As masterclasses como elemento de motivação na aprendizagem musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Maria Raquel Cruz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15065
Resumo: Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
id RCAP_f78f6a1155ead067cf0b541a0108c66f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15065
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As masterclasses como elemento de motivação na aprendizagem musicalMasterclasseMotivaçãoAprendizagem musicalEstudoAnsiedadeMotivationMusical learningPracticeAnxietyRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.Resumo I (Prática Pedagógica) - A primeira parte do Relatório de Estágio do Ensino Especializado tem por base a descrição e explanação do estágio em observação realizado pela mestranda na classe de fagote do professor Carolino Carreira da Academia de Música de Santa Cecília no ano letivo de 2020/2021. A AMSC é uma escola de referência tanto na área académica como no domínio musical, através do ensino integrado de música, tendo este modelo de ensino sido pioneiro em Portugal. A Academia contempla uma grande variedade de oferta a nível de instrumentos e abrange os níveis de ensino desde a pré-escola, até ao 12º ano de escolaridade. No presente relatório é feita a caracterização da escola, através da contextualização histórica, é explicado o modelo de ensino assim como o seu ideário e referida a oferta educativa, planos curriculares e os recursos da escola. Posteriormente, é retratado o estágio realizado, sendo feita uma caracterização da classe de fagote, onde se refere o número e nível dos alunos assim como atividades extra realizadas ao longo do ano. De seguida, são apresentados os três alunos selecionados, do 3º, 6º e 9º ano e é feita uma análise das aulas observadas e lecionadas, referido as estratégias de ensino utilizadas e o programa realizado. A participação neste estágio permitiu à mestranda concluir que o papel de professor vai muito além do ensino de conteúdos e que a estratégia de ensino deve ser adaptada a cada aluno em específico, sendo importante respeitar as características de cada um. Foi ainda percetível que um dos parâmetros em que o professor deve incidir mais é na motivação, procurando estratégias que captem o interesse e o gosto do aluno pelo instrumento.Resumo II - Projeto de Investigação - Um dos maiores desafios que os professores de instrumento enfrentam para tornar a aprendizagem dos alunos mais eficaz é a motivação. A realização de masterclasses tanto a nível das escolas como a nível externo é uma prática cada vez mais comum. Dado a mestranda ter sido frequentador assíduo deste tipo de eventos e ter consciencializado que os mesmos tiveram grandes repercussões não só na sua aprendizagem como a nível emocional, partiu-se desse princípio para a presente investigação, procurando saber em que medida as masterclasses podem ser um elemento motivacional para a aprendizagem musical dos alunos. Para tal, fez-se uma revisão da literatura existente sobre masterclasses, os seus benefícios e impactos negativos e propostas de como os evitar, assim como os diferentes tipos de masterclasses, incluindo a modalidade de ouvintes. Foi feita, igualmente, uma pesquisa sobre o conceito de motivação e as suas teorias. Posteriormente realizou-se um inquérito por questionário online a uma população abrangente de alunos, desde a iniciação ao ensino superior e foram entrevistados dois professores com experiência na organização de masterclasses e cujos alunos regulares eram participantes frequentes nestes eventos. Por fim, foram analisados os dados obtidos, através da realização de gráficos que geraram números estatísticos e os resultados foram confrontados com as respostas dadas pelos professores das entrevistas. As conclusões que se tiram relativamente à pergunta de investigação são que as masterclasses podem ser geradoras de motivação, levando os alunos a estudarem mais, tanto antes como após a participação nas mesmas e levando a uma relação mais próxima e interesse no instrumento.Abstract I - Pedagogical Practice - The first part of the Specialized Teaching Internship Report is based on the description and explanation of the observation internship conducted by the master student in the bassoon class of Carolino Carreira at the Academia de Música de Santa Cecília in the school year 2020/2021. The AMSC is a school of reference both in the academic area and in the musical field, through the integrated teaching of music, having this teaching model been a pioneer in Portugal. The Academy offers a wide variety of instruments and covers the teaching levels from pre-school to 12th grade. In this report the school is characterized, through the historical contextualization, the teaching model is explained as well as its ideology and referred to the educational offer, curriculum plans and the school resources. Subsequently, the internship is portrayed, and a characterization of the bassoon class is made, where the number and level of students is referred, as well as extra-activities performed throughout the year. Then, the three selected students, from the 3rd, 6th and 9th grades, are presented and an analysis of the observed and taught classes is made, referring to the teaching strategies used and the program carried out. The participation in this internship allowed the master's student to conclude that the role of a teacher goes far beyond teaching content and that the teaching strategy should be adapted to each student in specific, being important to respect the characteristics of each one. It was also clear that one of the parameters that the teacher should focus more on is the motivation, seeking strategies that capture the student's interest and the joy to play the instrument.Abstract II - Research - One of the biggest challenges instrument teachers face in making student learning more effective is motivation. Masterclasses both in schools and abroad are an increasingly common practice. Since the student has been a regular attendant of this type of events and realized that they had great repercussions not only on his learning but also at an emotional level, this was the starting point for the present research, seeking to find out to what extent masterclasses can be a motivational element for students' musical learning. To this end, we reviewed the existing literature on masterclasses, their benefits and drawbacks, and proposals on how to avoid them, as well as the different types of masterclasses, including the modality of listeners. Research was also done on the concept of motivation and its theories. Subsequently, an online questionnaire survey was conducted on a broad population of students, from beginner to higher education, and two teachers with experience in organizing masterclasses and whose regular students were frequent participants in these events were interviewed. Finally, the data obtained were analyzed by making graphs that generated statistical figures, and the results were compared with the answers given by the teachers in the interviews. The conclusions drawn regarding the research question are that masterclasses can generate motivation, leading students to study more both before and after participating in them and leading to a closer relationship and interest in the instrument.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaRamos, RicardoSoares, Pedro CoutoRCIPLSaraiva, Maria Raquel Cruz2022-11-02T15:42:11Z2021-12-102021-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15065TID:202828433porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:12:06Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15065Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:48.108290Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As masterclasses como elemento de motivação na aprendizagem musical
title As masterclasses como elemento de motivação na aprendizagem musical
spellingShingle As masterclasses como elemento de motivação na aprendizagem musical
Saraiva, Maria Raquel Cruz
Masterclasse
Motivação
Aprendizagem musical
Estudo
Ansiedade
Motivation
Musical learning
Practice
Anxiety
title_short As masterclasses como elemento de motivação na aprendizagem musical
title_full As masterclasses como elemento de motivação na aprendizagem musical
title_fullStr As masterclasses como elemento de motivação na aprendizagem musical
title_full_unstemmed As masterclasses como elemento de motivação na aprendizagem musical
title_sort As masterclasses como elemento de motivação na aprendizagem musical
author Saraiva, Maria Raquel Cruz
author_facet Saraiva, Maria Raquel Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Ricardo
Soares, Pedro Couto
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Maria Raquel Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Masterclasse
Motivação
Aprendizagem musical
Estudo
Ansiedade
Motivation
Musical learning
Practice
Anxiety
topic Masterclasse
Motivação
Aprendizagem musical
Estudo
Ansiedade
Motivation
Musical learning
Practice
Anxiety
description Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-10
2021-12-10T00:00:00Z
2022-11-02T15:42:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15065
TID:202828433
url http://hdl.handle.net/10400.21/15065
identifier_str_mv TID:202828433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133500497985536