O profissional de comunicação competente: a semente da literacia mediática na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andreia Fernandes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://journals.openedition.org/cp/874
Resumo: O presente trabalho desenvolve uma reflexão em torno de uma competência básica na sociedade actual, a literacia mediática, e resulta do cruzamento entre a prática profissional, enquanto agente envolvido no campo dos Meios de Comunicação Social, e o ensino de disciplinas na área da Comunicação. Na ausência de uma cartilha de procedimentos que dê orientações precisas de como actuar, o ensino, em especial, o superior, deve ser capaz de desenvolver propostas de estímulo à aquisição desta competência. Deste modo, no artigo são identificadas algumas das estratégias de incentivo à capacidade de transformar os conteúdos mediáticos em saber útil a qualquer profissional de comunicação, desconstruindo-os.
id RCAP_0322d58e565b31a17aee515872a0a749
oai_identifier_str oai:revues.org:cp/874
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O profissional de comunicação competente: a semente da literacia mediática na sala de aulamedia literacymedia fieldskillspedagogymedia contentliteracia mediáticacampo dos mediacompetênciapedagogiaconteúdos mediáticosO presente trabalho desenvolve uma reflexão em torno de uma competência básica na sociedade actual, a literacia mediática, e resulta do cruzamento entre a prática profissional, enquanto agente envolvido no campo dos Meios de Comunicação Social, e o ensino de disciplinas na área da Comunicação. Na ausência de uma cartilha de procedimentos que dê orientações precisas de como actuar, o ensino, em especial, o superior, deve ser capaz de desenvolver propostas de estímulo à aquisição desta competência. Deste modo, no artigo são identificadas algumas das estratégias de incentivo à capacidade de transformar os conteúdos mediáticos em saber útil a qualquer profissional de comunicação, desconstruindo-os.The present paper develops a reflection around a basic skill in today's society, media literacy, and results from the intersection between professional practice, as an agent involved in the field of media, and the teaching in the field of communication. In the absence of a handbook of procedures with precise guidance on how to act, education, especially in a higher level, should be able to develop proposals to encourage the real acquisition of this competence. Thus, are identified in the article some strategies to encourage the ability to transform media contents in a useful learning tool for any communication professional.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2014-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/874oai:revues.org:cp/874porurn:doi:10.4000/cp.874http://journals.openedition.org/cp/874Silva, Andreia Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T11:07:39Zoai:revues.org:cp/874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:29.506105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O profissional de comunicação competente: a semente da literacia mediática na sala de aula
title O profissional de comunicação competente: a semente da literacia mediática na sala de aula
spellingShingle O profissional de comunicação competente: a semente da literacia mediática na sala de aula
Silva, Andreia Fernandes
media literacy
media field
skills
pedagogy
media content
literacia mediática
campo dos media
competência
pedagogia
conteúdos mediáticos
title_short O profissional de comunicação competente: a semente da literacia mediática na sala de aula
title_full O profissional de comunicação competente: a semente da literacia mediática na sala de aula
title_fullStr O profissional de comunicação competente: a semente da literacia mediática na sala de aula
title_full_unstemmed O profissional de comunicação competente: a semente da literacia mediática na sala de aula
title_sort O profissional de comunicação competente: a semente da literacia mediática na sala de aula
author Silva, Andreia Fernandes
author_facet Silva, Andreia Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andreia Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv media literacy
media field
skills
pedagogy
media content
literacia mediática
campo dos media
competência
pedagogia
conteúdos mediáticos
topic media literacy
media field
skills
pedagogy
media content
literacia mediática
campo dos media
competência
pedagogia
conteúdos mediáticos
description O presente trabalho desenvolve uma reflexão em torno de uma competência básica na sociedade actual, a literacia mediática, e resulta do cruzamento entre a prática profissional, enquanto agente envolvido no campo dos Meios de Comunicação Social, e o ensino de disciplinas na área da Comunicação. Na ausência de uma cartilha de procedimentos que dê orientações precisas de como actuar, o ensino, em especial, o superior, deve ser capaz de desenvolver propostas de estímulo à aquisição desta competência. Deste modo, no artigo são identificadas algumas das estratégias de incentivo à capacidade de transformar os conteúdos mediáticos em saber útil a qualquer profissional de comunicação, desconstruindo-os.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://journals.openedition.org/cp/874
oai:revues.org:cp/874
url http://journals.openedition.org/cp/874
identifier_str_mv oai:revues.org:cp/874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv urn:doi:10.4000/cp.874
http://journals.openedition.org/cp/874
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130598964461568