O profissional de comunicação competente: a semente da literacia mediática na sala de aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://journals.openedition.org/cp/874 |
Resumo: | O presente trabalho desenvolve uma reflexão em torno de uma competência básica na sociedade actual, a literacia mediática, e resulta do cruzamento entre a prática profissional, enquanto agente envolvido no campo dos Meios de Comunicação Social, e o ensino de disciplinas na área da Comunicação. Na ausência de uma cartilha de procedimentos que dê orientações precisas de como actuar, o ensino, em especial, o superior, deve ser capaz de desenvolver propostas de estímulo à aquisição desta competência. Deste modo, no artigo são identificadas algumas das estratégias de incentivo à capacidade de transformar os conteúdos mediáticos em saber útil a qualquer profissional de comunicação, desconstruindo-os. |
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O profissional de comunicação competente: a semente da literacia mediática na sala de aulamedia literacymedia fieldskillspedagogymedia contentliteracia mediáticacampo dos mediacompetênciapedagogiaconteúdos mediáticosO presente trabalho desenvolve uma reflexão em torno de uma competência básica na sociedade actual, a literacia mediática, e resulta do cruzamento entre a prática profissional, enquanto agente envolvido no campo dos Meios de Comunicação Social, e o ensino de disciplinas na área da Comunicação. Na ausência de uma cartilha de procedimentos que dê orientações precisas de como actuar, o ensino, em especial, o superior, deve ser capaz de desenvolver propostas de estímulo à aquisição desta competência. Deste modo, no artigo são identificadas algumas das estratégias de incentivo à capacidade de transformar os conteúdos mediáticos em saber útil a qualquer profissional de comunicação, desconstruindo-os.The present paper develops a reflection around a basic skill in today's society, media literacy, and results from the intersection between professional practice, as an agent involved in the field of media, and the teaching in the field of communication. In the absence of a handbook of procedures with precise guidance on how to act, education, especially in a higher level, should be able to develop proposals to encourage the real acquisition of this competence. Thus, are identified in the article some strategies to encourage the ability to transform media contents in a useful learning tool for any communication professional.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2014-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/874oai:revues.org:cp/874porurn:doi:10.4000/cp.874http://journals.openedition.org/cp/874Silva, Andreia Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T11:07:39Zoai:revues.org:cp/874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:29.506105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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