Um dispositivo de eLearning no ensino presencial universitário: avaliação do seu valor educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/8660 |
Resumo: | No âmbito de uma investigação de desenvolvimento na área da Tecnologia Educativa, foi criado um ambiente de eLearning (web site, base de dados dinâmica, interactiva e multimédia) cuja intenção é suportar qualquer conteúdo de ensino na universidade flexibilizando espácio-temporalmente as aulas presenciais e optimizando o processo de aprendizagem dos alunos. Este ambiente foi implementado e avaliado através de um estudo de caso (2001/02) na Universidade do Minho. Apresentamos agora uma replicação desse estudo, no contexto do Projecto “Transformar a Pedagogia na Universidade: experiências de investigação do ensino e da aprendizagem” (TPU, Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação). O objecto do estudo são os usos desse ambiente com a finalidade de observar/avaliar o seu potencial educativo, de forma partilhada com os colegas, tendo em vista recomendações sobre a utilização de tais recursos. O estudo decorreu no ano lectivo de 2003/2004, na disciplina de Prática Pedagógica II - Tecnologia Educativa (anual, laboratorial) do 3º ano dos cursos de Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia, Português e Francês, Inglês e Alemão, Português e Alemão e História e envolveu 78 alunos e oito colegas. |
id |
RCAP_03546eb1c33dcbcf0104b4450bd09fd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8660 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um dispositivo de eLearning no ensino presencial universitário: avaliação do seu valor educativoAmbientes virtuais de aprendizagemeLearningPedagogia universitáriaPedagogia para a autonomiaAutodirecção e estudo independenteEducação para a sociedade do conhecimentoVirtual learning environmentsPedagogy at the universityPedagogy for autonomySelf-direction and independent studyEducation for the knowledge societyNo âmbito de uma investigação de desenvolvimento na área da Tecnologia Educativa, foi criado um ambiente de eLearning (web site, base de dados dinâmica, interactiva e multimédia) cuja intenção é suportar qualquer conteúdo de ensino na universidade flexibilizando espácio-temporalmente as aulas presenciais e optimizando o processo de aprendizagem dos alunos. Este ambiente foi implementado e avaliado através de um estudo de caso (2001/02) na Universidade do Minho. Apresentamos agora uma replicação desse estudo, no contexto do Projecto “Transformar a Pedagogia na Universidade: experiências de investigação do ensino e da aprendizagem” (TPU, Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação). O objecto do estudo são os usos desse ambiente com a finalidade de observar/avaliar o seu potencial educativo, de forma partilhada com os colegas, tendo em vista recomendações sobre a utilização de tais recursos. O estudo decorreu no ano lectivo de 2003/2004, na disciplina de Prática Pedagógica II - Tecnologia Educativa (anual, laboratorial) do 3º ano dos cursos de Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia, Português e Francês, Inglês e Alemão, Português e Alemão e História e envolveu 78 alunos e oito colegas.In the context of a research-development study in the area of Educational Technology, an eLearning environment was created (website, dynamic, interactive and multimedia data-base) aimed at supporting any teaching content at the university. In this way, in-class learning can become more flexible in terms of both time and space, thus making the students’ learning process more effective. This environment was implemented and evaluated through a case study (in a natural context, 2001/2002) at the University of Minho. Now we present a replica of that study, undertaken within the Project “Transforming pedagogy at the university - experiences of research into teaching and learning” (TPU, University of Minho, Center for Research into Education). This second study focusses on the evaluation of the educational potential of the environment with the collaboration of peers, and its final aim is to produce recommendations about the use of these kind of resources. The study took place in 2003/2004, within the course of Pedagogical Practice II - Educational Technology (annual, laboratory) in the 3rd year of teaching degrees in Biology/Geology, Portuguese/French, English/German, Portuguese/German, and History. It involved 78 students and 8 colleagues.Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)Universidade do MinhoOliveira, Lia Raquel20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/8660porOLIVEIRA, Lia Raquel - Um dispositivo de eLearning no ensino presencial universitário : avaliação do seu valor educativo. “Currículo sem Fronteiras” [Em linha]. 5:1 (Jan./Jun. 2005) 49-69. [Consult. 26 Jan. 2009]. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org/vol5iss1articles/oliveira.htm. ISSN 1645-1384.1645-1384info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:57.294254Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um dispositivo de eLearning no ensino presencial universitário: avaliação do seu valor educativo |
title |
Um dispositivo de eLearning no ensino presencial universitário: avaliação do seu valor educativo |
spellingShingle |
Um dispositivo de eLearning no ensino presencial universitário: avaliação do seu valor educativo Oliveira, Lia Raquel Ambientes virtuais de aprendizagem eLearning Pedagogia universitária Pedagogia para a autonomia Autodirecção e estudo independente Educação para a sociedade do conhecimento Virtual learning environments Pedagogy at the university Pedagogy for autonomy Self-direction and independent study Education for the knowledge society |
title_short |
Um dispositivo de eLearning no ensino presencial universitário: avaliação do seu valor educativo |
title_full |
Um dispositivo de eLearning no ensino presencial universitário: avaliação do seu valor educativo |
title_fullStr |
Um dispositivo de eLearning no ensino presencial universitário: avaliação do seu valor educativo |
title_full_unstemmed |
Um dispositivo de eLearning no ensino presencial universitário: avaliação do seu valor educativo |
title_sort |
Um dispositivo de eLearning no ensino presencial universitário: avaliação do seu valor educativo |
author |
Oliveira, Lia Raquel |
author_facet |
Oliveira, Lia Raquel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Lia Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientes virtuais de aprendizagem eLearning Pedagogia universitária Pedagogia para a autonomia Autodirecção e estudo independente Educação para a sociedade do conhecimento Virtual learning environments Pedagogy at the university Pedagogy for autonomy Self-direction and independent study Education for the knowledge society |
topic |
Ambientes virtuais de aprendizagem eLearning Pedagogia universitária Pedagogia para a autonomia Autodirecção e estudo independente Educação para a sociedade do conhecimento Virtual learning environments Pedagogy at the university Pedagogy for autonomy Self-direction and independent study Education for the knowledge society |
description |
No âmbito de uma investigação de desenvolvimento na área da Tecnologia Educativa, foi criado um ambiente de eLearning (web site, base de dados dinâmica, interactiva e multimédia) cuja intenção é suportar qualquer conteúdo de ensino na universidade flexibilizando espácio-temporalmente as aulas presenciais e optimizando o processo de aprendizagem dos alunos. Este ambiente foi implementado e avaliado através de um estudo de caso (2001/02) na Universidade do Minho. Apresentamos agora uma replicação desse estudo, no contexto do Projecto “Transformar a Pedagogia na Universidade: experiências de investigação do ensino e da aprendizagem” (TPU, Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação). O objecto do estudo são os usos desse ambiente com a finalidade de observar/avaliar o seu potencial educativo, de forma partilhada com os colegas, tendo em vista recomendações sobre a utilização de tais recursos. O estudo decorreu no ano lectivo de 2003/2004, na disciplina de Prática Pedagógica II - Tecnologia Educativa (anual, laboratorial) do 3º ano dos cursos de Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia, Português e Francês, Inglês e Alemão, Português e Alemão e História e envolveu 78 alunos e oito colegas. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/8660 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/8660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Lia Raquel - Um dispositivo de eLearning no ensino presencial universitário : avaliação do seu valor educativo. “Currículo sem Fronteiras” [Em linha]. 5:1 (Jan./Jun. 2005) 49-69. [Consult. 26 Jan. 2009]. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org/vol5iss1articles/oliveira.htm. ISSN 1645-1384. 1645-1384 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132472931254272 |