Um parque de diversões num clube de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2498 |
Resumo: | O objectivo deste trabalho consiste na implementação de um Clube de Ciências, não apenas dirigido a alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, mas também a outros alunos do ensino secundário interessados em Ciências. No âmbito das orientações curriculares para o 3º Ciclo em Ciências Físicas e Naturais, neste Clube de Ciências, intitulado “Um Parque de Diversões na Escola”, pretende-se realizar actividades relacionadas com o tema - Viver melhor na Terra. O Parque de Diversões projectado possui entre outras utilidades, diversos atelieres que permitem a realização de pequenos projectos desenvolvidos neste trabalho e divulgados numa revista virtual, Physics is fun( PHUN). O tema central deste trabalho é a Educação Rodoviária, cujas acções se desenrolam em torno de uma palestra/debate, com a participação dos alunos do 9ºano, dos professores de Ciências Físico-Químicas e agentes exteriores à escola. Para o desenvolvimento de uma actividade de carácter experimental, destinada ao estudo de movimentos, foi construída uma pista em madeira. A revista PHUN está dividida em cadernos temáticos, entre os quais constam, artigos sobre Educação para a Sustentabilidade e o projecto Ludociência. No Clube de Ciências, a implementar, são seleccionadas e desenvolvidas actividades de carácter prático que, juntamente com outros recursos didácticos alternativos, têm como finalidade motivar os alunos a trabalhar autonomamente e em grupos, incentivando-os a construir o futuro com determinação e qualidade de vida e ensinando-os a aprender fazendo, para que sejam capazes de se valer a si próprios numa sociedade competitiva e empreendedora. Através da concretização de todas as actividades, pretende-se fomentar nos alunos o espírito crítico, a curiosidade científica, o pensamento criativo, os hábitos de pesquisa e a educação para a cidadania. |
id |
RCAP_02f6cc13ea327b529659c12b96de720e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2498 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um parque de diversões num clube de ciênciasEducação rodoviáriaEnsino da FísicaO objectivo deste trabalho consiste na implementação de um Clube de Ciências, não apenas dirigido a alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, mas também a outros alunos do ensino secundário interessados em Ciências. No âmbito das orientações curriculares para o 3º Ciclo em Ciências Físicas e Naturais, neste Clube de Ciências, intitulado “Um Parque de Diversões na Escola”, pretende-se realizar actividades relacionadas com o tema - Viver melhor na Terra. O Parque de Diversões projectado possui entre outras utilidades, diversos atelieres que permitem a realização de pequenos projectos desenvolvidos neste trabalho e divulgados numa revista virtual, Physics is fun( PHUN). O tema central deste trabalho é a Educação Rodoviária, cujas acções se desenrolam em torno de uma palestra/debate, com a participação dos alunos do 9ºano, dos professores de Ciências Físico-Químicas e agentes exteriores à escola. Para o desenvolvimento de uma actividade de carácter experimental, destinada ao estudo de movimentos, foi construída uma pista em madeira. A revista PHUN está dividida em cadernos temáticos, entre os quais constam, artigos sobre Educação para a Sustentabilidade e o projecto Ludociência. No Clube de Ciências, a implementar, são seleccionadas e desenvolvidas actividades de carácter prático que, juntamente com outros recursos didácticos alternativos, têm como finalidade motivar os alunos a trabalhar autonomamente e em grupos, incentivando-os a construir o futuro com determinação e qualidade de vida e ensinando-os a aprender fazendo, para que sejam capazes de se valer a si próprios numa sociedade competitiva e empreendedora. Através da concretização de todas as actividades, pretende-se fomentar nos alunos o espírito crítico, a curiosidade científica, o pensamento criativo, os hábitos de pesquisa e a educação para a cidadania.The aim of this work is the implementation of a Sciences Club addressed not only to students of the 3rd Cycle of the Basic Level but also to other students of secondary level who are interested on Sciences. As part of the curriculum guidelines to the 3rd Cycle on Physical and Natural Sciences this Club entitled “An Amusement Park at School” intends to conduct activities related with the theme – Better living on Earth. Among other uses, the planned Amusement Park has several workshops that allow the execution of small projects developed in this work and made known