversidade cultural.This research was inspired by my work with afro-descendants at school. Its purpose was to find out how educators are doing to rescue and enhance the African-Brazilian culture in educational institutions. During the work, it was possible to gather data from reading the subject guidelines. We realize, through the above-mentioned readings, how the African- Brazilian culture is significant for our country. This research plan started with a field study which gave us the opportunity to interview educators in a school hall, emphasizing the subject, which interested us. The same also discussed subsidies related to Law 10,639/03 which point to the relevance of the study of African culture in the school curriculum. The study was guided by a qualitative approach, and geared into objectives. We believe that the findings, results and discussions, will bring a contribution to society, both socially and culturally since they can open paths, thus bringing some stimulus for society tovalue and respect differences, making room for cultural diversity.2016-04-04T10:09:04Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6901TID:201168480porSantos, Maria José Martins de Queirozinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:09Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6901Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:58.053970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pluralidade e diversidade: diferenças e especificidades culturais dos afrodescendentes no espaço escolar
title Pluralidade e diversidade: diferenças e especificidades culturais dos afrodescendentes no espaço escolar
spellingShingle Pluralidade e diversidade: diferenças e especificidades culturais dos afrodescendentes no espaço escolar
Santos, Maria José Martins de Queiroz
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
MEIO ESCOLAR
DIVERSIDADE CULTURAL
IDENTIDADE CULTURAL
CULTURA
BRASIL
EDUCATION
SCHOOL ENVIRONMENT
CULTURAL DIVERSITY
CULTURAL IDENTITY
CULTURE
BRAZIL
title_short Pluralidade e diversidade: diferenças e especificidades culturais dos afrodescendentes no espaço escolar
title_full Pluralidade e diversidade: diferenças e especificidades culturais dos afrodescendentes no espaço escolar
title_fullStr Pluralidade e diversidade: diferenças e especificidades culturais dos afrodescendentes no espaço escolar
title_full_unstemmed Pluralidade e diversidade: diferenças e especificidades culturais dos afrodescendentes no espaço escolar
title_sort Pluralidade e diversidade: diferenças e especificidades culturais dos afrodescendentes no espaço escolar
author Santos, Maria José Martins de Queiroz
author_facet Santos, Maria José Martins de Queiroz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria José Martins de Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
MEIO ESCOLAR
DIVERSIDADE CULTURAL
IDENTIDADE CULTURAL
CULTURA
BRASIL
EDUCATION
SCHOOL ENVIRONMENT
CULTURAL DIVERSITY
CULTURAL IDENTITY
CULTURE
BRAZIL
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
MEIO ESCOLAR
DIVERSIDADE CULTURAL
IDENTIDADE CULTURAL
CULTURA
BRASIL
EDUCATION
SCHOOL ENVIRONMENT
CULTURAL DIVERSITY
CULTURAL IDENTITY
CULTURE
BRAZIL
description Esta pesquisa germinou do nosso convívio com os afrodescendentes no espaço escolar. O objetivo da mesma é realizar uma averiguação de como os educadores estão fazendo para resgatar a valorização da cultura afro-brasileira nas instituições de ensino. Durante a realização do trabalho, foi possível levantarmos dados e adentrarmos em leituras que retratam o assunto em pauta. Percebemos que através das leituras, a cultura afro-brasileira foi muito significativa para o nosso país. A referida pesquisa iniciou-se a partir de um trabalho de campo, onde nos deu a oportunidade de entrevistarmos os educadores de uma escola municipal, enfatizando o assunto, do qual nos interessou. A mesma, também aborda subsídio referente à Lei 10.639/03, de forma que aponta a relevância do estudo da cultura afro no currículo escolar. O estudo foi pautado em uma pesquisa de abordagem qualitativa, e quanto aos objetivos, obedeceu ao caráter descritivo. Acreditamos que as discussões, envolvimento e realizações, venham trazer à sociedade uma contribuição, tanto social como cultural. Portanto, poderá abrir caminhos, norteando assim um grande favorecimento para uma sociedade onde todos valorizem e respeite as diferenças, dando espaço à diversidade cultural.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-04-04T10:09:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6901
TID:201168480
url http://hdl.handle.net/10437/6901
identifier_str_mv TID:201168480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131227048902656