Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade em pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Andreia Sofia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barroso, Isabel, Branco, Miguel, Fernandes, Isabel, Ladeiras, Ana, Osório, Tiago, Pinto, Filipe Brás, Relvas, Mário, Veloso, Catarina, Brandes, Holger, Sousa, Otília, Fuertes, Marina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/102
Resumo: A educação de infância tem sido assegurada maioritariamente por mulheres e associada ao género feminino. Recentemente, o número de homens na profissão aumentou na Europa. Contudo, o contributo do educador masculino tem sido pouco estudado. No intuito de contribuir para esse corpo de conhecimento, procurámos estudar as diferenças e semelhanças nos comportamentos interativos dos educadores e das educadoras com crianças de 3 anos sem problemas de desenvolvimento. Neste estudo, educadores e educadoras foram observados independentemente na mesma situação experimental como parceiros numa atividade lúdica de construção, sendo analisada a qualidade interativa e comunicativa dos Educadores. Para o efeito, foi pedido a 10 educadores e 11 educadoras que realizassem, em 20 minutos, um produto com as crianças com os materiais e ferramentas disponibilizadas à escolha de ambos.Pretendia-se: i) descrever e comparar os produtos realizados pelas díades masculinas e femininas, bem como as escolhas de materiais; ii) comparar a qualidade interativa dos educadores e das educadoras quanto à empatia, atenção, reciprocidade, cooperação, elaboração/fantasia e desafio proposto; e iii) a qualidade da comunicação. Os dados parecem indicar que existem algumas diferenças na forma de comunicar das educadoras e dos educadores mas poucas diferenças na qualidade interativa. A experiência profissional, a situação de emprego e o facto de serem ou não pais condicionou o comportamento dos Educadores.Palavras-chave: Educação de infância; Género dos Educadores; Qualidade Interativa; Comunicação verbal
id RCAP_034d85e04f8bd3c2303671b27605776f
oai_identifier_str oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/102
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade em pré-escolarA educação de infância tem sido assegurada maioritariamente por mulheres e associada ao género feminino. Recentemente, o número de homens na profissão aumentou na Europa. Contudo, o contributo do educador masculino tem sido pouco estudado. No intuito de contribuir para esse corpo de conhecimento, procurámos estudar as diferenças e semelhanças nos comportamentos interativos dos educadores e das educadoras com crianças de 3 anos sem problemas de desenvolvimento. Neste estudo, educadores e educadoras foram observados independentemente na mesma situação experimental como parceiros numa atividade lúdica de construção, sendo analisada a qualidade interativa e comunicativa dos Educadores. Para o efeito, foi pedido a 10 educadores e 11 educadoras que realizassem, em 20 minutos, um produto com as crianças com os materiais e ferramentas disponibilizadas à escolha de ambos.Pretendia-se: i) descrever e comparar os produtos realizados pelas díades masculinas e femininas, bem como as escolhas de materiais; ii) comparar a qualidade interativa dos educadores e das educadoras quanto à empatia, atenção, reciprocidade, cooperação, elaboração/fantasia e desafio proposto; e iii) a qualidade da comunicação. Os dados parecem indicar que existem algumas diferenças na forma de comunicar das educadoras e dos educadores mas poucas diferenças na qualidade interativa. A experiência profissional, a situação de emprego e o facto de serem ou não pais condicionou o comportamento dos Educadores.Palavras-chave: Educação de infância; Género dos Educadores; Qualidade Interativa; Comunicação verbalCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2016-09-22T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/102oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/102Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 No. 2 (2016); 79-100Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 Núm. 2 (2016); 79-100Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 No. 2 (2016); 79-100Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 N.º 2 (2016); 79-1002182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/102https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/102/pdf_25https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/102/htmlFerreira, Andreia SofiaBarroso, IsabelBranco, MiguelFernandes, IsabelLadeiras, AnaOsório, TiagoPinto, Filipe BrásRelvas, MárioVeloso, CatarinaBrandes, HolgerSousa, OtíliaFuertes, Marinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-22T10:36:30Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/102Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:30.257960Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade em pré-escolar
title Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade em pré-escolar
spellingShingle Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade em pré-escolar
Ferreira, Andreia Sofia
title_short Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade em pré-escolar
title_full Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade em pré-escolar
title_fullStr Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade em pré-escolar
title_full_unstemmed Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade em pré-escolar
title_sort Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade em pré-escolar
author Ferreira, Andreia Sofia
author_facet Ferreira, Andreia Sofia
Barroso, Isabel
Branco, Miguel
Fernandes, Isabel
Ladeiras, Ana
Osório, Tiago
Pinto, Filipe Brás
Relvas, Mário
Veloso, Catarina
Brandes, Holger
Sousa, Otília
Fuertes, Marina
author_role author
author2 Barroso, Isabel
Branco, Miguel
Fernandes, Isabel
Ladeiras, Ana
Osório, Tiago
Pinto, Filipe Brás
Relvas, Mário
Veloso, Catarina
Brandes, Holger
Sousa, Otília
Fuertes, Marina
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Andreia Sofia
Barroso, Isabel
Branco, Miguel
Fernandes, Isabel
Ladeiras, Ana
Osório, Tiago
Pinto, Filipe Brás
Relvas, Mário
Veloso, Catarina
Brandes, Holger
Sousa, Otília
Fuertes, Marina
description A educação de infância tem sido assegurada maioritariamente por mulheres e associada ao género feminino. Recentemente, o número de homens na profissão aumentou na Europa. Contudo, o contributo do educador masculino tem sido pouco estudado. No intuito de contribuir para esse corpo de conhecimento, procurámos estudar as diferenças e semelhanças nos comportamentos interativos dos educadores e das educadoras com crianças de 3 anos sem problemas de desenvolvimento. Neste estudo, educadores e educadoras foram observados independentemente na mesma situação experimental como parceiros numa atividade lúdica de construção, sendo analisada a qualidade interativa e comunicativa dos Educadores. Para o efeito, foi pedido a 10 educadores e 11 educadoras que realizassem, em 20 minutos, um produto com as crianças com os materiais e ferramentas disponibilizadas à escolha de ambos.Pretendia-se: i) descrever e comparar os produtos realizados pelas díades masculinas e femininas, bem como as escolhas de materiais; ii) comparar a qualidade interativa dos educadores e das educadoras quanto à empatia, atenção, reciprocidade, cooperação, elaboração/fantasia e desafio proposto; e iii) a qualidade da comunicação. Os dados parecem indicar que existem algumas diferenças na forma de comunicar das educadoras e dos educadores mas poucas diferenças na qualidade interativa. A experiência profissional, a situação de emprego e o facto de serem ou não pais condicionou o comportamento dos Educadores.Palavras-chave: Educação de infância; Género dos Educadores; Qualidade Interativa; Comunicação verbal
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-22T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/102
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/102
url https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/102
identifier_str_mv oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/102
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/102/pdf_25
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/102/html
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 No. 2 (2016); 79-100
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 Núm. 2 (2016); 79-100
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 No. 2 (2016); 79-100
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 N.º 2 (2016); 79-100
2182-1372
0874-9620
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130452462665728