Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade em pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/102 |
Resumo: | A educação de infância tem sido assegurada maioritariamente por mulheres e associada ao género feminino. Recentemente, o número de homens na profissão aumentou na Europa. Contudo, o contributo do educador masculino tem sido pouco estudado. No intuito de contribuir para esse corpo de conhecimento, procurámos estudar as diferenças e semelhanças nos comportamentos interativos dos educadores e das educadoras com crianças de 3 anos sem problemas de desenvolvimento. Neste estudo, educadores e educadoras foram observados independentemente na mesma situação experimental como parceiros numa atividade lúdica de construção, sendo analisada a qualidade interativa e comunicativa dos Educadores. Para o efeito, foi pedido a 10 educadores e 11 educadoras que realizassem, em 20 minutos, um produto com as crianças com os materiais e ferramentas disponibilizadas à escolha de ambos.Pretendia-se: i) descrever e comparar os produtos realizados pelas díades masculinas e femininas, bem como as escolhas de materiais; ii) comparar a qualidade interativa dos educadores e das educadoras quanto à empatia, atenção, reciprocidade, cooperação, elaboração/fantasia e desafio proposto; e iii) a qualidade da comunicação. Os dados parecem indicar que existem algumas diferenças na forma de comunicar das educadoras e dos educadores mas poucas diferenças na qualidade interativa. A experiência profissional, a situação de emprego e o facto de serem ou não pais condicionou o comportamento dos Educadores.Palavras-chave: Educação de infância; Género dos Educadores; Qualidade Interativa; Comunicação verbal |
id |
RCAP_034d85e04f8bd3c2303671b27605776f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/102 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade em pré-escolarA educação de infância tem sido assegurada maioritariamente por mulheres e associada ao género feminino. Recentemente, o número de homens na profissão aumentou na Europa. Contudo, o contributo do educador masculino tem sido pouco estudado. No intuito de contribuir para esse corpo de conhecimento, procurámos estudar as diferenças e semelhanças nos comportamentos interativos dos educadores e das educadoras com crianças de 3 anos sem problemas de desenvolvimento. Neste estudo, educadores e educadoras foram observados independentemente na mesma situação experimental como parceiros numa atividade lúdica de construção, sendo analisada a qualidade interativa e comunicativa dos Educadores. Para o efeito, foi pedido a 10 educadores e 11 educadoras que realizassem, em 20 minutos, um produto com as crianças com os materiais e ferramentas disponibilizadas à escolha de ambos.Pretendia-se: i) descrever e comparar os produtos realizados pelas díades masculinas e femininas, bem como as escolhas de materiais; ii) comparar a qualidade interativa dos educadores e das educadoras quanto à empatia, atenção, reciprocidade, cooperação, elaboração/fantasia e desafio proposto; e iii) a qualidade da comunicação. Os dados parecem indicar que existem algumas diferenças na forma de comunicar das educadoras e dos educadores mas poucas diferenças na qualidade interativa. A experiência profissional, a situação de emprego e o facto de serem ou não pais condicionou o comportamento dos Educadores.Palavras-chave: Educação de infância; Género dos Educadores; Qualidade Interativa; Comunicação verbalCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2016-09-22T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/102oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/102Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 No. 2 (2016); 79-100Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 Núm. 2 (2016); 79-100Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 No. 2 (2016); 79-100Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 N.º 2 (2016); 79-1002182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/102https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/102/pdf_25https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/102/htmlFerreira, Andreia SofiaBarroso, IsabelBranco, MiguelFernandes, IsabelLadeiras, AnaOsório, TiagoPinto, Filipe BrásRelvas, MárioVeloso, CatarinaBrandes, HolgerSousa, OtíliaFuertes, Marinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-22T10:36:30Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/102Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:30.257960Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade em pré-escolar |
title |
Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade em pré-escolar |
spellingShingle |
Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade em pré-escolar Ferreira, Andreia Sofia |
title_short |
Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade em pré-escolar |
title_full |
Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade em pré-escolar |
title_fullStr |
Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade em pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade em pré-escolar |
title_sort |
Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade em pré-escolar |
author |
Ferreira, Andreia Sofia |
author_facet |
Ferreira, Andreia Sofia Barroso, Isabel Branco, Miguel Fernandes, Isabel Ladeiras, Ana Osório, Tiago Pinto, Filipe Brás Relvas, Mário Veloso, Catarina Brandes, Holger Sousa, Otília Fuertes, Marina |
author_role |
author |
author2 |
Barroso, Isabel Branco, Miguel Fernandes, Isabel Ladeiras, Ana Osório, Tiago Pinto, Filipe Brás Relvas, Mário Veloso, Catarina Brandes, Holger Sousa, Otília Fuertes, Marina |
author2_role |
author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Andreia Sofia Barroso, Isabel Branco, Miguel Fernandes, Isabel Ladeiras, Ana Osório, Tiago Pinto, Filipe Brás Relvas, Mário Veloso, Catarina Brandes, Holger Sousa, Otília Fuertes, Marina |
description |
A educação de infância tem sido assegurada maioritariamente por mulheres e associada ao género feminino. Recentemente, o número de homens na profissão aumentou na Europa. Contudo, o contributo do educador masculino tem sido pouco estudado. No intuito de contribuir para esse corpo de conhecimento, procurámos estudar as diferenças e semelhanças nos comportamentos interativos dos educadores e das educadoras com crianças de 3 anos sem problemas de desenvolvimento. Neste estudo, educadores e educadoras foram observados independentemente na mesma situação experimental como parceiros numa atividade lúdica de construção, sendo analisada a qualidade interativa e comunicativa dos Educadores. Para o efeito, foi pedido a 10 educadores e 11 educadoras que realizassem, em 20 minutos, um produto com as crianças com os materiais e ferramentas disponibilizadas à escolha de ambos.Pretendia-se: i) descrever e comparar os produtos realizados pelas díades masculinas e femininas, bem como as escolhas de materiais; ii) comparar a qualidade interativa dos educadores e das educadoras quanto à empatia, atenção, reciprocidade, cooperação, elaboração/fantasia e desafio proposto; e iii) a qualidade da comunicação. Os dados parecem indicar que existem algumas diferenças na forma de comunicar das educadoras e dos educadores mas poucas diferenças na qualidade interativa. A experiência profissional, a situação de emprego e o facto de serem ou não pais condicionou o comportamento dos Educadores.Palavras-chave: Educação de infância; Género dos Educadores; Qualidade Interativa; Comunicação verbal |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-22T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/102 oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/102 |
url |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/102 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/102 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/102/pdf_25 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/102/html |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 No. 2 (2016); 79-100 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 Núm. 2 (2016); 79-100 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 No. 2 (2016); 79-100 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 N.º 2 (2016); 79-100 2182-1372 0874-9620 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130452462665728 |