Um dispositivo de eLearning no ensino presencial universitário: avaliação do seu valor educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lia Raquel
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/8660
Resumo: No âmbito de uma investigação de desenvolvimento na área da Tecnologia Educativa, foi criado um ambiente de eLearning (web site, base de dados dinâmica, interactiva e multimédia) cuja intenção é suportar qualquer conteúdo de ensino na universidade flexibilizando espácio-temporalmente as aulas presenciais e optimizando o processo de aprendizagem dos alunos. Este ambiente foi implementado e avaliado através de um estudo de caso (2001/02) na Universidade do Minho. Apresentamos agora uma replicação desse estudo, no contexto do Projecto “Transformar a Pedagogia na Universidade: experiências de investigação do ensino e da aprendizagem” (TPU, Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação). O objecto do estudo são os usos desse ambiente com a finalidade de observar/avaliar o seu potencial educativo, de forma partilhada com os colegas, tendo em vista recomendações sobre a utilização de tais recursos. O estudo decorreu no ano lectivo de 2003/2004, na disciplina de Prática Pedagógica II - Tecnologia Educativa (anual, laboratorial) do 3º ano dos cursos de Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia, Português e Francês, Inglês e Alemão, Português e Alemão e História e envolveu 78 alunos e oito colegas.
id RCAP_03546eb1c33dcbcf0104b4450bd09fd5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8660
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um dispositivo de eLearning no ensino presencial universitário: avaliação do seu valor educativoAmbientes virtuais de aprendizagemeLearningPedagogia universitáriaPedagogia para a autonomiaAutodirecção e estudo independenteEducação para a sociedade do conhecimentoVirtual learning environmentsPedagogy at the universityPedagogy for autonomySelf-direction and independent studyEducation for the knowledge societyNo âmbito de uma investigação de desenvolvimento na área da Tecnologia Educativa, foi criado um ambiente de eLearning (web site, base de dados dinâmica, interactiva e multimédia) cuja intenção é suportar qualquer conteúdo de ensino na universidade flexibilizando espácio-temporalmente as aulas presenciais e optimizando o processo de aprendizagem dos alunos. Este ambiente foi implementado e avaliado através de um estudo de caso (2001/02) na Universidade do Minho. Apresentamos agora uma replicação desse estudo, no contexto do Projecto “Transformar a Pedagogia na Universidade: experiências de investigação do ensino e da aprendizagem” (TPU, Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação). O objecto do estudo são os usos desse ambiente com a finalidade de observar/avaliar o seu potencial educativo, de forma partilhada com os colegas, tendo em vista recomendações sobre a utilização de tais recursos. O estudo decorreu no ano lectivo de 2003/2004, na disciplina de Prática Pedagógica II - Tecnologia Educativa (anual, laboratorial) do 3º ano dos cursos de Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia, Português e Francês, Inglês e Alemão, Português e Alemão e História e envolveu 78 alunos e oito colegas.In the context of a research-development study in the area of Educational Technology, an eLearning environment was created (website, dynamic, interactive and multimedia data-base) aimed at supporting any teaching content at the university. In this way, in-class learning can become more flexible in terms of both time and space, thus making the students’ learning process more effective. This environment was implemented and evaluated through a case study (in a natural context, 2001/2002) at the University of Minho. Now we present a replica of that study, undertaken within the Project “Transforming pedagogy at the university - experiences of research into teaching and learning” (TPU, University of Minho, Center for Research into Education). This second study focusses on the evaluation of the educational potential of the environment with the collaboration of peers, and its final aim is to produce recommendations about the use of these kind of resources. The study took place in 2003/2004, within the course of Pedagogical Practice II - Educational Technology (annual, laboratory) in the 3rd year of teaching degrees in Biology/Geology, Portuguese/French, English/German, Portuguese/German, and History. It involved 78 students and 8 colleagues.Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)Universidade do MinhoOliveira, Lia Raquel20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/8660porOLIVEIRA, Lia Raquel - Um dispositivo de eLearning no ensino presencial universitário : avaliação do seu valor educativo. “Currículo sem Fronteiras” [Em linha]. 5:1 (Jan./Jun. 2005) 49-69. [Consult. 26 Jan. 2009]. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org/vol5iss1articles/oliveira.htm. ISSN 1645-1384.1645-1384info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:57.294254Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um dispositivo de eLearning no ensino presencial universitário: avaliação do seu valor educativo
title Um dispositivo de eLearning no ensino presencial universitário: avaliação do seu valor educativo
spellingShingle Um dispositivo de eLearning no ensino presencial universitário: avaliação do seu valor educativo
Oliveira, Lia Raquel
Ambientes virtuais de aprendizagem
eLearning
Pedagogia universitária
Pedagogia para a autonomia
Autodirecção e estudo independente
Educação para a sociedade do conhecimento
Virtual learning environments
Pedagogy at the university
Pedagogy for autonomy
Self-direction and independent study
Education for the knowledge society
title_short Um dispositivo de eLearning no ensino presencial universitário: avaliação do seu valor educativo
title_full Um dispositivo de eLearning no ensino presencial universitário: avaliação do seu valor educativo
title_fullStr Um dispositivo de eLearning no ensino presencial universitário: avaliação do seu valor educativo
title_full_unstemmed Um dispositivo de eLearning no ensino presencial universitário: avaliação do seu valor educativo
title_sort Um dispositivo de eLearning no ensino presencial universitário: avaliação do seu valor educativo
author Oliveira, Lia Raquel
author_facet Oliveira, Lia Raquel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lia Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes virtuais de aprendizagem
eLearning
Pedagogia universitária
Pedagogia para a autonomia
Autodirecção e estudo independente
Educação para a sociedade do conhecimento
Virtual learning environments
Pedagogy at the university
Pedagogy for autonomy
Self-direction and independent study
Education for the knowledge society
topic Ambientes virtuais de aprendizagem
eLearning
Pedagogia universitária
Pedagogia para a autonomia
Autodirecção e estudo independente
Educação para a sociedade do conhecimento
Virtual learning environments
Pedagogy at the university
Pedagogy for autonomy
Self-direction and independent study
Education for the knowledge society
description No âmbito de uma investigação de desenvolvimento na área da Tecnologia Educativa, foi criado um ambiente de eLearning (web site, base de dados dinâmica, interactiva e multimédia) cuja intenção é suportar qualquer conteúdo de ensino na universidade flexibilizando espácio-temporalmente as aulas presenciais e optimizando o processo de aprendizagem dos alunos. Este ambiente foi implementado e avaliado através de um estudo de caso (2001/02) na Universidade do Minho. Apresentamos agora uma replicação desse estudo, no contexto do Projecto “Transformar a Pedagogia na Universidade: experiências de investigação do ensino e da aprendizagem” (TPU, Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação). O objecto do estudo são os usos desse ambiente com a finalidade de observar/avaliar o seu potencial educativo, de forma partilhada com os colegas, tendo em vista recomendações sobre a utilização de tais recursos. O estudo decorreu no ano lectivo de 2003/2004, na disciplina de Prática Pedagógica II - Tecnologia Educativa (anual, laboratorial) do 3º ano dos cursos de Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia, Português e Francês, Inglês e Alemão, Português e Alemão e História e envolveu 78 alunos e oito colegas.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/8660
url https://hdl.handle.net/1822/8660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Lia Raquel - Um dispositivo de eLearning no ensino presencial universitário : avaliação do seu valor educativo. “Currículo sem Fronteiras” [Em linha]. 5:1 (Jan./Jun. 2005) 49-69. [Consult. 26 Jan. 2009]. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org/vol5iss1articles/oliveira.htm. ISSN 1645-1384.
1645-1384
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132472931254272