Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Filipa Certal de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/13706
Resumo: O presente trabalho insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e visa aprofundar a reflexão acerca da ação educativa que desenvolvemos em contexto pré-escolar, com um grupo de crianças de dois anos de idade na valência de creche e um grupo de crianças de quatro, cinco e seis anos de idade em contexto de jardim-de-infância. Considerando o importante papel que se reconhece à literacia no processo de ensino-aprendizagem, procuramos, neste relatório, aprofundar o conhecimento acerca deste tema. Neste sentido, procedemos à caraterização das instituições, à revisão de literatura sobre a literacia, abordando especificamente questões relativas à literacia emergente e à abordagem à leitura e à escrita na Educação Pré-Escolar. Em correlação com esta teorização, procedemos à descrição e análise de um conjunto de experiências de aprendizagem em que nos envolvemos com grupos de crianças da creche e do jardim-de-infância. O estudo que atravessou este processo é de natureza qualitativa e contribuiu para que melhor pudesse compreender as caraterísticas da prática educativa. Os dados decorrentes do quadro teórico e da ação educativa desenvolvida permitem realçar a importância da abordagem à leitura e à escrita se iniciar na Educação Pré-Escolar, e uma forma integrada no desenvolvimento holístico da criança.The present work is part of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice (PES) of the Master in Pre-School Education and aims to deepen the reflection about the educational action that I developed in a pre-school context, with a group of children of four, five and six years old. Taking into account, the important role that literacy has been recognized in the teaching-learning process, I look for in this report to deepen knowledge about this topic. In this sense, I proceeded to characterize the institutions, to review literature on literacy, emerging literacy and reading and writing in Pre-School Education and to describe and analyze a set of learning experiences in which I became involved. The study that went through this process is of a qualitative nature and contributed to the better understanding of the characteristics of the educational practice. The facts derived from the theoretical framework and the educational action developed, allows us to highlight the importance of reading and writing to begin in Pre- School Education.
id RCAP_4c24fb1a15bd6ce3484347a4bb4f3c10
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13706
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarEducação Pré-EscolarLliteraciaLiteracia emergenteLeituraEscritaPrática educativaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente trabalho insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e visa aprofundar a reflexão acerca da ação educativa que desenvolvemos em contexto pré-escolar, com um grupo de crianças de dois anos de idade na valência de creche e um grupo de crianças de quatro, cinco e seis anos de idade em contexto de jardim-de-infância. Considerando o importante papel que se reconhece à literacia no processo de ensino-aprendizagem, procuramos, neste relatório, aprofundar o conhecimento acerca deste tema. Neste sentido, procedemos à caraterização das instituições, à revisão de literatura sobre a literacia, abordando especificamente questões relativas à literacia emergente e à abordagem à leitura e à escrita na Educação Pré-Escolar. Em correlação com esta teorização, procedemos à descrição e análise de um conjunto de experiências de aprendizagem em que nos envolvemos com grupos de crianças da creche e do jardim-de-infância. O estudo que atravessou este processo é de natureza qualitativa e contribuiu para que melhor pudesse compreender as caraterísticas da prática educativa. Os dados decorrentes do quadro teórico e da ação educativa desenvolvida permitem realçar a importância da abordagem à leitura e à escrita se iniciar na Educação Pré-Escolar, e uma forma integrada no desenvolvimento holístico da criança.The present work is part of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice (PES) of the Master in Pre-School Education and aims to deepen the reflection about the educational action that I developed in a pre-school context, with a group of children of four, five and six years old. Taking into account, the important role that literacy has been recognized in the teaching-learning process, I look for in this report to deepen knowledge about this topic. In this sense, I proceeded to characterize the institutions, to review literature on literacy, emerging literacy and reading and writing in Pre-School Education and to describe and analyze a set of learning experiences in which I became involved. The study that went through this process is of a qualitative nature and contributed to the better understanding of the characteristics of the educational practice. The facts derived from the theoretical framework and the educational action developed, allows us to highlight the importance of reading and writing to begin in Pre- School Education.Sanches, AngelinaTeixeira, CarlosBiblioteca Digital do IPBBrito, Filipa Certal de2017-01-09T17:15:28Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/13706TID:201989921porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:32:38Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:48.913147Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Brito, Filipa Certal de
Educação Pré-Escolar
Lliteracia
Literacia emergente
Leitura
Escrita
Prática educativa
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_sort Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
author Brito, Filipa Certal de
author_facet Brito, Filipa Certal de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanches, Angelina
Teixeira, Carlos
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Filipa Certal de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Lliteracia
Literacia emergente
Leitura
Escrita
Prática educativa
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
Lliteracia
Literacia emergente
Leitura
Escrita
Prática educativa
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente trabalho insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e visa aprofundar a reflexão acerca da ação educativa que desenvolvemos em contexto pré-escolar, com um grupo de crianças de dois anos de idade na valência de creche e um grupo de crianças de quatro, cinco e seis anos de idade em contexto de jardim-de-infância. Considerando o importante papel que se reconhece à literacia no processo de ensino-aprendizagem, procuramos, neste relatório, aprofundar o conhecimento acerca deste tema. Neste sentido, procedemos à caraterização das instituições, à revisão de literatura sobre a literacia, abordando especificamente questões relativas à literacia emergente e à abordagem à leitura e à escrita na Educação Pré-Escolar. Em correlação com esta teorização, procedemos à descrição e análise de um conjunto de experiências de aprendizagem em que nos envolvemos com grupos de crianças da creche e do jardim-de-infância. O estudo que atravessou este processo é de natureza qualitativa e contribuiu para que melhor pudesse compreender as caraterísticas da prática educativa. Os dados decorrentes do quadro teórico e da ação educativa desenvolvida permitem realçar a importância da abordagem à leitura e à escrita se iniciar na Educação Pré-Escolar, e uma forma integrada no desenvolvimento holístico da criança.The present work is part of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice (PES) of the Master in Pre-School Education and aims to deepen the reflection about the educational action that I developed in a pre-school context, with a group of children of four, five and six years old. Taking into account, the important role that literacy has been recognized in the teaching-learning process, I look for in this report to deepen knowledge about this topic. In this sense, I proceeded to characterize the institutions, to review literature on literacy, emerging literacy and reading and writing in Pre-School Education and to describe and analyze a set of learning experiences in which I became involved. The study that went through this process is of a qualitative nature and contributed to the better understanding of the characteristics of the educational practice. The facts derived from the theoretical framework and the educational action developed, allows us to highlight the importance of reading and writing to begin in Pre- School Education.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-01-09T17:15:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/13706
TID:201989921
url http://hdl.handle.net/10198/13706
identifier_str_mv TID:201989921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135284275707904