Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/13706 |
Resumo: | O presente trabalho insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e visa aprofundar a reflexão acerca da ação educativa que desenvolvemos em contexto pré-escolar, com um grupo de crianças de dois anos de idade na valência de creche e um grupo de crianças de quatro, cinco e seis anos de idade em contexto de jardim-de-infância. Considerando o importante papel que se reconhece à literacia no processo de ensino-aprendizagem, procuramos, neste relatório, aprofundar o conhecimento acerca deste tema. Neste sentido, procedemos à caraterização das instituições, à revisão de literatura sobre a literacia, abordando especificamente questões relativas à literacia emergente e à abordagem à leitura e à escrita na Educação Pré-Escolar. Em correlação com esta teorização, procedemos à descrição e análise de um conjunto de experiências de aprendizagem em que nos envolvemos com grupos de crianças da creche e do jardim-de-infância. O estudo que atravessou este processo é de natureza qualitativa e contribuiu para que melhor pudesse compreender as caraterísticas da prática educativa. Os dados decorrentes do quadro teórico e da ação educativa desenvolvida permitem realçar a importância da abordagem à leitura e à escrita se iniciar na Educação Pré-Escolar, e uma forma integrada no desenvolvimento holístico da criança.The present work is part of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice (PES) of the Master in Pre-School Education and aims to deepen the reflection about the educational action that I developed in a pre-school context, with a group of children of four, five and six years old. Taking into account, the important role that literacy has been recognized in the teaching-learning process, I look for in this report to deepen knowledge about this topic. In this sense, I proceeded to characterize the institutions, to review literature on literacy, emerging literacy and reading and writing in Pre-School Education and to describe and analyze a set of learning experiences in which I became involved. The study that went through this process is of a qualitative nature and contributed to the better understanding of the characteristics of the educational practice. The facts derived from the theoretical framework and the educational action developed, allows us to highlight the importance of reading and writing to begin in Pre- School Education. |
id |
RCAP_4c24fb1a15bd6ce3484347a4bb4f3c10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13706 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarEducação Pré-EscolarLliteraciaLiteracia emergenteLeituraEscritaPrática educativaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente trabalho insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e visa aprofundar a reflexão acerca da ação educativa que desenvolvemos em contexto pré-escolar, com um grupo de crianças de dois anos de idade na valência de creche e um grupo de crianças de quatro, cinco e seis anos de idade em contexto de jardim-de-infância. Considerando o importante papel que se reconhece à literacia no processo de ensino-aprendizagem, procuramos, neste relatório, aprofundar o conhecimento acerca deste tema. Neste sentido, procedemos à caraterização das instituições, à revisão de literatura sobre a literacia, abordando especificamente questões relativas à literacia emergente e à abordagem à leitura e à escrita na Educação Pré-Escolar. Em correlação com esta teorização, procedemos à descrição e análise de um conjunto de experiências de aprendizagem em que nos envolvemos com grupos de crianças da creche e do jardim-de-infância. O estudo que atravessou este processo é de natureza qualitativa e contribuiu para que melhor pudesse compreender as caraterísticas da prática educativa. Os dados decorrentes do quadro teórico e da ação educativa desenvolvida permitem realçar a importância da abordagem à leitura e à escrita se iniciar na Educação Pré-Escolar, e uma forma integrada no desenvolvimento holístico da criança.The present work is part of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice (PES) of the Master in Pre-School Education and aims to deepen the reflection about the educational action that I developed in a pre-school context, with a group of children of four, five and six years old. Taking into account, the important role that literacy has been recognized in the teaching-learning process, I look for in this report to deepen knowledge about this topic. In this sense, I proceeded to characterize the institutions, to review literature on literacy, emerging literacy and reading and writing in Pre-School Education and to describe and analyze a set of learning experiences in which I became involved. The study that went through this process is of a qualitative nature and contributed to the better understanding of the characteristics of the educational practice. The facts derived from the theoretical framework and the educational action developed, allows us to highlight the importance of reading and writing to begin in Pre- School Education.Sanches, AngelinaTeixeira, CarlosBiblioteca Digital do IPBBrito, Filipa Certal de2017-01-09T17:15:28Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/13706TID:201989921porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:32:38Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:48.913147Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar Brito, Filipa Certal de Educação Pré-Escolar Lliteracia Literacia emergente Leitura Escrita Prática educativa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
author |
Brito, Filipa Certal de |
author_facet |
Brito, Filipa Certal de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sanches, Angelina Teixeira, Carlos Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Filipa Certal de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Lliteracia Literacia emergente Leitura Escrita Prática educativa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-Escolar Lliteracia Literacia emergente Leitura Escrita Prática educativa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente trabalho insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e visa aprofundar a reflexão acerca da ação educativa que desenvolvemos em contexto pré-escolar, com um grupo de crianças de dois anos de idade na valência de creche e um grupo de crianças de quatro, cinco e seis anos de idade em contexto de jardim-de-infância. Considerando o importante papel que se reconhece à literacia no processo de ensino-aprendizagem, procuramos, neste relatório, aprofundar o conhecimento acerca deste tema. Neste sentido, procedemos à caraterização das instituições, à revisão de literatura sobre a literacia, abordando especificamente questões relativas à literacia emergente e à abordagem à leitura e à escrita na Educação Pré-Escolar. Em correlação com esta teorização, procedemos à descrição e análise de um conjunto de experiências de aprendizagem em que nos envolvemos com grupos de crianças da creche e do jardim-de-infância. O estudo que atravessou este processo é de natureza qualitativa e contribuiu para que melhor pudesse compreender as caraterísticas da prática educativa. Os dados decorrentes do quadro teórico e da ação educativa desenvolvida permitem realçar a importância da abordagem à leitura e à escrita se iniciar na Educação Pré-Escolar, e uma forma integrada no desenvolvimento holístico da criança.The present work is part of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice (PES) of the Master in Pre-School Education and aims to deepen the reflection about the educational action that I developed in a pre-school context, with a group of children of four, five and six years old. Taking into account, the important role that literacy has been recognized in the teaching-learning process, I look for in this report to deepen knowledge about this topic. In this sense, I proceeded to characterize the institutions, to review literature on literacy, emerging literacy and reading and writing in Pre-School Education and to describe and analyze a set of learning experiences in which I became involved. The study that went through this process is of a qualitative nature and contributed to the better understanding of the characteristics of the educational practice. The facts derived from the theoretical framework and the educational action developed, allows us to highlight the importance of reading and writing to begin in Pre- School Education. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-01-09T17:15:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/13706 TID:201989921 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/13706 |
identifier_str_mv |
TID:201989921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135284275707904 |