on a digital magazine named Physics is fun (PHUN). The central theme of this work is Road Education whose actions take place around a lecture/discussion with the participation of 9th degree students, Physics and Chemistry Sciences teachers and outside school agents. In order to develop an experimental activity a wood track for the study of movements was built. PHUN virtual magazine is divided into thematic notebooks that contain, among others, articles about Education for Sustainability and Ludo-Science project. In the Sciences Club to be implemented we select and develop practical activities. These, together with other alternative didactic resources, aim to motivate students to foster autonomous and group work, to encourage them to build the future with determination and quality of life and to teach them how to “learn by doing” in order they will be able to avail themselves in a competitive and enterprising society. Through the achievement of all activities, we intend to promote on students the critical spirit, the scientific curiosity, the creative thought, research habits and education for citizenship.Soares, Sandra da Costa HenriquesuBibliorumCorreia, Maria Teresa Fraústo Diogo2014-10-27T16:40:23Z201120112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2498porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:33Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2498Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:09.662122Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um parque de diversões num clube de ciências |
title |
Um parque de diversões num clube de ciências |
spellingShingle |
Um parque de diversões num clube de ciências Correia, Maria Teresa Fraústo Diogo Educação rodoviária Ensino da Física |
title_short |
Um parque de diversões num clube de ciências |
title_full |
Um parque de diversões num clube de ciências |
title_fullStr |
Um parque de diversões num clube de ciências |
title_full_unstemmed |
Um parque de diversões num clube de ciências |
title_sort |
Um parque de diversões num clube de ciências |
author |
Correia, Maria Teresa Fraústo Diogo |
author_facet |
Correia, Maria Teresa Fraústo Diogo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Soares, Sandra da Costa Henriques uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Maria Teresa Fraústo Diogo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação rodoviária Ensino da Física |
topic |
Educação rodoviária Ensino da Física |
description |
O objectivo deste trabalho consiste na implementação de um Clube de Ciências, não apenas dirigido a alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, mas também a outros alunos do ensino secundário interessados em Ciências. No âmbito das orientações curriculares para o 3º Ciclo em Ciências Físicas e Naturais, neste Clube de Ciências, intitulado “Um Parque de Diversões na Escola”, pretende-se realizar actividades relacionadas com o tema - Viver melhor na Terra. O Parque de Diversões projectado possui entre outras utilidades, diversos atelieres que permitem a realização de pequenos projectos desenvolvidos neste trabalho e divulgados numa revista virtual, Physics is fun( PHUN). O tema central deste trabalho é a Educação Rodoviária, cujas acções se desenrolam em torno de uma palestra/debate, com a participação dos alunos do 9ºano, dos professores de Ciências Físico-Químicas e agentes exteriores à escola. Para o desenvolvimento de uma actividade de carácter experimental, destinada ao estudo de movimentos, foi construída uma pista em madeira. A revista PHUN está dividida em cadernos temáticos, entre os quais constam, artigos sobre Educação para a Sustentabilidade e o projecto Ludociência. No Clube de Ciências, a implementar, são seleccionadas e desenvolvidas actividades de carácter prático que, juntamente com outros recursos didácticos alternativos, têm como finalidade motivar os alunos a trabalhar autonomamente e em grupos, incentivando-os a construir o futuro com determinação e qualidade de vida e ensinando-os a aprender fazendo, para que sejam capazes de se valer a si próprios numa sociedade competitiva e empreendedora. Através da concretização de todas as actividades, pretende-se fomentar nos alunos o espírito crítico, a curiosidade científica, o pensamento criativo, os hábitos de pesquisa e a educação para a cidadania. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011 2011-01-01T00:00:00Z 2014-10-27T16:40:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/2498 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/2498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136339267944448 |