A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação Musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Cristina Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8430
Resumo: O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte expõe as atividades desenvolvidas ao longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música, especialização em Formação Musical e Música de Conjunto. As atividades foram realizadas no Conservatório Regional de Castelo Branco, numa turma de segundo grau de Formação Musical e numa turma terceiro grau de Classe de Conjunto (Coro). Por sua vez, a segunda parte exibe um trabalho de investigação com o tema “A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação Musical”. A metodologia aplicada foi o da investigação-ação, realizada com uma turma de 2º grau de Formação Musical do ensino especializado de música. Foram aplicados um conjunto de estratégias, como jogos e desafios, com o objetivo de favorecer o interesse e motivação dos alunos e ao mesmo tempo favorecer a aprendizagem e assimilação das diferentes matérias. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados um inquérito por questionário aos alunos, múltiplas grelhas de observação e informações recolhidas através de notas de campo. As questões de investigação orientadoras do estudo foram as seguintes: (i) De que modo a utilização de jogos didáticos ajudaram na motivação dos alunos?; (ii) Como é que a utilização de jogos didáticos promove as aprendizagens dos alunos?; (iii) Quais os maiores benefícios apresentados pela utilização de jogos didáticos em sala de aula? As conclusões apontam para o incremento de motivação através do recurso a atividades mais lúdicas, como os jogos e os desafios.
id RCAP_02f4749a3f1581366bb409c8faa00bc2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8430
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação MusicalFormação musicalEstratégias de ensino-aprendizagemMotivaçãoJogoDesafioMusical formationTeaching-learning strategiesMotivationDidactical gamesChallengesDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte expõe as atividades desenvolvidas ao longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música, especialização em Formação Musical e Música de Conjunto. As atividades foram realizadas no Conservatório Regional de Castelo Branco, numa turma de segundo grau de Formação Musical e numa turma terceiro grau de Classe de Conjunto (Coro). Por sua vez, a segunda parte exibe um trabalho de investigação com o tema “A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação Musical”. A metodologia aplicada foi o da investigação-ação, realizada com uma turma de 2º grau de Formação Musical do ensino especializado de música. Foram aplicados um conjunto de estratégias, como jogos e desafios, com o objetivo de favorecer o interesse e motivação dos alunos e ao mesmo tempo favorecer a aprendizagem e assimilação das diferentes matérias. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados um inquérito por questionário aos alunos, múltiplas grelhas de observação e informações recolhidas através de notas de campo. As questões de investigação orientadoras do estudo foram as seguintes: (i) De que modo a utilização de jogos didáticos ajudaram na motivação dos alunos?; (ii) Como é que a utilização de jogos didáticos promove as aprendizagens dos alunos?; (iii) Quais os maiores benefícios apresentados pela utilização de jogos didáticos em sala de aula? As conclusões apontam para o incremento de motivação através do recurso a atividades mais lúdicas, como os jogos e os desafios.Abstract : The present report is divided into two parts. The first part introduces the activities developed during the Supervised Teaching Practice discipline, inserted in the Master in Music Teaching, option of Musical Formation and Ensemble Music. Such activities were carried out at the Castelo Branco Regional Conservatory, in a class of second degree of Musical Formation and in a class of third degree of Ensemble Music (Choir). In its turn, the second part exhibits an investigation with the theme “The use of didactical games for the promotion of motivation in the teaching of Musical Formation”. In the present research, multiple challenges and didactical games were carried out during Musical Formation classes, seeking to know if they helped to increase the motivation of the students. This investigation falls on an investigation-action, and the strategies were applied to a second grade Musical Formation class. A set of strategies were applied, such as games and challenges, with the aim of favoring the interest and motivation of the students and at the same time favoring the learning and assimilation of the different subjects. As for instruments for data collection, surveys were made to the students, observation grids were created and implemented, and field notes were made. The research questions guiding the study were as follows: (i) How did the use of educational games help to motivate students?; (ii) How does the use of educational games promote student learning?; (iii) What are the biggest benefits presented by the use of educational games in the classroom? The conclusions point to the increase of motivation through the use of more ludic activities, such as games and challenges.Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoDantas, Cristina Gonçalves2023-03-22T11:14:56Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8430TID:203255003porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-15T01:45:34Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8430Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:46:06.573717Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação Musical
title A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação Musical
spellingShingle A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação Musical
Dantas, Cristina Gonçalves
Formação musical
Estratégias de ensino-aprendizagem
Motivação
Jogo
Desafio
Musical formation
Teaching-learning strategies
Motivation
Didactical games
Challenges
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação Musical
title_full A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação Musical
title_fullStr A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação Musical
title_full_unstemmed A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação Musical
title_sort A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação Musical
author Dantas, Cristina Gonçalves
author_facet Dantas, Cristina Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Cristina Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Formação musical
Estratégias de ensino-aprendizagem
Motivação
Jogo
Desafio
Musical formation
Teaching-learning strategies
Motivation
Didactical games
Challenges
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Formação musical
Estratégias de ensino-aprendizagem
Motivação
Jogo
Desafio
Musical formation
Teaching-learning strategies
Motivation
Didactical games
Challenges
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte expõe as atividades desenvolvidas ao longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música, especialização em Formação Musical e Música de Conjunto. As atividades foram realizadas no Conservatório Regional de Castelo Branco, numa turma de segundo grau de Formação Musical e numa turma terceiro grau de Classe de Conjunto (Coro). Por sua vez, a segunda parte exibe um trabalho de investigação com o tema “A utilização de jogos didáticos para a promoção de motivação no ensino da Formação Musical”. A metodologia aplicada foi o da investigação-ação, realizada com uma turma de 2º grau de Formação Musical do ensino especializado de música. Foram aplicados um conjunto de estratégias, como jogos e desafios, com o objetivo de favorecer o interesse e motivação dos alunos e ao mesmo tempo favorecer a aprendizagem e assimilação das diferentes matérias. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados um inquérito por questionário aos alunos, múltiplas grelhas de observação e informações recolhidas através de notas de campo. As questões de investigação orientadoras do estudo foram as seguintes: (i) De que modo a utilização de jogos didáticos ajudaram na motivação dos alunos?; (ii) Como é que a utilização de jogos didáticos promove as aprendizagens dos alunos?; (iii) Quais os maiores benefícios apresentados pela utilização de jogos didáticos em sala de aula? As conclusões apontam para o incremento de motivação através do recurso a atividades mais lúdicas, como os jogos e os desafios.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-22T11:14:56Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/8430
TID:203255003
url http://hdl.handle.net/10400.11/8430
identifier_str_mv TID:203255003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131544416157696