A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação Musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/8430 |
Resumo: | O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte expõe as atividades desenvolvidas ao longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música, especialização em Formação Musical e Música de Conjunto. As atividades foram realizadas no Conservatório Regional de Castelo Branco, numa turma de segundo grau de Formação Musical e numa turma terceiro grau de Classe de Conjunto (Coro). Por sua vez, a segunda parte exibe um trabalho de investigação com o tema “A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação Musical”. A metodologia aplicada foi o da investigação-ação, realizada com uma turma de 2º grau de Formação Musical do ensino especializado de música. Foram aplicados um conjunto de estratégias, como jogos e desafios, com o objetivo de favorecer o interesse e motivação dos alunos e ao mesmo tempo favorecer a aprendizagem e assimilação das diferentes matérias. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados um inquérito por questionário aos alunos, múltiplas grelhas de observação e informações recolhidas através de notas de campo. As questões de investigação orientadoras do estudo foram as seguintes: (i) De que modo a utilização de jogos didáticos ajudaram na motivação dos alunos?; (ii) Como é que a utilização de jogos didáticos promove as aprendizagens dos alunos?; (iii) Quais os maiores benefícios apresentados pela utilização de jogos didáticos em sala de aula? As conclusões apontam para o incremento de motivação através do recurso a atividades mais lúdicas, como os jogos e os desafios. |
id |
RCAP_02f4749a3f1581366bb409c8faa00bc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8430 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação MusicalFormação musicalEstratégias de ensino-aprendizagemMotivaçãoJogoDesafioMusical formationTeaching-learning strategiesMotivationDidactical gamesChallengesDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte expõe as atividades desenvolvidas ao longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música, especialização em Formação Musical e Música de Conjunto. As atividades foram realizadas no Conservatório Regional de Castelo Branco, numa turma de segundo grau de Formação Musical e numa turma terceiro grau de Classe de Conjunto (Coro). Por sua vez, a segunda parte exibe um trabalho de investigação com o tema “A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação Musical”. A metodologia aplicada foi o da investigação-ação, realizada com uma turma de 2º grau de Formação Musical do ensino especializado de música. Foram aplicados um conjunto de estratégias, como jogos e desafios, com o objetivo de favorecer o interesse e motivação dos alunos e ao mesmo tempo favorecer a aprendizagem e assimilação das diferentes matérias. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados um inquérito por questionário aos alunos, múltiplas grelhas de observação e informações recolhidas através de notas de campo. As questões de investigação orientadoras do estudo foram as seguintes: (i) De que modo a utilização de jogos didáticos ajudaram na motivação dos alunos?; (ii) Como é que a utilização de jogos didáticos promove as aprendizagens dos alunos?; (iii) Quais os maiores benefícios apresentados pela utilização de jogos didáticos em sala de aula? As conclusões apontam para o incremento de motivação através do recurso a atividades mais lúdicas, como os jogos e os desafios.Abstract : The present report is divided into two parts. The first part introduces the activities developed during the Supervised Teaching Practice discipline, inserted in the Master in Music Teaching, option of Musical Formation and Ensemble Music. Such activities were carried out at the Castelo Branco Regional Conservatory, in a class of second degree of Musical Formation and in a class of third degree of Ensemble Music (Choir). In its turn, the second part exhibits an investigation with the theme “The use of didactical games for the promotion of motivation in the teaching of Musical Formation”. In the present research, multiple challenges and didactical games were carried out during Musical Formation classes, seeking to know if they helped to increase the motivation of the students. This investigation falls on an investigation-action, and the strategies were applied to a second grade Musical Formation class. A set of strategies were applied, such as games and challenges, with the aim of favoring the interest and motivation of the students and at the same time favoring the learning and assimilation of the different subjects. As for instruments for data collection, surveys were made to the students, observation grids were created and implemented, and field notes were made. The research questions guiding the study were as follows: (i) How did the use of educational games help to motivate students?; (ii) How does the use of educational games promote student learning?; (iii) What are the biggest benefits presented by the use of educational games in the classroom? The conclusions point to the increase of motivation through the use of more ludic activities, such as games and challenges.Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoDantas, Cristina Gonçalves2023-03-22T11:14:56Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8430TID:203255003porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-15T01:45:34Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8430Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:46:06.573717Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação Musical |
title |
A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação Musical |
spellingShingle |
A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação Musical Dantas, Cristina Gonçalves Formação musical Estratégias de ensino-aprendizagem Motivação Jogo Desafio Musical formation Teaching-learning strategies Motivation Didactical games Challenges Domínio/Área Científica : Humanidades |
title_short |
A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação Musical |
title_full |
A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação Musical |
title_fullStr |
A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação Musical |
title_full_unstemmed |
A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação Musical |
title_sort |
A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação Musical |
author |
Dantas, Cristina Gonçalves |
author_facet |
Dantas, Cristina Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Cristina Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação musical Estratégias de ensino-aprendizagem Motivação Jogo Desafio Musical formation Teaching-learning strategies Motivation Didactical games Challenges Domínio/Área Científica : Humanidades |
topic |
Formação musical Estratégias de ensino-aprendizagem Motivação Jogo Desafio Musical formation Teaching-learning strategies Motivation Didactical games Challenges Domínio/Área Científica : Humanidades |
description |
O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte expõe as atividades desenvolvidas ao longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música, especialização em Formação Musical e Música de Conjunto. As atividades foram realizadas no Conservatório Regional de Castelo Branco, numa turma de segundo grau de Formação Musical e numa turma terceiro grau de Classe de Conjunto (Coro). Por sua vez, a segunda parte exibe um trabalho de investigação com o tema “A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação Musical”. A metodologia aplicada foi o da investigação-ação, realizada com uma turma de 2º grau de Formação Musical do ensino especializado de música. Foram aplicados um conjunto de estratégias, como jogos e desafios, com o objetivo de favorecer o interesse e motivação dos alunos e ao mesmo tempo favorecer a aprendizagem e assimilação das diferentes matérias. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados um inquérito por questionário aos alunos, múltiplas grelhas de observação e informações recolhidas através de notas de campo. As questões de investigação orientadoras do estudo foram as seguintes: (i) De que modo a utilização de jogos didáticos ajudaram na motivação dos alunos?; (ii) Como é que a utilização de jogos didáticos promove as aprendizagens dos alunos?; (iii) Quais os maiores benefícios apresentados pela utilização de jogos didáticos em sala de aula? As conclusões apontam para o incremento de motivação através do recurso a atividades mais lúdicas, como os jogos e os desafios. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-22T11:14:56Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/8430 TID:203255003 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/8430 |
identifier_str_mv |
TID:203255003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131544416157696 |