Promoção de competências socioemocionais na vivência em grupo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/78619 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_eaaa625bcbbebc07a8f7769c387f5d64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78619 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção de competências socioemocionais na vivência em grupoPromotion of socio-emotional skills in group livingCompetências socioemocionaisEmoçõesGestão emocionalInteligência emocionalEmotionsSocio-emotional skillsEmotional managementEmotional intelligenceCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio, intitulado “Promoção de competências socioemocionais na vivência em grupo”, elaborado no âmbito da unidade curricular de Estágio, é resultado de uma prática de intervenção e investigação realizada em dois contextos educativos distintos. O tema de investigação surge no primeiro contexto educativo, ou seja, no grupo de Educação Pré-Escolar, onde se verificou que a maioria das crianças apresentava dificuldades na expressão dos seus sentimentos e emoções, o que acabava involuntariamente por influenciar todo o grupo. No contexto de 1.º ciclo, apesar da grande diferença de idades, também este tema de investigação se tornou pertinente já que se percebeu que ao grupo faltavam certos tipos de ferramentas para que o ambiente do grupo fosse sempre o mais positivo. Para além disso, era um grupo de transição, o que seria uma mais valia para todo o processo a que estariam expostos brevemente. A implementação do projeto teve por base a metodologia de investigação-ação, procurando que todos os envolvidos fizessem parte do processo de investigação, favorecendo assim conhecimentos, valores e competências essenciais para a vivência em sociedade. Posto isto, a intervenção pedagógica teve como objetivos: a) Promover a explicitação das conceções prévias das crianças sobre o tema “emoções”, “sentimentos”, “empatia”, …; b) Promover atividades lúdicas que desenvolvessem as competências socioemocionais; c) Envolver as crianças na criação de estratégias de gestão emocional; d) Estimular a participação de todas as crianças na exploração das atividades. Quanto aos objetivos de investigação, procurou-se: a) Identificar as conceções prévias das crianças sobre as “emoções”, “sentimentos”, “empatia”, …; b) Compreender como as crianças lidam consigo mesmas, com os outros e com desafios; c) Compreender a importância de fomentar a inteligência emocional no dia a dia; d) Identificar estratégias que promovam o bom clima do grupo; e) Verificar se o trabalho desenvolvido influenciou a vivência do grupo. Os dados para análise foram recolhidos através de técnicas baseadas na observação e em entrevistas naturalistas.This internship report, entitled "Promotion of socio-emotional skills in group living", prepared within the internship curriculum unit, is the result of an intervention and research practice carried out in two distinct educational contexts. The research theme arises in the first educational context, that is, in the Preschool Education group, where it was found that most children had difficulties in expressing their feelings and emotions, which ended up involuntarily influencing the entire group. In the context of the 1st cycle, despite the large age difference, this research topic also became pertinent since it was realized that the group lacked certain types of tools so that the group environment was always the most positive. In addition, it was a transition group, which would be an added value for the entire process to which they would be briefly exposed. The implementation of the project was based on the action research methodology, seeking that all involved were part of the investigation process, thus favoring knowledge, values and competencies essential for living in society. That said, the pedagogical intervention aimed to: a) Promote the explanation of children's previous conceptions on the theme "emotions", "feelings", "empathy", ...; b) Promote playful activities that develop socio-emotional skills; c) Involve children in the creation of emotional management strategies; d) Stimulate the participation of all children in the exploration of activities. As for the research objectives, we sought to: a) Identify the children's previous conceptions of "emotions", "feelings", "empathy", ...; b) Understand how children deal with themselves, with others and with challenges; c) Understand the importance of fostering emotional intelligence on a daily basis; d) Identify strategies that promote the good climate of the group Data for analysis were collected through techniques based on observation and naturalistic interviews.Sarmento, TeresaUniversidade do MinhoOliveira, Mónica Lícia Paiva2022-02-162022-02-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78619por203003829info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78619Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:38.303012Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção de competências socioemocionais na vivência em grupo Promotion of socio-emotional skills in group living |
title |
Promoção de competências socioemocionais na vivência em grupo |
spellingShingle |
Promoção de competências socioemocionais na vivência em grupo Oliveira, Mónica Lícia Paiva Competências socioemocionais Emoções Gestão emocional Inteligência emocional Emotions Socio-emotional skills Emotional management Emotional intelligence Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Promoção de competências socioemocionais na vivência em grupo |
title_full |
Promoção de competências socioemocionais na vivência em grupo |
title_fullStr |
Promoção de competências socioemocionais na vivência em grupo |
title_full_unstemmed |
Promoção de competências socioemocionais na vivência em grupo |
title_sort |
Promoção de competências socioemocionais na vivência em grupo |
author |
Oliveira, Mónica Lícia Paiva |
author_facet |
Oliveira, Mónica Lícia Paiva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sarmento, Teresa Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Mónica Lícia Paiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências socioemocionais Emoções Gestão emocional Inteligência emocional Emotions Socio-emotional skills Emotional management Emotional intelligence Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Competências socioemocionais Emoções Gestão emocional Inteligência emocional Emotions Socio-emotional skills Emotional management Emotional intelligence Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-16 2022-02-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/78619 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/78619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203003829 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132938056499200 |